COMO UM HOMEM COM UM CORAÇÃOO Criador criou um Kli [vaso] chamado Adam HaRishon e estilhaçou-o em numerosos fragmentos minúsculos, para que eles aprendessem juntos o que significa amar e juntos alcançarem o caminho para Ele.
Do livro, O Coração Sábio
Um dos meios necessários para o desenvolvimento espiritual é o grupo.
Para estar preparado para o desenvolvimento espiritual, o Criador evoca duas sensações dentrod e nós. A primeira é uma de vazio em respeito a este mundo e a segunda é um anseio de alcançar a fonte da vida. Este é o despertar do “ponto no coração.”
O ponto no coração conecta-nos ao lugar de onde o podemos alimentar e nutrir, o grupo. Certamente, você consegue ver que aqueles cujo ponto no coração despertou são naturalmente atraídos uns para os outros. Isto acontece sempre na sociedade humana: pássaros da mesma espécie voam juntos.
O grupo permite a verdadeira união com os outros de acordo com os novos princípios do amor e doação, em contraste ao ódio e separação. Logo, trabalho de grupo é um meio necessário para alcançar a revelação do Criador. Ele permite que um meça o seu verdadeiro relacionamento com os outros e previne um de acreditar falsamente que este já obteve contacto pessoal com o Criador porque afinal de contas, o Criador está na qualidade de amor e dar que existe dentro da conexão corrigida entre nós.
Tais grupos sempre existiram durante a história. Através de relacionamentos mutáveis entre membros de grupo numa união e amor mútuo, eles criaram as condições necessárias para nós sentirmos a verdadeira realidade. A partir da vasta experiência que adquiriram, eles escreveram sobre o mundo que se abriu perante eles. Os livros que eles deixaram para trás permitem-nos alcançar esta nova vida da maneira mais curta e eficaz.
Um grupo deste tipo é chamado um “grupo de Cabalistas,” e seu único propósito é os unir, como está escrito, “Como um homem com um coração,” “O que odeias, não faças ao teu amigo,” e “Ama teu amigo como a ti mesmo.”
A atmosfera criada num de Cabalistas é muito especial. Para de alguma forma a sentir, examinemos alguns exemplos de uniões entre os membros de grupos conhecidos do passado:
Todos nós tomamos sobre nós mesmos nos comportar com amor e fraternidade e poupar a honra do nosso amigo como a nossa própria.
O grupo de sábios do Egipto, entre os quais estava o Ari, 1558
Ata um forte e inquebrável laço de amor, fraternidade e paz entre nós ... como se fossemos um único corpo, como se fossemos irmãos do mesmo pai e mãe desde a concepção e nascimento, todos os dias das nossas vidas.
O grupo de sábios do Egipto, 1564
Que cada um pense do seu amigo como se ele fosse verdadeiramente uma parte dele com todo o seu poder e alma.
Deixa que nos unamos como um homem, amigos em toda maneira, para ajudar e assistir, para fortalecer e nos apoiarmos uns aos outros.
O grupo do Rashash, Cabalistas de Beit El, Jerusalém, 1757
Eles tomaram sobre si mesmos se amarem um ao outro ... e todos tentarem vir ao estudo de O Zohar todos os dias.
O grupo do Ramchal, Pádua, Itália, 1731
Corrigir as relações no grupo de amor próprio para o amor aos outros pode ser somente feito pela mesma força superior que criou o nosso egoísmo. Ela é a única coisa que consegue transformar a inclinação do mal numa boa inclinação. O Criador diz, “Eu criei a inclinação do mal, Eu criei para ela a Torá como tempero, pois a luz nela a reforma,” mudando-a para conexão e amor.*
Até agora, estamos dentro da realidade corrigida, apertadamente conectados entre nós como partes de um único organismo, mas ainda não despertámos para o reconhecimento desse estado. Este despertar, esse poder reanimador, a luz que reforma, pode ser obtida quando nos juntamos.
No grupo, lemos juntos em O Livro do Zohar. O Zohar fala do nosso estado corrigido, logo, lermos juntos com a meta de alcançar união e amor evoca a luz que reforma.** Gradualmente, começamos a nos elevar às nossas sensações naturais egocêntricas e sentimos a conexão de amor que está entre nós. E dentro desta, sentimos o Criador. É esta a maneira de realizar a essência da sabedoria da Cabala, a revelação do Criador à criatura.
