“‘E ele levou seissentas carruagens selectas.' Quem eram eles? Se você disser que eram do Egipto, já foi dito, 'Todo o gado do Egipto morreu.' Se você disser que eram de Faraó, isso já foi dito, 'A mão do Senhor está sobre o teu gado.' Se você disser que eram de Israel, isso já foi dito, 'Também nosso gado irá connosco.' Em vez disso, ele era daqueles 'que temem ao Criador entre os servos de Faraó.’ Portanto, nós aprendemos que aqueles que temem a palavra do Criador são um obstáculo para Israel” (Midrash Tanchuma, BeShalach).
Isto significa que o principal guarda de um meio ambiente é daqueles que temem o Criador. Eles são os servos de Faraó. Faraó é como o ARI disse, que o exílio no Egipto foi que o Daat [razão/conhecimento] da Kedushá [santidade] estava exilado. Faraó sugaria a abundância, ou seja ele é a vontade de receber. Eles são chamados "trabalhavam somente para seu benefício pessoal” e eles não têm conexão com a obra de doação, pois sua única intenção é somente agradar a si mesmos.
A guarda deve ser principalmente deles, uma vez que do lado de fora, parece que eles estão a trabalhar, se envolvendo em Torá e oração entusiasticamente e fazendo todos os tipos de exactidões. Por esta razão, eles são chamados "aqueles que temem ao Criador." Inversamente, eles não assim seriam chamados.
E todavia, internamente, eles estão escravizados a Faraó, ou seja que sua única meta é satisfazer seus próprios desejos e necessidades e não têm qualquer conexão com a obra de doação.
Tal meio ambiente cria um obstáculo para um servo do Criador pois ele quer percorrer o caminho do Criador e vê o trabalho deles quando se envolvem em temer ao Criador e ele fica impressionado pelo seu zelo, uma vez que quando eles trabalham como servos de Faraó, seus corpos não mostram resistência porque os esforços que eles fazem são também somente para o corpo. Portanto, não há resistência aqui de todo. Pelo contrário o corpo concorda em dar-lhes a força.
Sucede-se que tal meio ambiente é um obstáculo para Israel, para qualquer um que queira ser "Israel" e não entre os servos de Faraó. Porque um servo do Criador fica impressionado pelo trabalho dos servos de Faraó, ele gosta da servidão dos servos de Faraó e é atraído por eles. Assim, ele absorve seus pensamentos e intenções e desta forma lamenta todos os esforços que ele deu no trabalho de doação.
Doravante, ele não terá força para continuar a obra de doação.
Mas num meio ambiente de não afiliados, aqueles que não são do tipo que teme ao Criador, eles não têm conexão com ele porque ele sabe que nada há que possa aprender deles. Nesse momento, não há conexão de pensamentos porque ele sabe que não deve aprender das acções e pensamentos dos não afiliados. Portanto, tal meio ambiente não apresenta um obstáculo.
Inversamente, aqueles que temem ao Criador e são servos de Faraó realmente apresentam um obstáculo para Israel e a pessoa deve fugir para longe deles.
domingo, 8 de abril de 2018
A Sabedoria da Kabbalah ("recepção" em hebraico) nos ensina a receber e compreender como percebemos a realidade ao nosso redor. Para entendermos quem somos, primeiro precisamos entender como percebemos o mundo que nos rodeia.
Clique aqui para saber mais
Clique aqui para saber mais


Alguns dos vídeos nesta página usam Legenda CC do YouTube, ative conforme a imagem acima
- Página Oficial Bnei Baruch - Instituto de Pesquisa e Educação de Cabala
- Instituto Arvut - Bnei Baruch Brasil
- Página Oficial Dr. Michael Laitman
- Academia de Cabala Bnei Baruch (Brasil)
- Academia de Cabala Bnei Baruch Europa
- KAB.TV - Aula Matinal e Outros
- Kabbalah Media - O Arquivo
- Sviva Tova - O Bom Meio Ambiente
- Livraria Oficial Bnei Baruch
Copyright © 2025
Bnei Baruch Cabala Autêntica | Powered by Blogger
Design by Flythemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com