Está escrito, “E o homem Moisés era muito
humilde.” Humildade significa baixeza, quando uma pessoa se anula perante a
outra. Não é necessariamente a anulação externa, mas interna, também. “Externa”
significa o que é visto por fora, aquilo que é revelado, quando todos podem ver
que ele pensa nada de si mesmo, mas considera seu amigo sendo de grau mais
importante que o seu. Isto é demonstrado pelos actos que ele faz perante seu
amigo.
E há também interioridade, chamada “oculto.” Estes são o
pensamento e a mente, que ele deve anular perante seu amigo, também. Este é o
significado do que está escrito, “Minha alma será como poeira perante tudo.” A
questão é, “Como pode uma pessoa razoável e racional dizer que sua razão é
anulada perante todo e cada um, enquanto ela sabe e sente de si mesma que está
num grau que é centena de vezes mais alto que o do seu amigo?”
Todavia, há um discernimento chamado “parte,” e um
discernimento chamado “todo.” O todo é mais alto que a parte, e um se deve
anular a si mesmo perante toda e cada parte ao ser parte do todo. Por outras
palavras, em respeito à individualidade, todos de Israel não são assim tão
importantes, mas em respeito ao todo, toda pessoa é muito importante da
perspectiva do todo.
Um deve anular suas necessidades perante as necessidades do
colectivo. E dado que uma pessoa deve anular sua razão e seus pensamentos
perante o Criador, ela se deve acostumar a si mesma por fora. Isto é chamado “fazer,”
que é chamado, “Nós faremos.” E todas essas anulações vão permitir-lhe anular
sua razão e pensamentos perante o Criador.
Logo, sucede-se que aquele que tem mais conhecimento tem
mais trabalho para se anular a si mesmo perante o Criador. Mas aquele que é um
tolo não precisa de anular sua razão, dado que ele não tem razão. Sucede-se que
o único mérito da razão é que um tem algo para anular, e esta é a única razão
pela qual um deve aspirar ao conhecimento. E aquele que não está pronto para
isso, é melhor para ele não ter conhecimento.
Isto é chamado “Sua sabedoria é maior que suas acções.” Isto
significa que ele tem mais conhecimento que pode anular, dado que a anulação é
considerada fazer e não escutar. “Escutar” significa compreender, e fazer é
somente pela força. Isto é chamado, “Nós faremos e nós escutaremos.” Deste
modo, se ele tem o poder de fazer, ele será capaz de receber o escutar porque
sua base é fé e não conhecimento.
Rav Baruch
Ashlag (RABASH), in Dargot HaSulam