“Tudo está nas mãos dos céus, exceto o temor aos céus”, pois o homem só pode acrescentar o medo.
A alma de Israel é considerada VAK, e a alma do Egito é considerada como GAR de Chaiya. Nessa altura, havia uma mistura de VAK dentro de GAR. Este é o significado de “extrair uma nação de dentro de uma nação”. Existem raízes nisso: 1) a raiz em potencial, 2) a raiz real. A raiz potencial está em Ein Sof [infinito/sem fim], e a raiz real é diferente para cada um.
Com isto entenderemos o que está escrito, que a raiz de Atzilut começa apenas em Nekudot de SAG devido à sua descida para NHY de AK onde eles se misturaram com a Behina Dalet. Mas nos três anteriores Partzufim [plural de Partzuf], ainda não há raiz. Deveríamos compreender isto, uma vez que é explicado em vários lugares que todos os mundos estão enraizados em Ein Sof, então por que diz ele que não há raiz para Atzilut nos três primeiros Partzufim?
A questão é que devemos sempre distinguir entre potencial e real no mundo. Em Ein Sof, todos os mundos estavam enraizados no discernimento da raiz. Mas aqui estamos a falar do real, o que significa que a raiz começa na prática especificamente desde o início da associação da qualidade da misericórdia com o julgamento, o que foi feito especificamente em Nekudot de SAG.
Antes de Nekudot, somente a qualidade de julgamento é utilizada, uma vez que aquilo que dizemos, que o mundo de Ein Sof é a raiz dos mundos, isto é apenas em potencial, como se fosse o diagrama de um projeto. Há alguém que faz um plano para um edifício e constrói o edifício de acordo com o plano. Então, por um lado, pode-se dizer que com a própria planta todo o edifício já foi concluído. Por outro lado, o projeto nem sequer é o início do edifício, uma vez que o edifício é uma coisa real, por isso precisamos de uma raiz para a realidade, e isto começou apenas em Nekudot de SAG, onde a associação da qualidade da misericórdia com a qualidade do julgamento foi enraizada na prática.