filhos de ismael
VaEra [E Eu Apareci]
201) Quatrocentos anos, o nomeado dos filhos de Ismael ficou e perguntou perante o Criador. Ele lhe disse, “Aqueles que foram circuncidados têm uma parte no Vosso nome?” O Criador lhe disse, “Sim.” Ele lhe disse, “Mas Ismael foi circuncidado, porque não tem ele parte em vós como Isaac?” Ele respondeu, “Um foi adequadamente circuncidado com suas correcções, e o outro não. Além do mais, eles aderem a Mim adequadamente durante oito dias, e os outros estão tão longe como sete dias de Mim.” O ministro nomeado lhe disse, “E todavia, dado que ele foi circuncidado, não terá ele uma boa recompensa por isso?”
202) Ai desse tempo em que Ismael nasceu no mundo e foi circuncidado. O que fez o Criador a respeito da queixa do ministro de Ismael? Ele removeu os filhos de Ismael da adesão com o superior e lhes deu uma parte na terra santa abaixo, devido à circuncisão neles.
203) E os filhos de Ismael estão destinados a governar sobre a terra santa por muito tempo, quando ela estiver vazia de todas as coisas, pois sua circuncisão é vazia sem perfeição. E eles impedirão os filhos de Israel de regressar aos seus lugares até que o mérito dos filhos de Ismael seja complementado.
204) E os filhos de Ismael estão destinados a evocar grandes guerras no mundo. E os filhos de Edom se reunirão contra eles e travarão guerra sobre eles — uma no mar, uma na terra, e uma perto de Jerusalém. E eles governarão um sobre o outro mas a terra santa não será dada aos filhos de Edom.
205) Nesse tempo, uma nação despertará contra vil Roma do fim do mundo e travará guerra contra ela durante três meses. Nações lá se reunirão e cairão nas suas mãos até que todos os filhos de Edom se reúnam nela de todos os cantos do mundo.
Então o Criador despertará sobre eles, como está escrito, “Pois o Senhor tem um sacrifício em Bozra.” E o que diz posteriormente? “Para que tome posse dos fins da terra,” e obliterar os filhos de Ismael da terra e quebrar todas as forças no alto, e nenhuma força permanecerá no alto sobre as nações do mundo, que é Israel, senão a força de Israel, como está escrito, “O Senhor é vossa sombra sobre vossa mão direita.”
206) Porque o Nome Sagrado está na direita, e a Torá está na direita, tudo depende da direita, e devemos elevar a direita acima da esquerda, como está escrito, “Na Sua mão direita estava uma lei ardente.” E no futuro, “Salvai com Vossa mão direita e me respondei,” “Pois então Me voltarei aos povos numa pura língua, para que todos eles evoquem o nome do Senhor, para O servir com um consentimento,” e está escrito, “Nesse dia será o Senhor Um, e Seu nome Um.”
A Chegada do Messias
Shemot [Êxodo]
96) Rabbi Shimon levantou suas mãos e chorou. Ele disse, “Ai daquele que estará nesse tempo, e feliz é aquele que estará e possa estar presente nesse tempo.” “Ai daquele que estará nesse tempo” porque quando o Criador vem visitar o veado, ou seja Divindade, Ele procurará ver quem são aqueles que estão com ela, e nenhum justo será encontrado. Está escrito sobre isso, “E Eu olhei, e ninguém havia para ajudar.” Nesse tempo, muitos apuros chegarão sobre Israel.
97) “Feliz é aquele que estará e que estará presente nesse tempo.” Isto é porque aquele que está em fé nesse tempo será recompensado com essa luz da alegria do Rei. Está escrito sobre esse tempo, “E [EU] os refinarei como prata é refinada, e os experimentarei como o ouro é experimentado.”
98) Depois destes apuros despertarem sobre Israel, todas as nações e seus Reis procurarão conselho juntos contra eles. Eles despertarão várias más sentenças, se unirão contra eles, e apuro após apuro virá, e os últimos fazem os primeiros esquecidos. Então o pilar de fogo que se encontra de alto para baixo será visto durante quarenta dias e todas as nações no mundo o verão.
