Para compreender as palavras do Sagrado Zohar, um primeiro deve ... ser purificado de amor próprio. ...Caso contrário, há Klipot que escondem e bloqueiam a verdade nas palavras do Sagrado Zohar.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo Nº 89 [1]
A história de O Livro do Zohar começa há praticamente 1800 anos atrás numa minúscula e pouco iluminada gruta em Peki'in, na Galileia Ocidental, Israel, onde Rashbi e seu filho, Rabi Elazar, se esconderam do imperador Romano. Durante treze anos eles se prepararam a si mesmos para escrever o livro que mudaria a face da história.
Os anos passaram e Rabi Shimon e seu filho completaram a correcção que tinham para completar e saíram da gruta. Oito outros Cabalistas se juntaram a Rabi Shimon e seu filho e juntos estudaram e escreveram O Livro do Zohar.
É assim que estou a ordenar-vos: Rabi Aba escreverá, Rabi Elazar aprenderá verbalmente, e o resto dos amigos falarão nos seus corações.
O Livro doZohar, Haazinu [Dar Ouvidos], Idra Zuta, Item 27
Entre os estudantes de Rashbi estava Rabi Aba, um Cabalista com um dom especial. Ele era aquele que sabia como escrever as palavras de seu pai em tal maneira que seriam tanto reveladas como ocultas. O Livro do Zohar refere-se a esse dom como “Divulgar em segredo.” [2]
A lenda conta que o manuscrito de O Zohar foi escondida numa gruta perto de Safed, e passados alguns séculos foi descoberto por Árabes vivendo na área, que ficaram deleitados por encontrar papel — que era uma comodidade rara nesses dias. Quando um dos Cabalistas de Safed comprou algum peixe no mercado, ele ficou atónito por descobrir os conteúdos do texto de O Zohar no papel de embrulho do peixe. Assim que o descobriu, ele comprou todo o "papel de embrulho" que ainda estava disponível e compilou os pedaços num livro.
O Livro do Zohar que hoje temos é somente uma pequena parte do original porque muito dele nunca foi resgatado. Os pedaços que encontrámos e compilámos em O Livro do Zohar que temos hoje foram passados secretamente entre Cabalistas de geração em geração até ao princípio do século XIV. Nessa altura, a viuva de Rabi Moshé De Leon herdou o manuscrito de seu esposo. “Ele provavelmente não lhe contou nada da proibição de divulgar, e ela, colocou-o à venda.” [3]
Alguns atribuem erroneamente a autoria de O Zohar ao próprio Rabi Moshé De Leon, mas os Cabalistas explicam que este é um erro: “Todos aqueles que sabem as entradas e saídas do sagrado Livro do Zohar, ou seja, que compreendem o que está escrito nele, unanimemente concordam que o sagrado Livro do Zoharfoi escrito pelo Divino Taná (sábio) Rabi Shimon Bar Yochai. Somente aqueles que estão longe desta sabedoria duvidam deste pedigree e tendem a dizer, confiando em contos fabricados dos oponentes desta sabedoria, que seu autor é o Cabalista Rabi Moshé De Leon, ou outros do seu tempo” (Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 59).
Desde então, O Livro do Zohar tem estado presente, mas somente na nossa geração está ele a ser verdadeiramente revelado, graças ao comentário de Baal HaSulam. Baal HaSulam explica que a geração dos autores de O Zohar foi a única geração na qual a desejada completude havia sido alcançada, isto é, todos os 125 graus espirituais. E porque nossa geração deve alcançar a mesma perfeição, lhe foi dada uma chance de desbloquear O Zohar.
Antes dos dias do Messias, era impossível ser concedido todos os 125 graus. ...Uma excepção é Rashbi e sua geração, os autores de O Zohar, a quem foram concedidos todos os 125 graus em completude, embora isso fosse antes dos dias do Messias. Diz-se sobre ele e seus discípulos: “Um sábio é preferível a um profeta.”Assim, frequentemente encontramos em O Zohar que não haverá nenhuma como a geração de Rashbi até à geração do Rei Messias. É por isso que sua composição fez tamanho grande impacto no mundo, uma vez que os segredos da Torá nele ocupam o nível de todos os 125 graus.
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
[1] Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], Artigo Nº 89, “Para Compreender as Palavras do Sagrado Zohar.”
