Intenções do Coração
Por Dr. Michael Laitman
Este audio-book é parte do pequeno livro de Intenções do Congresso de Israel 2005
1- Intenção Significa que a sua Acção estará Apontada ao CriadorIntenção significa que a sua acção estará apontada ao Criador, à similaridade, ao seu preenchimento, a executar a sua vontade. A intenção vem apenas do seu esforço interno.Você pede-lhe: "Dá-me a intenção. Corrige a minha intenção." e a Luz vem e fá-lo. Mas isso é tudo o que você precisa de pedir. O desejo permanece o mesmo desejo. O Criador permanece o mesmo Criador. E você precisa da intenção, isso é o que nos liga. A que medida nos liga? É à medida à qual você se liga ao sistema, ao resto das almas.2- Tudo o que Toma Lugar está ligado ao CriadorTodas as dificuldades que sentimos a cada minuto nas nossas vidas, vêm porque perdemos o pensamento que tudo o que toma lugar está ligado ao Criador. Esquecemos que tudo o que sentimos ou em que existimos, tudo o que nos acontece vem D'Ele.Se eu segurar esta corda, esta linha de comunicação com o Criador e souber que tudo vem D'Ele, para me aproximar da intenção certa. Se eu não perder esta ligação nem por um segundo, então depois disto, nada pode ser difícil. Então pelo contrário, tudo o que acontece com a pessoa, torna-se como uma alavanca que a faz avançar e a fortalece a ligação.No nosso pensamento comum, na nossa intenção, alcancemos a condição em que nenhum de nós perde esta ligação com o Criador. E que saibamos que tudo o que acontece vem do Criador. Desta forma iremos passar os obstáculos e conseguiremos alcançar o objectivo rapidamente.3- Como Pode Ser Possível que Tudo Dependa dos Nossos Pensamentos?Como pode ser possível que tudo dependa dos nossos pensamentos? Uma pessoa tem de analisar os seus pensamentos e percepções, esta análise pode apenas ser conduzida de acordo com o esquema em que a pessoa atribui tudo o que acontece ao Criador.Se uma pessoa estiver inclinada a atribuir ao Criador tudo o que lhe acontece, assim como tudo o que ela contem e a soma de tudo o que é chamado o seu mundo, esta tendência é chamada "o trabalho de uma pessoa."Refiro-me a trabalhar com os pensamentos, como foi dito "Tudo será clarificado no pensamento." Todas as clarificações são levadas a cabo apenas pelo meio do pensamento, afinal, o que é o pensamento?As acções materiais dos nossos corpos fisiológicos não influenciam o espiritual. Isto é claro, o corpo fisiológico nem sequer tem uma relação com os desejos que estão presentes nele, os desejos de comida, sexo, honra, dinheiro e poder não pertencem ao corpo. Em vez disso estão meramente vestidos nele, embora os percepcionemos através dos corpos. Todavia, estes desejos não estão são atribuídos ao corpo.Quando falamos sobre a análise em respeito à Divindade, a primeira fase consiste em atribuir tudo ao Criador. Na segunda fase, esta atribuição irá levar uma pessoa à intenção em prol de doar. Quando isto acontece todo o trabalho é concluído, não há nada mais.(Artigo Diário, 13 de Janeiro, 2005)4- Se uma Pessoa não tem uma Intenção, Então não há PessoaSe uma pessoa não tem uma intenção, então não há pessoa. Ela é como um parafuso que está ser revirado e vive como uma besta. Chamamos a uma pessoa uma besta porque ela não está a implementar liberdade própria, livre escolha, tal pessoa está no nível de uma besta. A expressão besta não é intencionada a rebaixar, é simplesmente a determinação de um nível, nada mais.Quem quer que faça o que deseja é chamado uma besta, uma besta vive dessa forma. A diferença entre uma besta e uma pessoa é que uma pessoa não leva a cabo acções ditadas a ela pelas ordens que despertam da vontade de receber, que constantemente surgem nela. Ela em vez disso coloca à sua frente o objectivo, e dirige-se de acordo com ele. Essa é a forma do homem, dirigindo-se para o objectivo.Kavanah (intenção) vem da palavra Kivun (direcção), de dirigir uma intenção. O grau da superioridade de um homem sobre a besta dentro de cada um de nós é medida pela medida da sua intenção, a medida à qual os seus pensamentos e acções são dirigidos por uma intenção. Intenção significa que depois de examinar, reconhecer o mal, de se estabilizar para o objectivo, apenas então toma ele a decisão e executa a acção.5- O Principal Factor do Nosso Trabalho é IntençãoO