Este livro será chamado O Zohar [“O Esplendor”]
devido ao impacto dessa luzdo esplendor superior.
O Ramak, Conhecei o Deus de Vosso Pai
O Zohar é uma dádiva que a humanidade recebeu do Criador através do grande Cabalista, Rabi Shimon Bar Yochai. Rabi Shimon era uma alma especial. Ele combinou dentro dele todas as almas que o precederam. Foi por isso que ele teve sucesso em conduzir o grupo que escreveu O Zohar a tamanho alcance sem precedentes e nunca repetido — o fim da correcção.
Os autores de O Zohar viveram num tempo especial, que incorporou dois pontos completamente opostos: o fim da sua correcção, por um lado, e a ruína espiritual do povo inteiro, por outro lado. Foi por esta razão que eles tiveram sucesso em conectar a grande luz, chamada “esplendor superior,” com o nosso mundo. Nós podemos aprender sobre sua grandeza das seguintes palavras:
Felizes sois vós neste mundo e no mundo vindouro. Vós sois todos sagrados; vós sois os filhos do Deus Sagrado. Está escrito sobre vós, “Um dirá, ‘Eu sou do Senhor’; e outro se chamará a si mesmo pelo nome de Jacob.” Cada um de vós está atado e conectado ao Alto e Sagrado Rei, e vós sois nomeados ministros com um escudo dessa terra, chamada “a terra dos vivos,” a Nukva [fêmea] que veste a Ima [mãe] superior, cujos ministros comem das MAN do Sagrado orvalho.
Zohar para Todos, Lech Lechá [Vai Em Diante], Item 445
O Livro do Zohar, que eles nos concederam, é a fonte principal que temos para a correcção da alma. Entre todas as sagradas escrituras alguma vez escritas, começando com o livro, Anjo Raziel, passando pela Bíblia e até aos presentes dias, não houve um único livro que se compare a O Zohar no seu poder espiritual. Todos os Cabalistas escreveram que há uma luz muito poderosa neste livro, um “gerador” especial, e quando eles dizem que a Cabala é “o interior da Torá” ou “a verdadeira Torá,” eles estão a referir-se primeiro e antes de mais a O Livro do Zohar.
Aquele que o lê, até sem compreender uma palavra dele mas simplesmente desejando saber o que o livro diz, suscitará uma imensa força que inicia mudanças interiores dentro dele. Esta é a razão pela qual as pessoas que se juntam a lições do Zohar frequentemente sentem que há algo muito poderoso nestas lições. Elas nem sempre conseguem dizer o que é, mas algo lhes acontece por dentro.
Os autores de O Zohar prepararam para nós um sistema de desenvolvimento. No nosso mundo, nós vemos-o como um livro. Mas na verdade, é um sistema completo que eles prepararam para nós.
É como um bebé recém-nascido. Ele não sabe que tudo já foi preparado para ele — fraldas, um berço, comida especial, e brinquedos para cada fase no seu desenvolvimento. O mundo trabalhou e está a trabalhar para ele a toda a hora. Em cada geração, preparamos mais coisas para os recém-nascidos; é uma obrigação do nosso amor por eles.
O trabalho que os autores de O Zohar fizeram foi enorme. Eles não compuseram um livro de ciência técnico, mas transferiram toda a luz superior através de cada um deles, como se através de um mecanismo especial, e prepararam-o para ser recebido dentro de nossas almas.
Se você olhar para O Livro do Zohar, você só verá papel e letras. Mas nosso desejo de crescer inconscientemente activa o mecanismo especial que eles prepararam para nós, e a luz alcança-nos através dele. É por isso que somos tão influenciados por estes escritos.
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Porque obrigaram os Cabalistas cada pessoa a estudar a sabedoria da Cabala? Certamente, há uma grande coisa dentro dela, digna de ser publicitada: Há um remédio maravilhoso e inestimável para aqueles que se envolvem na sabedoria da Cabala. Embora eles não compreendam o que estão a aprender, através do anseio e o grande desejo de compreender o que estão a aprender, eles despertam sobre si mesmos as Luzes que rodeiam suas almas ... que trazem um muito mais perto de alcançar a perfeição.Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot,” Item 155___________________________
Enquanto lendo em O Zohar, devemos querer nos conectar a todas as pessoas no mundo cujo ponto no coração despertou, e desejar receber de O Zohar a força para nos desenvolvermos, também. Assim, até se formos só principiantes, recebemos em troca pelo nosso desejo um enorme poder que nos empurrará em frente.
Esta é uma enorme força que consegue invocar uma mudança significativa no mundo. Tudo o que precisamos é abordarO Zohar com um desejo de nos conectarmos a todos.
Não há nenhum para começar e dizer canções, e não há nenhum para completar este cantar. Isto é, aqueles que se encontram no meio do cantar não completam sua canção porque todos eles se tornam atentos à voz de Rabi Shimon até que uma elocução de uma boca seja escutada através de todos os firmamentos acima e abaixo.Quando Rabi Shimon conclui de se envolver na Torá, quem viu canções? Quem viu a alegria daqueles que louvam seu Mestre? Quem viu as vozes que caminharam em todos os firmamentos? É por Rabi Shimon que todas as almas e anjos vêm e se ajoelham e se dobram perante seu Mestre, e levantam as fragrâncias dos perfumes do Éden — iluminação de Chochmá — todo o caminho até AtikYomin. Tudo isto é por Rabi Shimon.