[2] E também encontramos em O Livro do Zohar, que Rashbi (Rabbi Shimon Bar-Yochai) instruiu Rabi Aba a escrever os segredos, porque ele sabia como revelar com intimação. ...Por cada segredo que Rashbi divulgava na sabedoria, ele choraria e diria, “Ai se eu conto; ai se eu não conto.” ...Isto significa que ele estava em aflição de ambos os ângulos: se ele não revela os segredos da Torá, os segredos estariam perdidos dos verdadeiros sábios... E se ele revela os segredos, pessoas indignas falhariam neles pois elas não compreenderiam a raiz das matérias e comeriam fruto imaturo.
Assim, Rashbi escolheu Rabi Aba para escrever devido a sua sabedoria em alegorias, ordenando as matérias em tal maneira que seria suficientemente revelado a aqueles dignos de as compreenderem, e escondidas e bloqueadas daqueles indignos de as compreenderem. Foi por isso que ele disse que Rabi Aba sabia como divulgar em segredo. Por outras palavras, embora ele tenha revelado, ela ainda permaneceu um segredo para os indignos. (Baal HaSulam, “Prefácio Geral,” Item 1)
[3] Baal HaSulam, “Shofar do Messias”
O Comentário SULAM [Escada]
E eu chamei a esse comentário O Sulam (A Escada) para demonstrar que o propósito de meu comentário é ser como o papel de qualquer escada: se você tem um sótão preenchido abundantemente, então tudo o que precisa é de uma escada que o alcance. E então, toda a abundância no mundo estará nas suas mãos.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 58
Não há razão para abrir O Livro do Zohar sem o comentário Sulam. Outros comentários foram escritos sobre O Zohar, mas o comentário Sulam é o único que é completo. OSulam, como seu nome (Escada) implica, é o único que nos pode conduzir à perfeição porque Baal HaSulam alcançou todos os 125 graus dos quais os autores de O Zohar escreveram o livro. Ele conectou-se a eles e interpretou O Zohar para nós a partir desse nível.
O comentário Sulam adapta O Zohar às almas que estão a aparecer no mundo hoje. Assim, nossas almas podem enfrentar o Zohar, o brilho, a luz superior, para que ele nos reforme e traga nossas almas a conexão, a conexão na qual o Criador aparece.
O Sulam ajuda-nos a nos edificarmos na "linha média" para que nossa forma esteja melhor adequada à forma na qual a luz superior vem até nós [1] para que a possamos receber.
A linha média é a fórmula pela qual devemos adequadamente combinar as duas forças que existem na Natureza: a força do Criador — dar, abundância, luz — e a força da criatura (dos humanos) — a vontade de receber. Construir a linha média é o nosso mundo inteiro, e é aqui que nosso livre arbítrio reside.
Baal HaSulam direcciona nossa visão, nossa abordagem, e nossas sensações para que as palavras de O Zoharpassem através de nós na linha média, o caminho dourado.
A linguagem de O Zohar está cheia de alegorias aparentemente corpóreas, que o comentárioSulam interpreta. [2] O Sulam ajuda-nos a percepcionar O Zohar mais elaboradamente para que sintamos que o texto nos é próximo.
Baal HaSulam também traduziu O Zohar de Aramaico para Hebraico, dividiu O Zohar em parágrafos e ensaios, e acrescentou interpretações, introduções e explicações introdutórias. [3] Tudo o que nos resta fazer é subir os degraus da escada do nosso mundo para o mundo de Ein Sof.
[1] Na linguagem da Cabala, a forma na qual a luz vem até nós é chamada “associação da qualidade de misericórdia em juízo.” Para mais detalhes, veja “Prefácio a O Livro do Zohar," Itens 36-38 por Baal HaSulam.
[2] E os livros da Cabala e O Zohar estão cheios de parábolas corpóreas. Desta forma, as pessoas tinham medo caso viessem a perder mais que ganhassem ... E foi isto que me promoveu a compor uma interpretação suficiente aos escritos do Ari, e agora a o Sagrado Zohar. E eu removi completamente essa preocupação, pois evidentemente expliquei e provei o sentido espiritual de tudo, que ele é abstracto e desprovido de qualquer imagem corpórea, acima do espaço e acima do tempo, como os leitores verão, para permitir ao todo de Israel estudar O Livro do Zohar e ser aquecido pela sua Luz sagrada. (Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 58)
[3] Todas as interpretações de O Livro do Zohar perante nossa não clarificaram tanto quanto dez porcento dos lugares difíceis em O Zohar. E em pouco elas clarificaram, suas palavras são praticamente tão abstractas como as palavras do próprio O Zohar. Mas na nossa geração fomos recompensados com o comentário Sulam (Escada), que é uma interpretação completa das palavras de O Zohar. Além do mais, não só não deixa ela uma matéria obscura no todo deO Zohar sem a clarificar, mas as clarificações são baseadas em análise franca, que qualquer estudante intermédio consiga compreender. (Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar")
Reconhecimento de Líderes Espirituais dos Escritos de Baal HaSulam
Baal HaSulam fez com que se uma pessoa vulgar viesse a caminhar no seu caminho, ela seria capaz de descobrir o Criador.
