Kel Mistater é uma canção que cantamos perto do fim do Shabat, no final do dia, quando já nos aproximamos da saída, o final, do Shabat. O fim do Shabat é a hora em que a Divina Shechiná, Santidade, que vem ao homem durante a ascensão espiritual começa propositadamente a abandoná-lo, deixando-o na escuridão, na falta de preenchimento para que tudo aquilo que ele recebera no Shabat lhe sirva como energia impulsionadora para o atingimento independente daquilo que ele recebera como presente no Shabat.
O Shabat é chamado "presente." Como está escrito na Torá, disse o Criador: "Um bom presente tenho para Israel e Shabat é seu nome. Vão e digam-me.", Talmude, Shabat 10b. O Shabat é verdadeiramente um presente, por quê? Um presente é algo que não é dado ao homem como recompensa, pois ele não trabalhou para isso. Um presente lhe é dado por amor.
E assim é o Shabat, do alto vem a Força Superior chamada Shabat. É claro, ela vem a um Cabalista, a uma pessoa que deseja se aproximar do Criador, aquele que se devota a si mesmo ao progresso espiritual e não a uma pessoa comum. A Força Superior vem do alto e a pessoa inevitavelmente é desperta por ela. Ela experimenta várias sensações, fenómenos que ela não merece ainda de acordo com seus Kelim, mas que lhe são dados como presente.
À pessoa é concedida sua ascensão, sua revelação, mas passado algum tempo esta sensação começa a esvaecer e a terminar. Então a pessoa diz: Kel Mistater, o Criador se esconde, "Tu, o Criador, Te revelaste a mim no estado de Shabat como presente e agora te afastas de mim novamente para teu esconderijo. compreendo que isto seja necessário para que eu me possa aproximar e Te revelar até nos dias baixos, ou seja no tempo da Tua ocultação, nos dias de semana, quando estou no estado de dias de semana separado da santidade. Mas devo garantir que todos os dias da semana se conectem ao grau de Shabat." Esta é a canção da pessoa que experimentou o Criador.
Esta canção exprime as sensações de todas as dez Sefirot, Keter, Chochma, Biná, Chesed, Gevurá, Tiféret, Netzach, Hod, Yesod e Malchut e isto assim é pois a pessoa percepcionou as qualidades do Criador nelas e agora quando ela vai para a ocultação e o Criador se distancia, ela já sabe exactamente o que ela precisa de alcançar. Isto já está inscrito nela como Reshimot e ela adquiriu a força para isto por lhe ter sido dado o estado de Shabat. Agora, durante a semana a pessoa se eleva a si mesma ao nível do Shabat anterior e mais tarde, quando o Shabat seguinte chegar, para ela será um presente ainda maior. Isto continua até que todos estes Shabatot se unam no nível da Correcção Final.