99) Nesse tempo, o Rei Messias despertará para sair do Jardim do Éden, do lugar chamado “o ninho do pássaro,” e aparecerá na terra da Galileia. E nesse dia quando o Messias de lá sair, o mundo inteiro será irado e todas as pessoas no mundo se esconderão em grutas e fendas nas pedras e elas não saberão como serem salvas. Está escrito sobre esse tempo, “E homens irão para as grutas das rochas, e para os buracos da terra, de perante o terror do Senhor, e da glória da Sua majestade, quando Ele se levantar para poderosamente agitar a terra.”
100) “Perante o terror do Senhor” é o irar do mundo inteiro. “E da glória de Sua majestade” é o Messias. “Quando Ele se levanta para poderosamente agitar a terra” é quando o Messias se levantar e aparecerá na terra da Galileia, dado que este foi o primeiro lugar que foi arruinado na Terra Santa pela Assíria. E por esta razão, ele aparecerá lá antes de todos os outros lugares, e de lá evocará ele guerras sobre o mundo inteiro.
101) Passados quarenta dias, quando o pilar se levanta da terra aos olhos do mundo inteiro e o Messias apareceu, uma estrela se levantará do oriente, resplandecendo em todas as cores, e sete outras estrelas rodearão essa estrela. E elas travarão guerra nela de todos os lados, três vezes por dia durante setenta dias, e todas as pessoas do mundo verão.
102) E essa estrela travará guerra com elas com tochas de fogo resplandecente, cintilando em cada direcção, e ela as golpeará até que ela as engole toda e cada noite. E de dia, ela deixa-as sair novamente. Elas travam guerra perante o mundo inteiro repetidamente durante setenta dias. Passados setenta dias, a estrela será escondida e o Messias será escondido durante doze meses, o pilar de fogo regressará como antes, o Messias será escondido nele, e esse pilar não será visto.
103) Passados doze meses, o Messias será levantado dentro desse pilar para o firmamento, onde ele receberá força e a coroa da realeza. E quando ele desce para a terra, esse pilar de fogo será visto novamente como antes, aos olhos do mundo inteiro. Posteriormente, o Messias aparecerá e muitas nações se reunirão nele, e ele travará guerras pelo mundo. Nesse tempo, o Rei Messias será cuidadosamente conhecido pelo mundo, e todos os Reis do mundo despertarão e se unirão para travar guerra contra ele.
104) Vários governantes em Israel reverterão e retornarão aos gentios e virão com eles para travar guerra contra o Rei Messias. Então, o mundo inteiro escurecerá durante quinze dias e muitos do povo de Israel morrerão nessas trevas. É por isso que está escrito, “Pois, eis, trevas cobrirão a terra.”
O rei messias — a nukva
VaYechi [Jacob Viveu]
589) O Rei Messias será chamado “pobre” pois que não tem nada seu, pois ele é a Nukvade ZA, e ela é chamada “o Rei Messias.” Contudo, esta é a lua sagrada acima, Nukva de ZA, que não tem luz própria, excepto o que ela recebe do sol, ZA. É por isso que ela é considerada pobre.
590) O Rei Messias, a Nukva, reinará no Seu domínio, unirá Seu lugar acima. E então, como está escrito, “Vosso rei estará convosco,” precisamente “Rei,” dado que ele contém a Nukva acima e o Rei Messias abaixo.
Se abaixo, ele é pobre, a lua, a Nukva superior, dado que ela é discernida como a lua, que é a Nukva superior, uma vez que o Rei Messias abaixo se estende da Nukva e desta forma é chamado, “pobre,” como ela. E se acima, que é a própria Nukva, ela é pobre, uma vez que ela é um espelho que não brilha por si mesma, mas de ZA. Por esta razão, ela é chamada, “pão da aflição.” Todavia, o Messias está montado num burro e um tolo, a fortaleza das nações idolatras, para os subjugar sob ele. E o Criador, a Nukva, fortalecerá Seu lugar acima, pois as palavras, “Vosso rei virá a vós” os contêm a ambos.
