Eu ouvi em Sukot Inter 1, 27 de Setembro de 1942
Está escrito: “No primeiro dia tomarão para vocês frutos de
árvores formosas, folhas de palmeiras e ramos de árvores frondosas e de
salgueiros de ribeiras” (Levítico 23:40).
Nós devemos interpretar “frutos de árvores formosas” como segue: A
“árvore” representa o Tzadik (Homem Justo), chamado “árvore do campo”. O
“fruto” são os frutos da árvore, e aqui se refere aos descendentes do Tzadik; ou seja,
as boas obras, que aparecem sob a forma de ornamentos em sua árvore.
“De
ano para ano” refere-se a um ano inteiro, que são “seis meses com azeite e
mirra, e seis meses com doces fragrâncias.” Por outro lado, os ímpios são “como
a palha que o vento leva.”
As
“folhas de palmeiras” sugerem duas colheres, que representam as duas letras Hey,
a primeira Hey e a última Hey, por meio das quais se adquire “um
pote de ouro de dez Shekalim (unidade de moeda israelense) cheia de
incenso”.
As
colheres pressupõem coerção, e que se aceita o Reino dos Céus pela força. Isso
significa que, apesar da discordância da razão, avança-se “acima da razão.”
Isso é chamado Zivúg forçado. A palavra “Tmarim” (palmeiras) vem
da palavra “Morá” (temor), e de acordo com o que está escrito: “e Deus o
fez de tal forma que os homens deveriam sentir temor perante Ele.”
E
por isso é chamado Lulav (heb: folha/ramo de palmeira). Isto significa
que antes de ser recompensada, a pessoa possui dois corações. E isso é chamado
de “Lo Lev” (Sem Coração), e refere-se a que o coração não está
inteiramente dedicado ao Criador. E é chamado de “Lulav” quando adquire
o discernimento de “Lo” (A Ele; em hebraico, pronuncia-se como a palavra
“não”, Lo, mas se escreve de maneira diferente), ou seja, um coração
(dedicado) ao Criador.
Além
disso, deve-se dizer: “Quando minhas ações alcançarão as ações dos meus pais?”
Assim, há recompensa por tornar-se um ramo dos santos patriarcas; e este é o
sentido das palavras “ramos de árvores frondosas”, que indicam as três murtas.
Mas,
ao mesmo tempo deve-se estar sob a forma de “salgueiros de ribeiras”, insípido
e sem cheiro. E deve-se apreciar este trabalho, ainda que não sinta qualquer
sabor ou fragrância nele. E assim o trabalho é chamado de “as letras de Teu
Nome Unificado”, através das quais adquirimos a união completa com o Criador.
Shamati 85