principal factor do nosso trabalho é intenção. Nada mais existe no nosso mundo a não ser a intenção, o Infinito desceu até este mundo dando desejo, existindo dentro dele, a oportunidade de ser livre e viver num estado de ocultação. Ou seja estar num estado de ocultação ao Criador e revelado a nós e aos nossos filhos.Até adquirirmos a intenção, os passos para adquirir a intenção certa são chamados acção. Se uma pessoa simplesmente come, bebe, vive e se movimenta sem qualquer razão especifica, ele ou ela são o nível inanimado ou animal da natureza. Em contraste, acção e intenção pertencem ao nível falante da natureza, em que a acção é destinada a gerar a intenção certa. A verdade é que as acções vêm de Cima.A Luz constrói o Kli e molda-o, o desejo é criado pela Luz e seremos sempre transformados. Porém o homem é capaz de acções especificas, prontas a serem aplicadas e usadas por ele, especificamente porque o desejo pela Luz desceu até ao nível do nosso mundo, e existe lá no estado de ocultamento.Nós, com a ajuda de certas acções, podemos atrair sobre nós a Luz especial que pode formar a intenção. Ao o fazer, de Lo Lishma (para seu beneficio próprio) alcançamos Lishma (em prol do Criador). Todo o nosso trabalho, vida e foco de atenção, devem estar dirigidos apenas para adquirir a intenção.Em tudo o resto somos marionetas por um fio, não conseguimos influenciar nada mais, apenas as acções que atraem a Luz Superior para nós. Isto é acções com a ajuda das quais construímos a intenção.O que é que construir a intenção significa? Como é possível formar a intenção? De forma muito simples, se revelarmos o anfitrião apenas um pouco, a intenção é formada em nós, isso é suficiente.O Criador revela-se a si mesmo ligeiramente e começamos a sentir quem e o que somos. Contudo, como é que o Criador se revela a si mesmo? Se o fizer, seremos forçados a estabelecer a intenção e não exercitaremos a nossa livre vontade.A nossa único livre arbítrio é a escolha da intenção, em tudo o resto permanecemos nos níveis inanimado, vegetativo e animal da natureza. É por isto que é necessário aplicar uma certa quantia de esforço, executada especificamente no estado de ocultamento.Queremos tratar o Criador com respeito, sem qualquer ligação com o que recebemos dele, isso é tudo. Quando nos separamos a nós mesmos da abundância, precisamos de estabelecer uma atitude correcta com o que nos dá a abundância. Mesmo que ele não dê nada, isto é chamado "a correcção de Bina - Hassadim." Ao exercer esforço suficiente por isto, como se o quiséssemos verdadeiramente.O nível de desejo que é revelado em nós, depende do grau de ocultamento, expressamos a nossa prontidão para que isto aconteça.6- O Pensamento é a IntençãoNa ciência da Cabala, o pensamento é a intenção. Numa vida normal, o pensamento pertence às considerações feitas pelo desejo de receber em prol de receber. Um pensamento é o que você quer fazer com o desejo de acordo com um plano egoísta ou altruísta, independentemente do qual é chamado "o pensamento".Um pensamento que é clarificado considerando a sua origem, ou seja para quem é intencionado para si ou o Criador, é chamado intenção. A intenção que estamos a estudar não pode ser como qualquer outra intenção no nosso mundo. Intenção é um pensamento analisado no trabalho espiritual.A parte mais dura é manter a intenção é isso que requer o maior esforço, está oculta e não é sentida, não se expressa a si mesma de nenhuma forma e grandes esforços são necessários para se segurar a ela, é sempre necessário verificar para ver se ainda lá está. O reconhecimento do mal diz respeito à concentração na nossa intenção, é expressa em "afaste-se do mal e faça o bem," tudo é em relação à intenção.Temos de constantemente despertar a importância da intenção sobre todas as outras actividades e processos internos. Temos de nos identificar e ligar à intenção, não à acção, matéria ou tudo o resto. Isto demonstra que uma pessoa está no espiritual, no seu trabalho e está no seu caminho.Uma vez que estes são assuntos ocultos, você pode contar piadas ou fazer todo o tipo de acções estranhas e ninguém saberá verdadeiramente o que está a acontecer dentro de si. Pelo contrário, este é um remédio maravilhoso, quanto mais distante você está da acção externa e discurso melhor irá conseguir manter a