Sinais do messias
VaYerá [O Senhor Apareceu]
476) “Então recordarei Eu Minha aliança com Jacob.” Porque Jacob é soletrado com uma Vav [em Hebraico] quando eles estão ausentes do exílio, na Vav, no sexto milénio, isso implica que Jacob, os filhos de Israel, serão redimidos na Vav.
477) O mandamento a respeito da Vav é seis minutos e meio. E o sexagésimo ano para a barra da porta, no sexto milénio — a Vav, Tifferet, é a barra média que tranca dentro das pranchas de uma extremidade para a outra, daí seu nome, “a porta trancada,” — o Deus dos céus se levantará para levantar uma contagem pela filha de Jacob. E levará seis anos e meio desse tempo até que ela tenha recordação. Esta é a duração do tempo da contagem. E a partir desse tempo, levarão outros seis anos, que é a duração de tempo para a recordação, e eles são setenta e dois anos e meio.
Isto assim é porque cada iluminação aparece em Katnut e em Gadlut. Ela começa em Katnut—VAK, que brilha somente de baixo para cima—luz feminina, e este é o tempo da contagem. Subsequentemente, a Gadlut aparece, luz de GAR, que brilha de cima para baixo. Esta revelação é chamada, “recordar,” “luz masculina.”
Vossa indicação é que a face feminina se volta para cima, e a face masculina se volta para baixo. É por isso que o nascimento de Isaac começa com as palavras, “Então o Senhor tomou nota de Sara,” que é a luz feminina, chamada “contagem,” quando ela ainda era desajustada para o parto, até que a recordação foi estendida para ela. É por isso que está escrito uma segunda vez, “E o Senhor fez por Sara como Ele havia prometido,” que é o recordar. Isto assim é porque isso aqui menciona acção, e a acção é considerada masculina, dado que não há acção na luz feminina porque uma mulher é o solo do mundo.
Também na redenção futura, quando a Vav levanta a Hey na grande e completa luz, como está escrito, “E a luz da lua será como a luz do sol,” a contagem desta grande luz aparecerá primeiro, e então o recordar. A contagem, que se estende na forma da Vav, brilhará somente seis minutos, HGT NHY, que brilham nela ao se misturar com o macho enquanto em respeito a si mesma ela só tem metade do tempo, ou seja metade da Malchut, chamada, “tempo,” ou seja, somente de Chazeh acima nela, e não de Chazeh para baixo. Isto assim é porque ela ainda está na forma da contagem, que é a luz feminina, que não brilha de cima para baixo; assim, meio momento está em falta nela, ou seja de Chazeh para baixo.
E por esta razão, os anos da contagem serão seis anos e meio, de sessenta anos a sessenta e cinco e meio. Então a luz da recordação, a luz masculina, aparecerá da Vav, e então o Rei Messias aparecerá, que é macho e Vav, e sua iluminação durará outros seis anos.
478) Em sessenta anos será o Rei Messias revelado na terra da Galileia, o lote de José. e quando uma estrela no oriente engolir sete estrelas no norte, e uma labareda de fogo negro pender no firmamento durante sessenta dias, guerras despertarão no mundo no lado norte, e dois reis cairão nessas guerras. E todas as pessoas se reunirão sobre a filha de Jacob, para a repelir do mundo. Como está escrito sobre esse tempo, “é um tempo de apuros para Jacob, mas ele será salvo dele.” E nesse tempo, todas as almas perecerão do corpo e precisarão de retornar e ser renovadas. E vosso sinal é, “Todas as almas pertencentes a Jacob que vieram do Egipto,” todas as sessenta e seis almas.
