Deveríamos saber que “Dois é o menor plural”. Isto quer dizer que se dois amigos se sentam juntos e contemplam como enaltecer a importância do Criador, já têm força para receber realce da grandeza do Criador na forma do despertar de baixo. E devido a este ato, segue-se o despertar de cima, e começam a ter alguma sensação da grandeza do Criador. De acordo com o que está escrito, “ Na multidão está a glória do Rei”, segue-se que quanto maior for o número do coletivo, mais eficaz é o poder do coletivo. Em outras palavras, eles produzem uma atmosfera mais forte de grandeza e importância do Criador. Nessa altura, o corpo de cada pessoa sente que considera algo que deseja fazer para santidade – significando doar ao Criador – como uma grande riqueza, que foi privilegiado em estar entre pessoas que foram premiadas com servir o Rei. Nessa altura, cada pequena coisa que faça encheo com alegria e prazer porque agora tem algo com que servir o Rei. Na medida em que a sociedade considera a grandeza do Criador com os seus pensamentos durante a assembleia, cada um de acordo com o seu nível origina a importância do Criador nele próprio. Assim, pode caminhar todo o dia no mundo de contentamento e alegria.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")
Primeiro elogia-se a importância da reunião, e depois vê-se o que adquirir dessa atividade. É como os nossos sábios disseram, “Dever-se-ia sempre louvar o Criador, e então orar”. Em outras palavras, o começo da assembleia, o que significa o começo das discussões, que é o começo da assembleia, deveria ser dedicado a elogiar a sociedade. Cada um e todos devem tentar expor razões e explicações para o seu mérito e importância. Não devem falar de nada a não ser do enaltecimento da sociedade. Finalmente, o seu louvor deveria ser elogiado por todos os amigos. Então eles deveriam dizer, “Agora que terminamos a Primeira Fase da assembleia de amigos, e a Segunda Fase começa”. Então cada um refletirá sobre as ações que podemos levar a cabo para que cada um e todos possam alcançar o amor dos amigos, o que cada pessoa pode fazer para alcançar no seu coração amor por cada um e todos na sociedade. E uma vez que a Segunda Fase esteja terminada – sugestões em relação ao que pode ser feito a favor da sociedade – começa a Terceira Fase. Esta consta em executar as decisões dos amigos sobre o que deveria ser feito.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")
Quando alguém chega à assembleia de amigos, deveria sempre ver se os amigos têm ou não o objetivo que ele anseia, que cada um deles tenha algum entendimento pelo objetivo. E ele pensa que por todos se unirem em um objetivo, cada um terá a sua própria parte, assim como as partes de toda a sociedade. Sucede-se que cada membro da sociedade terá mesma força que toda a sociedade junta.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")
Cada um deve seriamente considerar o propósito da reunião, que ele deve trazer uma sensação, depois da assembleia de amigos, que cada um tenha alguma coisa na sua mão o qual ele possa colocar dentro dos seus vasos e para que não esteja na forma de, "Mas não coloques nenhum nos teus vasos." Cada um deve considerar que se ele não se senta com atenção especial durante a assembleia, não só ele mesmo perde, mas ele também corrompe toda a sociedade. Isto é semelhante ao que está escrito no Midrash (Vayikra Rába, Capítulo 4): “Duas pessoas entraram num barco. Uma delas começou a furar por baixo dela fazendo um buraco no barco. Ele lhe disse, 'Por que estás a furar?' E ele respondeu, 'Por que te interessa; estou a furar debaixo de mim e não debaixo de ti?' Então ele respondeu, 'Seu tolo! Ambos vamos afogar junto com o barco!'"
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")
Depois de falarem da importância e da necessidade da sociedade, começa a ordem da correcçõa, como e com o quê podemos reforçar a sociedade para se tornar um bloco, como está escrito, "E lá acamparam Israel ante o monte" (Êxodo 19) e foi explicado, "como um homem com um coração." A ordem deve ser que qualquer um com uma sugestão que possa melhorar o amor de amigos, ela deve ser discutida, mas ela deve ser aceite por todos os amigos, para que não haja problema de coação aqui.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")
Enquanto eles falam da importância do amor de amigos e que sua importância inteira é que ele nos conduz ao amor pelo Criador, eles também devem pensar que o amor de amigos deve trazer-nos a importância do amor pelo Criador.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")
No principio da assembleia, deve haver uma agenda. Cada um deve falar da importância da sociedade tanto quanto ele puder, descrevendo os lucros que a sociedade lhe dará a ele e as coisas importantes que ele espera que a sociedade lhe traga, as quais ele não pode obter por ele mesmo, e como ele aprecia a sociedade em conformidade.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia - 2")
No inicio da assembleia, quando reunindo, devemos louvar os amigos, a importância de cada um dos amigos. Na medida que assumimos a grandeza da sociedade, um pode valorizar a sociedade. "E então orar," isto é que cada um se deve examinar a si mesmo e ver quanto esforço está ele a dar à sociedade. Então, quando eles vêem que você está impotente de fazer alguma coisa pela sociedade, não há lugar para orar ao Criador para o ajudar, e lhe dar força e desejo para se empenhar no amor aos outros.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia - 2")
Depois de nos examinar-mos a nós mesmos e seguir o conhecido conselho de orar, devemos pensar como se a nossa oração tivesse sido atendida e rejubilar com nossos amigos, como se todos os amigos são um corpo. E como o corpo deseja que todos os seus órgãos desfrutem, nós, também, queremos que todos os nossos amigos se desfrutem consigo mesmos agora. Então, depois de todos os cálculos vem o tempo de alegria e amor de amigos. Nessa altura, cada um deve sentir que ele é feliz, como se ele tivesse acabado de selar um negócio muito bom que lhe irá render montes de dinheiro. E é costume que em tal altura ele dê bebidas aos amigos. Similarmente, aqui todos precisam dos seus amigos para beber e comer bolos, etc. Porque agora ele está feliz, ele deseja que os seus amigos se sintam bem, também.
Daí, a dispersão da assembleia deva ser num estado de alegria e elação.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia - 2")
Quando os amigos se juntam num local, a assembleia tem certamente um propósito, uma vez que quando alguém reserva parte do seu tempo – que usaria para as suas próprias necessidades, renunciando aos seus compromissos, e participando numa assembleia – deseja obter algo. Assim, é importante experimentar que quando cada um dos amigos regressa à sua casa, deveria ver com o que veio para a assembleia, e o que adquiriu agora que está de volta.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")