
O Dr. Michael Laitman é o fundador e presidente do Instituto de Educação e Pesquisa de Cabalá Bnei Baruch, dedicado a ensinar e compartilhar a sabedoria da Cabalá. Ele é professor de Ontologia, possui um PhD em Filosofia e Cabalá, além de um mestrado em biocibernética.
Após uma busca incansável por um lugar onde pudesse estudar os sistemas abrangentes da realidade, o Dr. Laitman encontrou seu professor, o Cabalista Rabi Baruch Shalom Ashlag (Rabash), primogênito e sucessor do grande Cabalista Baal HaSulam. Durante os 12 anos seguintes (1979-1991), ele permaneceu ao lado de Rabash até o seu falecimento.
Ao longo desse período, Dr. Laitman atuou como assistente pessoal, secretário e principal estudante de Rabash. Com o apoio e encorajamento de seu mestre, ele publicou seus primeiros três livros em 1983. Após a morte de Rabash, ele começou a expandir e disseminar o conhecimento adquirido, conforme as instruções de seu professor.
Em 1991, ele fundou o Bnei Baruch, um grupo de estudantes de Cabalá que implementa diariamente o legado de Baal HaSulam e Rabash. Hoje, o Bnei Baruch evoluiu para uma organização internacional com milhares de estudantes em todo o mundo, dedicados a pesquisar, estudar e disseminar a sabedoria da Cabalá.