Isto assim é porque antes da redenção completa, houveram redenções do Egipto e da Babilónia pela força das luzes e Kelim de Ima [vasos de Ima]. Mas a própria Malchut ainda não havia tido redenção, em e por si mesma. Este é o arco-íris, no qual somente três cores brilham—branco, vermelho e verde—enquanto sua cor negra não brilha, dado que Malchut nada tem seu. Em vez disso, ela precisa de receber de ZA, seu marido, que lhe dá das luzes e Kelim de Ima. Mas a redenção completa significa que a própria Malchut será construída com seus própriosKelim e luzes, e não mais precisará de receber as luzes e Kelim de Ima de ZA, como está escrito, “E a luz da lua será como a luz do sol.”
Como nas anteriores redenções de Malchut, Malchut é construída em três linhas, e então ela mesma é construída — o vaso de recepção das três linhas. Similarmente, na redenção futura, a luz da redenção deve corrigir a Malchut uma de cada vez nas três linhas, e então ela própria, que recebe das três linhas. Subsequentemente, ela terá toda a perfeição adequada para o completo Zivug, que são os cinco discernimentos da correcção.
Isto conduz a uma ordem de tempos:
- Primeira correcção — de sessenta anos a sessenta e seis e meio, somente a linha direita nela será corrigida na luz da contagem.
- Segunda correcção — de sessenta e seis a setenta e três anos, a linha esquerda será corrigida na luz da recordação. Assim, nesse tempo, o Messias Filho de José aparecerá na terra da Galileia. Todos os sinais nesse tempo vêm dos Dinim [julgamentos], que se aplicam durante a iluminação da esquerda.
- Terceira correcção — de setenta e três anos a 100 anos, se corrige a linha média nela, pela qual o Messias Filho de David aparecerá.
- Quarta correcção—ela mesma, para receber tudo o que há nas três linhas, de 100 anos até ao fim do sexto milénio, num Zivug da Vav na Hey. E todas as velhas almas que saíram desde os dias da criação do mundo até ao fim do sexto milénio então receberão completa renovação.
- A quinta correcção—o sétimo milénio, quando Malchut é completada na sua plenitude, e isso será um dia para o Criador, para um Zivug para gerar novas almas, que nunca existiram desde o dia da criação do mundo até ao sétimo milénio.
Ele disse que no 66º, o Rei Messias aparecerá na terra da Galileia, e ele é o Messias, Filho de José, que aparece no seu domínio, e seu tempo são sete anos durante setenta e três anos. Isto assim é porque ele vem para corrigir com a luz da recordação, a metade da Malchut que ainda falta na luz da contagem, cujo tempo são seis anos e meio, dado que ela é a luz de VAK. E agora que a luz da recordação—que é GAR—chegou, o Messias, Filho de José, apareceu primeiro, para corrigir o todo da linha esquerda—sete anos. Isto indica que aMalchut foi completamente corrigida, até de Chazeh para baixo, dado que nas anteriores redenções, sua linha esquerda foi corrigida somente pela força da sua ascensão a Ima, que recebeu a linha esquerda de Ima. Mas agora, sua própria linha esquerda será corrigida no seu lugar abaixo, e ela não mais precisa da linha esquerda de Ima.
Foi dito, “E uma estrela do oriente engolirá sete estrelas do norte.” Isto assim é devido aos quatro ventos —HB TM—Biná está no norte e Tifferet está no oriente. Recordação é a luz da Vav, Tifferet, a estrela do oriente, que corrigirá a Malchut na linha esquerda ela mesma. Logo, com isso ela revoga o lado esquerdo de Ima, o lado norte, que estava na estrutura de Malchut até então. Isso é percepcionado como engolir as sete estrelas de Binádentro dela, e as sete estrelas são as sete Sefirot, HGT NHYM, que estão incluídas na linha esquerda.