intenção mantendo-se concentrado nela, e desta forma estar carregado com alta voltagem. Um remédio maravilhoso, um método para auto-preservação, assim como outros benefícios, estão escondidos aqui. Este é trabalho duro.7- Preparação para a LiçãoEu devo vir até à lição como se fosse um procedimento médico de vida ou morte, como uma pessoa com doença nos rins que precisa de diálise, como um diabético perdendo consciência sem uma injecção de insulina, como alguém que sofre com falta de oxigénio.Resumindo, imagine qualquer necessidade do seu corpo que seja necessária para a sua existência. É assim que o meu sentimento interior deve ser antes de vir para a lição matinal. Então não importa como estudo, quando estudo, posso nem sequer ouvir a lição, posso até dificilmente escuta-la. Porque estou constantemente preocupado com uma única pergunta."Beneficio eu da lição?", "Preenche ela a minha insistente necessidade ou não?" e, "estou eu a tornar-me melhor graças a ela?"É assim que o efeito da lição é maximizado. Podemos trabalhar sobre este desejo apenas indirectamente, porque não podemos mudar os nossos desejos. O homem não é o dono do seu próprio coração. Como Baal HaSulam escreve, "Podemos realizar a nosso livre arbítrio apenas através do ambiente."O ambiente são os livros, o grupo e apenas com a sua ajuda pode o meu coração sentir uma necessidade para o que o grupo e livros me conduzem.Acontece que durante as 21 horas, além das 3 horas da lição matinal, tenho de estar preocupado com as perguntas, "Apercebo-me eu que estou terminalmente doente?" Por outras palavras, começo do fim, se eu não tiver esse tipo de exigência durante a lição matinal, então é considerado "estudar a Torah."Diz-se "Criei a inclinação do mal e criei a Torah como tempero, pois a Luz nela corrige." É por isso que todo o nosso trabalho deve estar concentrado na necessidade com a qual vimos até à lição matinal. Nada mais depende de mim, excepto cultivar a necessidade.Deve vir até aqui com a determinação de uma pessoa doente com uma última esperança, que vem com confiança absoluta. Foi-lhe dito que os seus dias estão contados, e hoje ela ouve na radio que há uma cura para a sua doença. Consegue imaginar?É assim que nos temos de relacionar com os meios ao nosso dispor, além disto, nada importa.O Rabash costumava dizer a toda a hora, "Onde está aquela farmácia onde posso comprar a necessidade pelo medicamento em vez do medicamento em si?" Na farmácia, não lhe vendem uma necessidade apenas o medicamento em si. Sim, temos a fonte da Luz que Corrige, mas ela opera sobre nós de acordo com o nosso desejo.Eu não posso simplesmente ficar sentado em frente a um livro. É claro que não estou corrigido, eu nasci como um asno selvagem, com inclinação do mal. Mas se eu não tiver inclinação do mal dentro de mim, eu não sou um asno selvagem se não me aperceber que o sou. Se eu não determinar qual é a minha doença, qual é o diagnóstico? O diagnóstico tem de condizer exactamente com o que está a ser tratado com este medicamento, por ex. Torah.É por isso que todo o nosso trabalho é apenas preparar a necessidade pela correcção, é por isso que dizemos "A Luz é perfeita, está em repouso eterno," e os Kelim e o seu desejo de mudar evocam a sua influência sobre eles. É isto.Então o que devemos fazer durante estas 21 horas para além das 3 horas da lição matinal? Durante este tempo, temos de trabalhar sobre os dois factores opostos. Inicialmente focamos-nos sobre a grandeza do Criador, e a grandeza do objectivo a efectividade da Luz que Corrige. A espiritualidade tem de parecer grandiosa aos meus olhos, em todas as suas manifestações, não apenas grandiosa num sentido abstracto, mas em vez disso como é dirigida para mim.Eu tenho de me certificar que há uma cura para mim, e secundariamente. Por outro lado, trabalho sobre a minha própria situação. Quão terminalmente doente estou, como sofro por causa do meu ego, etc.Não podemos dizer-nos a nós mesmos estas coisas e sermos inspirados por elas, podemos ser inspirados pelos livros ou por de longe mais poderoso, o grupo. Trabalho, livros e grupo são em essência os únicos meios pelos quais uma pessoa pode criar um impacto no seu desejo, para evocar a Luz que Corrige da Torah.Por outras palavras, estes são os únicos meios pelos quais uma pessoa é capaz