Eu ouvi
Há o discernimento de uma esposa, e há o discernimento de um
marido. De uma esposa considera-se que “ela não tem nada, salvo o que o marido
lhe dá”; por outro lado, considera-se que um marido pode puxar e extrair Shefá
(Abundância) em seu próprio âmbito. Os joelhos representam o ato de inclinar-se
ou de ajoelhar-se, como está escrito “Diante de Mim se dobrará todo joelho”.
Há dois discernimentos diferentes a respeito do ato de inclinar-se
ou ajoelhar-se:
- Uma pessoa inclina-se diante de outra que seja superior. E embora não conheça o seu mérito, inclina-se diante dela porque acredita que é grande.
- Quando é completamente consciente de sua grandeza e mérito.
Também há dois discernimentos diferentes a respeito da fé na
grandeza do Altíssimo:
- Uma pessoa crê que é grande por não ter outra alternativa; ou seja, porque não tem como conhecer Sua grandeza.
- Ela pode ter uma maneira de conhecer Sua grandeza com certeza absoluta, mas ainda assim escolhe o caminho da fé, porque “É a glória de Deus ocultar algo”. Isto significa que, embora existam centelhas no corpo de alguém que deseja especificamente conhecer Sua grandeza e não ser como um animal, ainda escolhe a fé, pela razão mencionada acima.
Resulta que, aquele que
opta pela fé por não ter outra alternativa, é considerado uma mulher
(feminino), pois se tornou fraco como uma mulher, e esta somente recebe de seu
marido. Mas, quem tem alternativa e luta por andar no caminho da fé, é chamado
“um guerreiro”. Portanto, aqueles que escolhem a fé quando têm a opção de andar
pelo caminho do conhecimento, chamado Baal (Esposo, Marido), são
chamados “os que não se inclinaram diante de Baal”. Isto significa que
não se rendem ao trabalho de Baal, que vem a ser o “conhecimento”, mas
optam pelo caminho da fé.
Shamati 118