Foi dito, “E uma labareda de fogo negro penderá no firmamento durante sessenta dias.” Dinim que vem para o mundo pela iluminação da esquerda são chamados, “uma labareda de fogo.” Até então, a labareda era vermelha cor de fogo, de Biná e não de Malchut. Isto assim é porque as quatro cores—branco, vermelho, verde e preto—são HB TM, onde vermelho é Bina. Mas agora que a Malchut obteve luzes e Kelim de si mesma, e a linha esquerda se estende a ela nos seus próprios Kelim, que é a cor preta, a labareda de fogo que vem pela iluminação da esquerda é da cor preta. É por isso que ele diz que um fogo negro penderá no firmamento. E o número sessenta dias são sessenta heróis, pois ela é chamada, “iluminação da esquerda,” onde embora ela seja a luz de GAR, ela é ainda somente GAR em VAK, onde cada ponta consiste de dez, e eles são também sessenta. Também, dias são Sefirot.
Foi dito, “E guerras despertarão no mundo no lado norte, e dois Reis cairão nestas guerras.” Pela força dos Dinim na iluminação da esquerda, guerras serão estendidas ao mundo. E porque o oriente então engolirá o norte, os Dinim se esticarão do oriente ao norte, também. “E dois Reis cairão nessas guerras,” um das nações do mundo e um de Israel, que é o Messias Filho de José.
Está escrito, “E todas as pessoas se reunirão, sobre a filha de Jacob, para a repelir do mundo.” Isto é porque depois da queda do Messias Filho de José, as nações grandemente se intensificarão e quererão repelir Israel do mundo, como está escrito, “É um tempo de apuros para Jacob, mas ele será salvo dele.” Isto significa que esses Dinim e apuros não virão como punições, mas de modo a posteriormente se tornarem Kelim para a salvação completa. Este é o sentido de, “Ele será salvo dele.”
Está escrito, “Nesse tempo, todas as almas perecerão do corpo,” onde pelos Dinim e os apuros que elas sofrerão nesse tempo, o poder das almas que estavam em tempos num corpo serão esvaziadas, e não só as almas dessa geração, mas as almas de todas as gerações que estiveram em tempos num corpo desde o dia da criação do mundo. Todas elas enfraquecerão e sua força se esgotará, até, “E elas precisarão de regressar e serem renovadas,” ou seja que elas precisarão de (e têm) ser renovadas.
480) Em setenta e três anos, sete anos após a divulgação do Messias Filho de José, todos os Reis do mundo se reunirão na grande cidade, Roma, e o Criador despertará sobre eles fogo e granizo e pedras de cristal, e eles perecerão do mundo. E somente aqueles reis que não vieram a Roma permanecerão no mundo e mais tarde retornarão para travar outras guerras. Nesse tempo, o Rei Messias despertará pelo mundo, e várias nações e vários exércitos se reunirão nele pelo mundo fora, e todos os filhos de Israel se reunirão nos seus lugares.
Interpretação: É aqui que a linha média é estabelecida, que se trata da subjugação da esquerda de modo a ser incluída na linha direita, bem como a direita na esquerda. Então o grau é completado de todos os lados. Este é o sentido de, “Em setenta e três anos… todos os Reis do mundo,” todos aqueles cuja força é da esquerda se reunirão na grande cidade, Roma, que é a cabeça de todas as forças da esquerda. “E o Criador despertará sobre eles… e eles perecerão do mundo.” Isto assim é porque através da iluminação da linha média, todos os Dinim[julgamentos] serão cancelados e as forças da esquerda perecerão do mundo. “E somente aqueles Reis que não vieram a Roma,” aqueles que se estendem das Klipot da direita, que não vieram a Roma, que é a esquerda, “Mais tarde retornarão para travar outras guerras,” dado que durante a quarta correcção, haverá um tempo para as forças da direita combaterem Israel, como está escrito em baixo.
“Nesse tempo, o Rei Messias despertará,”—o Messias Filho de David—que se estende da linha média, e assim seu tempo para aparecer chegou, juntamente com sua correcção. “E todos os filhos de Israel se reunirão nos seus lugares,” para irem para Jerusalém, pois então começa a colheita dos exílios e eles se reunirão nos seus lugares para irem para Jerusalém. Mas eles não irão antes da chegada da quarta correcção da Malchut que receberá a iluminação das três linhas dentro dela. E então todos de Israel se reunirão e virão para Jerusalém.