Zohar para Todos, Shemot [Êxodo], Item 242
Rabi Shimon não é uma pessoa de carne e osso sendo louvada aqui, mas um sistema espiritual chamado “Rabi Shimon.” O que significa isso? A alma geral consiste de muitas partes com muitas funções diferentes, como órgãos num corpo humano tais como um cérebro, um coração, rins, e assim por diante. A alma de Rabi Shimon, discutida neste capítulo, é uma parte muito importante da alma geral porque ela conduz a correcção do resto das almas.
As grandes almas que o precederam conduziram a correcção em respeito a Israel. Mas a alma de Rabi Shimon é um sistema que passa a correcção para o mundo inteiro. Ao contrário da Torá de Moisés, cujo propósito foi somente corrigir o povo de Israel, O Zohar é dirigido a corrigir a humanidade inteira. O grau que continua a alma de Rabi Shimon é a alma de Rabi Elazar, seu filho, e ela já aponta para o fim da correcção geral [1]. Esta é a estrutura do sistema de almas através da qual a luz que corrige nossas almas desce e as preenche.
Os pais vieram — Moisés, Aarão, David e Salomão — e abençoado Rabi Shimon. Eles disseram, “Vós sois uma luz sagrada, e vossos amigos, ...que brilham de vós. E em cada dela, se diz, ‘A vela do Senhor é a alma do homem.’ Moisés brilha em vós e vós em vossos amigos, e vós sois todos um, sem qualquer separação. E daqui em diante todas estas iluminações se espalham a todos os que alcançam a sabedoria.”
Zohar para Todos, Pinhás, Item 824
No presente estado do mundo, é vital que nos seguremos ao sistema de Rabi Shimon porque ele nos conduz para as correcções. Essa é também a razão pela qual O Livro do Zohar está agora a se tornar tão bem conhecido pelo mundo.
Até recentemente, embora todos soubessem que havia algo de especial acerca de O Zohar, muitos poucos na realidade sentiam uma necessidade de o abrir. Hoje, quando um mundo está numa crise global, O Zohar deve ser revelado. Ele é o único meio para a correcção do nosso mundo. Através dele, podemos e devemos obter o poder para alcançar o nível mais elevado da Natureza, o mundo superior.
Felizes são aqueles que se sentam perante Rabi Shimon e são recompensados com escutar os segredos da Torá de sua boca. ...Rabi Shimon disse, “Felizes sois vós, amigos, pois nenhum segredo é escondido de vós.”Zohar para Todos, Yitro [Jetro], Item 170
Qualquer um que deseje receber força deste sistema é considerado como “sentado perante Rabi Shimon.” Até uma pessoa que toca ligeiramente no sistema de Rabi Shimon já está sob sua influência.
Se vós não fosseis Rabi Shimon, ela não seria transmitida para ser revelada. O Zivug [acasalamento] nesse mundo dá fruto mais que um Zivug que é feito neste mundo. Com seu Zivug, o Zivug desse mundo, com seu desejo como um, quando as almas se apegam umas às outras, elas dão fruto e as luzes saem delas e se tornam velas. ...Todas essas almas que nascem de estes Zivugim [acasalamentos] entram no mesmo salão.
Zohar para Todos, Shlach Lecha [Envia em Diante], Item 202
Quando falando de Rabi Shimon como um sistema, isso pode ser um pouco confuso. Desta forma, vamos colocar alguma ordem nas nossas palavras. Há praticamente 1800 anos atrás, certamente viveu um homem cujo nome foi Shimon, e ele realmente escreveu o livro conhecido como O Livro do Zohar juntamente com amigos-estudantes. Contudo, além de viver no nosso mundo e escrever o livro fisicamente, suas almas na realidade experimentaram todas as impressões que eles descreveram no livro.
Se os autores de O Zohar não tivessem vivido no nosso mundo, eles não teriam sido capazes de escrever o livro. Mas se não tivessem vivido no mundo superior, eles não teriam sido capazes de corrigir coisa alguma e o livro não nos daria qualquer valor espiritual. Por outras palavras, juntamente com a escrita, eles executaram correcções interiores no nível das almas do mundo superior. Escrever é somente uma expressão superficial de uma conexão corrigida de amor e conexão entre almas, que permite que a luz desça do mundo de Ein Sof através do seu sistema, praticamente todo o caminho até nós.
Porquê praticamente? Porque a luz se encontra precisamente acima de nós, e o que nos é exigido é somente querermos recebê-la.
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Aquele que abandona Rabi Shimon,é como se ele abandonasse tudo.
Zohar para Todos, Yitro [Jetro], Item 411
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[1] Para mais sobre isto, veja “A Doação da Torá” e “A Arvut [Garantia Mútua]” por Baal HaSula