Rav Baruch Ashlag, “As Obras dos Maiores na Nação”
Quando Baal HaSulam começou a publicar seus escritos, ele foi saudado com entusiasmo pelos líderes espirituais do seu tempo:
Um Divino sábio de grande entendimento chegou, um tesouro sagrado ... e o espírito do Senhor que estava sobre ele para compor o livro sagrado ... para a verdade da Torá e em verdadeiras bases ... feliz é a mulher que o gerou.
O Rav Kook
O grande sacerdote do estudo da Cabala, cujo nome é reconhecido.
Rav Yosef Chaim Zonenfeld
Quão glorificado é o dia em que a luz brilhante apareceu perante nós, o comentário Sulam sobre o Sagrado Zohar ... e com a mão do Senhor sobre ele, o grande Cabalista ... o ministro da casa do Zohar.
Rav Yaakov Moshe HARLAP
Ele iluminou os olhos dos sábios com as palavras do Sagrado Zohar ... que é uma escada colocada na terra, e seu topo alcança os céus.
Rav Ben-Zion Meir Hai Uziel
Foi possível obter O Livro do Zohar até antes de Baal HaSulam ter escrito o comentárioSulam, mas as pessoas não compreendiam o que dizia. O papel de O Livro do Zohar como um meio para revelar o Criador é a coisa que estava escondida, e que agora está revelada. O comentárioSulam abre perante nos a habilidade de nos corrigir-nos a nós mesmos e de descobrir o Criador. Foi por isso que Baal HaSulam divulgou O Zohar. E porque ele concluiu milhares de anos de ocultação de O Livro do Zohar, estes e outros reconhecimentos35 rapidamente apareceram.As seguintes palavras, que foram encontradas entre seus escritos, dão-nos uma pista do nível espiritual de Baal HaSulam:
E Deus disse para mim: “Retira-te de teu país, [1] para a terra agradável, a terra dos Pais Sagrados, onde Eu te farei um grande sábio e todos os sábios da terra serão abençoados em ti, pois Eu te escolhi para sábio justo em toda esta geração, para curar o sofrimento humano com salvação duradoura.”
Baal HaSulam, “A Profecia de Baal HaSulam”
E por uma Vontade Superior, eu fui recompensado com a impregnação da alma do Ari ... e eu não posso elaborar nesta matéria, pois não é minha maneira falar do incompreensível.
Baal HaSulam, Carta nº 39
[1] Nessa altura, Baal HaSulam ainda estava na Polónia, antes da sua imigração para Israel em 1921.
Zohar para Todos
O ensinamento da verdade, ...como ensinamentos seculares, deve ser passado de geração em geração. Cada geração acrescenta um elo à sua anterior, e assim a sabedoria evolui. Além do mais, ela torna-se mais adequada para a expansão no público.
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
O Bnei Baruch — Instituto de Educação e Pesquisa em Cabala é uma organização com uma vasta experiência em estudar e leccionar O Livro do Zohar. A experiência acumulada através do ensinamento de várias pessoas em diferentes países, e através de diferentes meios, trouxe-nos a uma decisão que não seria fácil de tomar — de mudar ligeiramente a tipografia do texto para o leitor contemporâneo. Aprendemos que na sua definição original, O Zohar era abordável somente a alguns muito poucos, devido a uma estrutura arcaica e ao uso desconhecido de letras em negrito ou tipos de letra diferentes. Como resultado, O Zohar permanecia inacessível para a maioria das pessoas.
As dificuldades em ler fizeram muitos leitores abandonarem o livro e assim se negarem a si mesmos a correcção das suas almas. Depois de muita hesitação, chegámos à decisão de que devido à necessidade de trazer O Zohar mais perto de todos, devemos reordenar o texto original de Baal HaSulam.
Fizemos isto com o maior cuidado, sem remover nada substancial, mudando somente aaparência do texto, não seu conteúdo.
