Depois do Shabat, Noach, Tav-Shin-Lamed-Vav, 11 de Outubro, 1975
“A face do Senhor está nos malfeitores, para cancelar a memória deles da terra. Eles clamaram e o Senhor escuta e os salvou de todos seus apuros."
Podíamos questionar, Mas a face do senhor pertence aos justos e não aos malfeitores, como está escrito, "Pela luz da Tua face, tu nos deste ... misericórdia e vida e paz." Somente o Achoraim [dorso] é considerado julgamento, quando Ele executa julgamento sobre os ímpios.
Devemos dizer que isto significa que aqueles que querem caminhar no caminho do Criador, no caminho da verdade, vêem que estão sempre a praticar o mal. Eles clamam para o Criador os salvar desse estado de mal e tudo aquilo que puderam fazer mas não puderam ser libertos do mal, como explicado sobre o êxodo do Egipto, "E os filhos de Israel suspiraram do trabalho e seu choro subiu até Deus" e Ele os libertou do Egipto.
Similarmente, nós devemos interpretar aqui que o Criador mostra Sua face a eles e então a ocultação que eles tinham os abandonou. Com "A face do Senhor está nos malfeitores," a face do Criador cancela até a memória do mau. Este é o sentido de "cancelar a memória deles da terra." Eretz [terra/solo] vem da palavra Ratzon [desejo]. Até uma memória do mau desejo não despertou neles pois “Eles clamaram e o Senhor escuta e os salvou de todos seus apuros.”