481) Até os anos serem completados e chegarem aos 100 anos no sexto milénio. Então a Vav se unirá com aHey, doando a correcção das três linhas sobre aHey, Malchut, ou seja a quarta correcção. “Então eles trarão todos os vossos irmãos de todas as nações como uma oferenda ao Senhor,” e então será a colheita dos exílios. E os filhos de Ismael—a cabeça de todas as forças das Klipot da direita (como Roma com as forças da esquerda)—despertará nesse tempo juntamente com todas as pessoas do mundo que não vieram a Roma, para chegarem a Jerusalém para a guerra, como está escrito, “Pois Eu reunirei todas as nações contra Jerusalém para batalhar.” E também está escrito, “Os reis da terra se levantam,” e também, “Aquele que se senta nos céus se rirá.”
482) Depois de todas as forças do Sitra Achra na direita e na esquerda desaparecerem, a pequena Vav despertará, Yesod deZA, para se unir com a Hey e para renovar as velhas almas, ou seja aquelas que estiveram num corpo desde o tempo da criação do mundo até então, de modo a renovar o mundo, Malchut, como está escrito, “Que o Senhor rejubile nas Suas obras.” Está também escrito, “Que a glória do Senhor perdure para sempre,” para que a Hey se una adequadamente com a Vav, como deve ser. “Que o Senhor rejubile nas Suas obras,” para trazer abaixo Suas acções, que são as almas renovadas para o mundo, para que todas elas sejam novas criações e todos os mundos se unirão como um.
483) Felizes são aqueles que permanecerão no mundo no fim do sexto milénio, para entrar no Sabat, que é o sétimo milénio. Isto assim é porque então é um dia, somente para o Senhor, para adequadamente acoplar com a Hey e reunir novas almas para doarem sobre o mundo, ou seja almas que nunca nasceram no mundo. Elas estarão no mundo juntamente com as velhas almas que permaneceram desde o princípio e foram renovadas, como está escrito, “E virá a passar-se que aquele que é deixado em Sião, e aquele que permanecer em Jerusalém serão chamados 'sagrados,' até cada um que está escrito na vida em Jerusalém.”
Os segredos da torá são revelados nos dias do messias
VaYikrá [O Senhor Chamou]
387) Depois de Moisés morrer, está escrito, “E seu povo se levantará, e se perderá.” Ai do mundo quando Rabi Shimon parte dele, quando as fontes de sabedoria estão bloqueadas no mundo e um homem procura uma palavra de sabedoria, mas nenhuma se encontrará para falar. E o mundo inteiro andará a errar na Torá e não haverá nenhum para evocar na sabedoria.
Está escrito sobre esse tempo, “E se a inteira congregação de Israel errar,” ou seja se eles errarem na Torá e não souberem seus caminhos o que eles são porque “e a matéria está escondida dos olhos da assembleia,” ou seja que não há nenhum que saiba como revelar a profundidade da Torá e seus caminhos, ai dessas gerações que estarão no mundo nesse tempo.
388) No tempo do Messias, o Criador revelará profundos segredos na Torá, “Pois a terra estará cheia do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Está escrito, “E eles não ensinarão mais todo o homem seu vizinho, e todo o homem seu irmão, dizendo, ‘Conhecei o Senhor’; pois todos eles Me conhecerão, do menor entre eles ao maior deles.”
a aparição da sabedoria a todas as nações
VaYerá [O Senhor Apareceu]
460) Quando estiver perto dos dias do Messias, até crianças encontrarão os segredos da sabedoria e conhecerão os fins e cálculos da redenção nela. Nesse tempo, ela será revelada a todos. Este é o significado do versículo, “Pois então voltarei Eu para os povos.” O que é “Então”? É o tempo em que a Assembleia de Israel se levanta da poeira. Quando o Criador a levanta, “Então voltarei Eu para os povos uma pura língua, para que todos eles possam evocar o nome do Senhor, para O servir ombro a ombro.”
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