Às vezes, Baal HaSulam escreveu seus comentários entre as palavras de O Zohar, e por vezes ele acrescentou explicações mais amplas depois das palavras de O Zohar. Nossa experiência demonstrou-nos que quando lendo O Zohar, é melhor incluir o texto de O Zohar, o comentário Sulam que está no próprio O Zohar, bem como o comentário Sulam depois das palavras de O Zohar. Assim, tornando-o mais fácil para o leitor para ler suavemente, unificámos os textos.
Para ilustrar o que fizemos, abaixo está um exemplo do texto de O Zohar (em Hebraico) da porção,Aharei Mot [Depois da Morte]. Primeiro vem o texto original de O Zohar, que está quase inteiramente em Aramaico [e assim será deixado sem tradução], seguido por O Zohar com o comentárioSulam, e finalmente, Zohar para Todos, que é o que fizemos para tornar a fonte — a luz que reforma — mais próxima de si.
O Zohar Original:
O Livro do Zohar com o comentário Sulam:
94) Rabi Chiya começou, etc.: Rabi Chiya começou e disse, “Que aquilo que já foi, e que aquilo que será...” “Que aquilo que já foi,” ou seja antes do Criador criar este mundo, Ele criou mundos e os destruiu, que é a quebra dos vasos, até que o Criador desejou criar este mundo, e Ele consultou com a Torá, que é a linha média. Então Ele foi corrigido nas Suas correcções, decorou Suas decorações, e criou este mundo. E então tudo o que existe neste mundo estava perante ele, no tempo da criação, e foi estabelecido perante Ele.
95) VeTaana Kol Inun [Aramaico], etc.: Aprendemos que todos os líderes do mundo em cada geração se encontram perante o Criador nas suas formas, antes de eles virem para o mundo. Até todas as almas das pessoas, antes delas virem para o mundo, são gravadas perante ele nos céus, na precisa mesma forma que elas têm neste mundo. E tudo o que elas aprendem neste mundo, elas sabem antes de elas virem para este mundo...
Comentário. Sob a criação das almas, enquanto elas ainda estão acima, antes delas descerem para este mundo sob o tempo, elas estão em eternidade, acima do tempo, onde passado, presente e futuro existem como um, como é a natureza da eternidade. Segue-se que todas as acções que as almas fazem uma de cada vez, quando elas vêm para este mundo, elas estarão lá ao mesmo tempo. Este é o significado do que está escrito (Item 95), Kol inun nishmatin, etc., behahu dyokna mamash de inun behai alma, ou seja, de acordo com suas acções neste mundo.
Zohar para Todos:
94) “Aquilo que já foi, e aquilo que será...” “Aquilo que já foi...” Antes do Criador ter criado este mundo, Ele criou mundos e os destruiu. Esta é a quebra dos vasos. Finalmente, o Criador desejou criar este mundo, e consultou com a Torá, a linha média. Então Ele foi corrigido nas Suas correcções, decorado nas Suas decorações, e criou este mundo. E então, tudo o que existe neste mundo estava perante Ele no tempo da criação, e foi estabelecido perante Ele.
95) Todos os líderes do mundo de cada geração se encontram perante o Criador nas suas formas, antes de eles virem para o mundo. Até todas as almas das pessoas, antes delas virem para o mundo, são gravadas perante Ele nos céus, na precisa mesma forma que elas têm neste mundo. E tudo o que elas aprendem neste mundo, elas sabem antes de elas virem para o mundo...
Sob a criação das almas, enquanto elas ainda estão acima, antes de elas descerem a este mundo sob o tempo, elas estão em eternidade, acima do tempo, onde passado, presente, e futuro existem como um, como é a natureza da eternidade. Segue-se que todas as acções que as almas fazem uma de cada vez, quando elas vêm para este mundo, elas estarão lá ao mesmo tempo. Este é o sentido das palavras, “Todas as almas das pessoas, antes delas descerem ao mundo, elas são gravadas perante Ele nos céus, da precisa mesma maneira que elas têm neste mundo,” isto é, de acordo com suas acções neste mundo.
Como você pode ver, tentámos quebrar quantas barreiras quanto possível que separam O Zohar do povo e oferecer uma versão ligeiramente mais breve e fácil para ler. Se você pode ser assistido pelo Zoharpara Todosparao se acostumar a O Livro do Zohar, e então avançar para o próprio comentário Sulam, nosso trabalho terá sido como uma escada para o comentário Escada.