* Um nunca terá a força de ir contra a natureza sozinho, dado que a respeito da mente e coração, nos quais um deve de ser complementado, este tem de ser assistido nisso e a assistência é através da Torá, como nossos sábios disseram, “Eu criei a inclinação do mal, Eu criei o tempero da Torá.” Ao se envolverem nela, a luz nela os reforma. (Rav Baruch Shalom HaLevi Ashlag, O Rabash, Os Escritos do Rabash, ensaio, ‘O Que São Torá e Trabalho no Caminho do Senhor”)
**Quando se envolvendo nesta composição ... Divindade brilha e ilumina dessa Luz como quando ela foi inicialmente criada. E todos os que se envolvem nela redespertam esse mesmo benefício e essa primeira Luz, que Rashbi e seus amigos revelaram enquanto a compunham. (Ramak, Ohr Yakar [Luz Preciosa], Portão 1, Item 5)
Eles Ajudaram Cada Homem Seu Amigo
Cada um deles tinha uma centelha de amor pelos outros, mas a centelha não podia acender a luz do amor para brilhar em cada um, então eles concordaram que ao se unirem, as centelhas se tornariam uma grande chama.Rav Baruch Shalom Ashlag, Rabash — os Escritos Sociais
Na nossa geração, a humanidade inteira se tem de tornar um único, grande grupo, e se corrigir a si mesma. Por esta razão, Rav Baruch Shalom HaLevi Ashlag (o Rabash), o primogénito e sucessor de Baal HaSulam, escreveu dezenas de artigos sobre o trabalho no grupo. Ele legou ao mundo um método detalhado para se conectar, com instruções relacionadas a cada um dos estados que surgem no relacionamento dentro do grupo. Com seus escritos, nós estudamos e evoluímos no espiritual.
Uma vez que o homem é criado com um Kli [vaso] chamado "amor próprio" ... e sem anular o amor próprio, é impossível alcançar ... equivalência de forma. E uma vez que é contra nossa natureza, precisamos de uma sociedade que forme uma grande força para que possamos trabalhar juntos em anular a vontade de receber.Rabash, Rabash — os Escritos Sociais "Propósito da Sociedade (2)"
É impossível avançar espiritualmente sem um grupo.A tecnologia avançada de hoje permite-nos transmitir o método de correcção através da Internet para qualquer lugar no mundo. Lições na sabedoria da Cabal sobre O Livro do Zohar e ensaios do Rabash são transmitidas diariamente em www.kabbalah.info, e através delas, milhares de pessoas se juntam ao grupo de estudos. Algumas delas reúnem-se em grupos locais ao redor do mundo, e algumas conectam-se online das suas casas.
A habilidade de hoje de se conectar ao grupo de qualquer lugar no mundo abre a possibilidade para o desenvolvimento espiritual para qualquer pessoa que esteja interessada. Até a distância física entre as pessoas não é mais um obstáculo. Uma vez que estamos a lidar com conexão interna entre as pessoas, podemos conectar-nos através dos media, uma vez que não são os corpos que precisamos de conectar, mas os corações. Dentro deste grupo global, as pessoas podem ser muito diferentes em aparência, todavia são muito semelhantes por dentro.
Quando a humanidade alcançar a sua meta ... os trazendo ao grau de completo amor aos outros, todos os corpos no mundo se unirão em um único corpo com um único coração. Somente então toda a felicidade dirigida para a humanidade se tornará revelada em toda a sua glória.Baal HaSulam, “A Liberdade”
Uma Oração De Muitos
Uma oração de muitos levanta-se perante o Criador e o Criador coroa-se a Si Mesmo com essa oração, uma vez que ela se levanta de várias maneiras. Isto é porque um pede por Chasadim, o outro por Gevurot, e um terceiro por Rachamim. E ela consiste de vários lados: o lado direito, o esquerdo, e o meio. Isto assim é porque Chasadim se estendem do lado direito, Gevurot do lado esquerdo, e Rachamim do lado médio. E porque ela consiste de várias maneiras e lados, ela torna-se uma coroa sobre a cabeça do Justo Que Vive Para Sempre, Yesod, que concede todas as salvações à Nukva, e dela ao público inteiro..
Mas uma oração de um não compreende todos os lados; é somente de uma maneira. Ou um pede por Chasadim ou Gevurot ou Rachamim. Assim, uma oração de um não é erguida para ser recebida como a oração de muitos, pois ela não inclui todas as três linhas como a oração de muitos.
Zohar para Todos, VaYishlach [Jacob Enviou], Item 45
Uma oração de muitos não depende do número de pessoas, mas do conteúdo da oração. Biliões de pessoas podem clamar mas se o choro é egoísta, a oração não é correspondida.
Uma oração de muitos é um pedido para reconectar os numerosos pedaços da alma quebrada. Esta é a única oração que o Criador responde.