de acelerar o desenvolvimento do estado: 1- "A seu tempo"; 2- "Eu irei acelerá-lo." Esta é a única escolha que o homem pode fazer.Por este motivo uma pessoa tem de arranjar um horário diário, escutar um pouco, ler um pouco, passar tempo com os amigos. Durante todo o tempo além do tempo de estudo, uma pessoa tem de se encontrar a si mesma dentro de um sistema de auto-preparação. Este não é apenas "tempo livre," você não pode simplesmente "estar junto" antes do tempo de estudo.Vocês precisam de se certificar de que se preparam para a lição, é por isso que precisam de ter reuniões, refeições comuns, para comunicar, para fazerem algo juntos, não importa o quê. Todos precisam de trazer a sua dica para o Kli comum, para o grupo, que na sua opinião terá o melhor efeito sobre este.É assim que encontraremos o caminho, mesmo que não consigamos, não importa. Estaremos empenhados na única coisa mais importante, na busca pela necessidade pelo Criador, e o resultado é que subitamente sentimos este desejo. Graças ao quê, não sabemos. Podemos senti-lo absolutamente em qualquer local e altura.A Luz afecta os Kelim e embala-os. Entretanto no que nos temos de concentrar é isto: Temos de determinar quais são as acções que são mais eficientes durante o dia para que venhamos em alerta para a lição. Impacientemente esperando pelo tratamento, pela lição.A coisa mais importante é o tempo antes de se deitar, meia hora ou quinze minutos, não importa quanto tempo, por cinco minutos ou pelo menos antes de se deitar, antes de adormecer, não lhe sei dizer durante quanto tempo deve ser. Por vezes duas frases ou duas palavras são suficientes, é com isto que adormece. E atravessa toda a noite e acorda com elas de manhã.Por vezes lê durante 20 minutos ou escuta música, não importa propriamente o quê, porém antes de se deitar, deve encontrar algo inspirador com o qual acorde de manhã.Sabemos de TES da necessidade de "Kriat-Shma" antes de deitar, dado que sem ela, não irá despertar - não irá passar pelos "guardas nocturnos". Sem isto uma pessoa não tem a força de atravessar a escuridão da noite. Depois de se levantar e ela está pronta para continuar este despertar.Por outras palavras, está proibido de se levantar de manhã ("proibido" significa que não pode concordar com isso, e "manhã" significa antes da lição) com uma cabeça vazia e um coração vazio. Se ela sente o vazio isto significa apenas que ela não se preparou antes de deitar – isto é absolutamente assim; não há outra razão.Pode ver o jornal da tarde. O Rabash, por falar nisso, também escutava as noticias, depois das quais ele lia Shamati, e então ia-se deitar. Mas não acontecia com frequência que ele adormecesse (e costumávamos adormecer um ao pé do outro nos comboios, nos hospitais) sem abrir o seu bloco de notas Shamati. Durante o dia ele costumava trazer os Salmos no seu bolso (eu também os tinha no meu carro), ou as cartas de Baal HaSulam. Ele abria a fonte e lia uma citação. Era suficiente para ele suster o seu pensamento e trabalhar durante algum tempo. O seu pensamento e o seu trabalho diferiam dos nossos.No trabalho: Eu penso que no nosso mundo não há tal trabalho em que é incapaz de olhar para o livro a cada hora pela duração de um minuto. Mesmo que aplique a sua mente ao seu trabalho, que tem a ver com programação ou computadores, e não consegue manter o pensamento, não importa. Se é isto que quer, não há outra maneira, e estas são as condições. Um minuto é suficiente, o resto não depende dele. Sabe, por exemplo, que uma vez por hora tem de organizar a "ligação" com a Fonte por si mesmo.O artigo do meio dia e comunicação: Preparação para a lição deve definir a sua comunicação pelo telefone, o tempo em que você escuta o artigo, o seu trabalho durante as tardes. Tudo se deve voltar a um objectivo: de chegar à lição com um grande desejo. Não é necessário falar sobre isso em bom som. É suficiente que este objectivo esteja presente de alguma forma dentro de nós. A coisa mais importante é que você receba uma impressão disto. Nós sabemos que é possível escutar certa palestra por dez horas e não a escutar; irá entrar por um ouvido e sair pela outra sem registar. Ou é possível que escute por vinte minutos ou uma hora quando subitamente uma palavra pode "ligar-nos" e afectar-nos. Desta forma é necessário