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As grandes questões espirituais, que costumavam ser solucionadas somente pelos grandes e os excelentes, agora devem ser solucionadas em diferentes graus para a nação inteira, para baixar matérias exaltadas e sublimes da altura de sua torre à profundeza do comum e vulgar. Isto exige tremenda e grande riqueza de espírito juntamente com constante e regular envolvimento, pois somente então a mente expandirá e a linguagem se tornará mais clara, a um ponto de exprimir as matérias profundas numa luz e estilo populares para reanimar almas sedentas.
Rav Raiah Kook, Ikvei Ha'Tzon, [Pelas Pegadas do Rebanho], 54
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A Necessidade de se Envolver Em O Zohar
Abaixo estão uma citação de A Árvore da Vida do Ari, escrita no século XVI. Estas são as palavras de Rav Chaim Vital na sua introdução ao livro, Portão das Introduções.
Estou aqui sentado, atónito, com meus pensamentos confusos, pois nenhuma cura foi encontrada para a ruína de nosso Templo, que esteve em ruína durante 1504 anos até agora. Chegámos ao fim da nossa corda, todavia o Messias não veio. É sabido que em cada geração quando o Templo não é construído, é como se ele fosse arruinado nessa geração.
Olhei para a razão do prolongar de nosso exílio, e descobri uma resposta em O Livro do Zohar (nas correcções, "Correcção nº30"): “Aqueles que não desejam se esforçar na Sabedoria da Cabala, que tornam a Torá seca, ai deles, pois assim eles infligem pobreza, ruína, saque, morte, e destruição no mundo. E o espírito do Messias parte, o espírito sagrado, o espírito da sabedoria e entendimento, o espírito do conselho e força, o espírito do conhecimento e o temor do Senhor.
“Qualquer graciosidade que eles façam, eles fazem-a para eles mesmos. Eles envolvem-se na Torá para receber muitas recompensas, bem como para serem chefes de seminários. Nas suas acções, eles são semelhantes ao povo da geração de Babel que construiu uma torre cujo topo estava nos céus, como está escrito, ‘E façamos para nós um nome.’ O Zohar chama-lhes ‘Multidão misturada’” (Ex, 12:38).
A SABEDORIA DA CABALA — O VERDADEIRO E INTERIOR SENTIDO DA TORÁ
Todo o dia, uma voz sai do Monte Horev e clama, “Ai das pessoas da afronta da Torá,” pois quando elas se envolvem somente na sua parte literal e suas histórias, ela veste-se nas suas roupas de viúva e todas as nações dirão para Israel, “Como é vossa lei melhor que nossa lei? Afinal, vossa lei, também, é senão histórias de vaidades mundanas.” Certamente, não há maior afronta para a Torá que essa. Assim, ai deles da afronta da Torá. Eles não se envolvem na sabedoria da Cabala, que dá glória à Torá, e eles prolongam o exílio e todos os males que estão prestes a vir sobre o mundo.
Em O Livro do Zohar, Rabi Shimon diz sobre isso, “Ai daquele que diz que a Torá vem para contar contos literais. Este conto na Torá é a veste da Torá, e aquele que pensa que essa veste é a própria Torá, e que não há mais nada dentro dela, seu espírito será amaldiçoado e ele não terá parte no mundo vindouro.”
Isto assim é porque na Torá literal, quando seus contos e juízos são tratados literalmente, não há reconhecimento ou informação neles para conhecer seu Fazedor. Além do mais, há mandamentos e leis dentro deles que a razão não consegue tolerar.
REDENÇÃO DEPENDE DO ESTUDO DA CABALA
Nos tivéssemos envolvido na sabedoria da Cabala, redenção se teria aproximado, pois tudo depende do estudo desta sabedoria, e evitar se envolver nela atrasa e impede a construção de nosso Templo. ...Ele explica explicitamente que um não faz a sua parte ao meramente ler na Bíblia, o Mishná, as lendas e o Talmude. Em vez disso, um se deve envolver tanto quanto ele puder nos segredos da Torá e a sabedoria da Cabala, pois não há prazer Criador em tudo o que Ele criou, senão quando Seus filhos se envolvem nos segredos da Torá, para conhecer Sua grandeza, beleza e virtude.
DIVULGAR A SABEDORIA A TODOS
O Livro doZohar, VaYerá [O Senhor Apareceu]: “Quando estiverem próximos os dias do Messias, até crianças no mundo encontrarão os segredos da sabedoria.” É explicado que até então as palavras da sabedoria de O Zohar estiveram ocultas. Mas na última geração, esta sabedoria será revelada e se tornará conhecida, e eles compreenderão e perceberão os segredos da Torá que nossos predecessores não alcançaram.