investigar..."Eu trabalhei e encontrei". Você não é obrigado a surgir com grandes resultados. O "trabalho" (Igati) é confiado à pessoa, mas o "resultado" (Matzati) ao Criador. Isto é tudo.Durante o dia vocês devem ter algum tipo de encontro e lerem algo juntos. Porém, cada pessoa também é requisitada a se preparar a si mesma para o encontro de uma maneira especial, tal como ela se prepara para a lição. Ela diz a si mesma que durante aquele encontro ela irá receber uma impressão do Kli inteiro; que cada pessoa no Kli também deseja receber uma impressão e despertar os dois tipos de Reshimot: Reshimot De-Aviut e Reshimot De-Hitlabshut. Esta é a sua actividade do grupo que você executa agora de forma a se prepararem a vocês mesmos para a lição matinal vindoura.O encontro pode durar cinco minutos; você não precisa mais do que isso. Porém, você deve estar num estado especial durante estes cinco minutos. Antes disso, você tem de pensar uns quantos minutos e estar consciente que esta é verdadeiramente uma altura especial. Em essência, excepto esses cinco minutos, quando você está ligado ao grupo, você não tem mais tempo para isso durante o dia. É absolutamente necessário o fazer – seja durante o dia, ou, à noite, antes de dormir, porque não há outra oportunidade para o trabalho diário de grupo.Tudo o resto é feito de acordo com quanto tempo livro você tem – você vem até aqui, faz algum trabalho, empenha-se a si mesmo em alguns projectos de disseminação à noite, ou faz outra coisa qualquer. Pro fim, este Reshimo tem de gerar uma exigência pela grandeza do Criador, pela realização do mal e pela luz, que nos trás de volta à Fonte. Não importa o que implica a sua responsabilidade do grupo. Se você é capaz de desfolhar esta cadeia até ao seu ponto final, significa que você teve sucesso.(Lição do 18 de Novembro, 2004)8- Quando uma intenção precede à acção, é a verdadeira acçãoQuando a intenção precede à acção, é a verdadeira acção. O estudo não é chamado uma acção, porque você estuda com os seus olhos e o seu intelecto bestial, desta forma não é chamado uma acção, mas uma acção de uma besta. Onde está uma acção espiritual no facto de que você se senta em frente a um livro, o facto de que você lê? Onde está a acção espiritual?O que eu quero como resultado do meu estudo é chamado a minha acção. É o que eu activo, é sobre isso que eu posso de alguma pensar, e desta forma é chamado "acção." Sobre a intenção diz-se: "Os ocultos (intenções) são do Criador" ou seja que Ele as dá como presente – como recompensa pelo seu esforço na acção.Daqui podemos ver que a acção não é apenas estudar. Em retorno pelo estudo não recebemos uma intenção de cima, mas uma "acção" esta é a exigência de receber a intenção. Baal HaSulam escreve sobre isto na Introdução a TES (Item 18), que há esforço em quantidade e esforço em qualidade. Quantidade de esforço tem também valor, mas não por esforço sem qualquer intenção nele, mas ele está a discutir a medida à qual o meu estudo inclui horas de esforço e tensão, exigindo a intenção. Resumindo isto é o que dá o poder, a intensidade – o tempo, multiplicado pela exigência pela recompensa, ou seja a medida do meu anseio de receber.Se eu estudar duas horas, e durante as duas horas eu tenho cem por cento desejo de receber intenção em prol de doar, e que a luz da correcção venha e corrija, então é considerado que fiz cem por cento de esforço. Mas se eu estudei por duas horas, e delas apenas durante dois minutos pensei sobre a intenção, então fiz uma quantidade de esforço de uma hora e quinze minutos, e um esforço de qualidade de dois minutos. A quantidade de esforço é também importante, dado que eventualmente uma pessoa quer alcançar o esforço de qualidade, mas ele ou ela se esquece. Este esquecimento trás a pessoa ao sofrimento, e a um pedido e prece em si, que os seus esforços e habilidade de esforço de qualidade aumentem. Isto acontece até que a pessoa alcance esforço de qualidade. Mas sem esforço de qualidade, uma pessoa não recebe de cima uma acção da luz circundante tal que lhe dê a ele ou a ela a intenção em prol de doar. Sobre o desejo que é revelado, devemos colocar uma intenção em prol de doar, e isso é chamado atravessar a barreira.(Lição do 25 de Janeiro, 2005, Degraus da Escada, Parte 2, Artigo 586, “O Que Vem Para Ser Purificado”)9- A Intenção determina tudoA intenção determina tudo. Nem sequer vale a pena abrir um livro sem a intenção. Se, de forma a estabelecer a intenção certa, você precisa de uma hora para se preparar para a lição, é melhor que você venha uma hora mais tarde, ou, venha a tempo e prepare-se a si mesmo para a intenção lá. Este é um aspecto importante e sério, e aplica-se a todos os que estudam nas lições matinais sem excepção. Análise do que deve ser a intenção no tempo de estudo é mandatária e mais importante que tudo o resto.Empenhe-se no estudo apenas se você não perde a intenção. É aqui que reside a dificuldade. Ao experimentar dificuldade em manter a intenção, você chama obstáculos sobre si mesmo. Então você começa a "brincar" com o material e com a intenção para este. Isto assemelha-se a uma verdadeira análise de que medida de desejo para desfrutar podemos nós utilizar de forma a criar a intenção para dar acima dela; quão profundo devemos mergulhar no estudo e empenhar a nossa razão, para que mantenhamos a intenção dirigida para a adesão com o Criador? Ao manter a intenção e nos concentrarmos no estudo ao mesmo tempo, "implanta-mos" a intenção no material de estudo. No futuro, iremos ser capazes de "implantar" a intenção em prol de doar ao material do nosso desejo de desfrutar da mesma maneira exacta.Pergunta: Qual deve ser a intenção adequada durante o estudo, se a cada momento da lição pensamentos diferentes não relacionados e estados correm pela sua cabeça?Estados diferentes e pensamentos enviados a si durante a lição são os chamados "obstáculos". Ultrapassando-os, definimos a nossa relação com o estudo. Agimos apenas da base da nossa necessidade. Até que sintamos a necessidade, não conseguimos reter artificialmente um único pensamento, ou seguir o conselho de qualquer outra pessoa. Se uma necessidade está ausente numa pessoa, não há nada mais para lhe dizer a não ser para se ligar ao grupo, e absorver as necessidades dos seus companheiros homens. Porém, se a ligação entre nós é tal que o grupo não dá a uma pessoa um "renascer" em todo e cada momento, isto é, não renova os seus desejos, você não irá avançar correctamente. Você, assim como os seus companheiros homens, têm de ter a necessidade que vocês receberam da sociedade, e a intenção na qual vocês podem trabalhar individualmente durante a lição. Recorde-se: não vale a pena retirar mais do estudo que a intenção lhe permite. Certifique-se que a intenção não o abandona.(Conversa no 11 de Dezembro, 2004)9- Uma pessoa começa a prestar atenção ao que está a acontecer dentro dela.Uma pessoa começa a prestar atenção ao que está a acontecer dentro dela. O Criador está a trabalhar com ela, tanto por dentro como por fora, e uma pessoa começa a diferenciar o que é que o Criador quer exactamente dela. Uma pessoa começa a sentir o principio de acordo com o qual o Criador age. Um interesse em "trabalhar para o Criador" surge numa pessoa, isto é, no trabalho que o Criador está a executar sobre a pessoa e nas formas da sua realização. Como resultado, uma pessoa começa a apreender-se a si mesma e às suas reacções às mudanças que o Criador usa para brilhar sobre la. O Criador brilha sobre ela usando várias mudanças, e uma pessoa muda em conformidade a isto. É por isso que se diz que uma pessoa é a sombra do Criador, que vacila nas mudanças de formas da influência do Criador sobre ela. Então uma pessoa começa a compreender que, possivelmente, ela também é capaz de exercer uma influência de volta e determinar a forma como o Criador a irá influenciar. A luz reflectida, desejo ou prece surgem, e então o trabalho do lado da pessoa começa. Ela compreende que o Criador está a exercer a Sua influencia de forma a que a pessoa alcance conhecimento do que significa ser bondoso. Como consequência, uma pessoa começa a elevar-se ao Criador por querer tornar-se bondosa, e esta é chamada a "prece genuína por correcção". Se uma pessoa está constantemente à procura da oportunidade para pedir correcções, então ela começa a determinar os próximos passos, como se ela estivesse a caminhar em frente ao Criador e lhe "ditasse" a Ele o que é preciso ser feito com a sua atitude. Ela "organiza o horário". Tudo depende da investigação interna de uma pessoa de si mesma.(Artigo Diário, 21 de Dezembro, 2004)