- A Torá é adquirida somente num grupo.
- (Masechet Berachot 63b)
Rabi Halafta Ben Dosa diz, "Dez que se sentam e se engajam na Torá, a Shechiná [Divindade] está entre eles, como foi dito (Salmos 82), 'Deus se encontra na congregação de Deus.'" (Masechet Avot 3:6)
Os sábios do Mishná que mergulhavam no seu ensinamento disseram que dez que se sentam e se engajam na Torá, a Shechiná [Divindade] está entre eles, pois isto é todo o homem, como está escrito, "Pois Eu o Senhor habito entre os filhos de Israel," através do engajamento em Torá e Mitsvot [mandamentos/boas acções] especificamente numa dezena. Não há nada em Kedushá [santidade] em menos que dez.
(Rabi Shneur Zalman de Liadi, O Tania, "Letra Sagrada," 23)
Israel não são redimidos pela aflição ou pela escravidão, pelos abanões, ou pela loucura ou pressão ou pela falta de comida. Em vez disso, por dez pessoas que se sentem umas entre as outras, onde cada uma delas lê e aprende com o seu amigo, sua voz é escutada.
(Tana de Bei Eliahu Zuta, Capítulo 14)
Rabi Shimon revelaria os segredos da Torá e os amigos escutariam a sua voz e se conectariam com ele, pois nesta conexão, cada um responde a sua parte.
(Ramchal, Adir BaMarom, 24)
No circulo, eles se sentariam em afeição e amizade, como um feixe, como o Sinédrio, confiando uns nos outros. Para que se vissem uns aos outros, se escutassem uns aos outros e discutissem uns com os outros até que a lei adequada surgisse.
(RASHI, Masechet Hulin 5:1)
Quando nos referimos a uma audiência como “um público sagrado”, estamos nos referindo a um número de indivíduos que se reuniram e formaram uma unidade. Depois, uma cabeça é nomeada para o público, etc., e isto é chamado de Minian (dezena / quórum) ou uma “congregação”. Pelo menos dez pessoas devem estar presentes, e então, é possível dizer Kedushá (a parte específica de uma oração judaica) na cerimônia. O Zohar diz sobre isso: “Onde quer que haja dez, a Divindade habita. “Isso significa que em um lugar onde há dez homens, há um lugar para a Divindade habitar.
(RABASH, "O Que A Regra, 'Ama Teu Amigo Como A Ti Mesmo', Nos Dá?")
Disseram nossos sábios (Sanhedrin 39), “Em cada dez há Divindade.” É sabido que a Malchut é chamada “décima.” É também sabido que o Kli que recebe é também chamado “a Sefirá de Malchut,” que é a décima Sefirá que recebe a abundância superior. Também, ela é chamada “vontade de receber,” e todas as criaturas se prolongam somente dela. Esta é a razão pela qual uma congregação não é menos que dez, uma vez que todos os ramos corpóreos se prolongam das raizes superiores. Correspondentemente, seguindo a regra que não há luz que não contenha dez Sefirot, na corporalidade, uma congregação—que é reconhecida como uma coisa importante—não pode ser considerada como tal se não houverem lá dez pessoas, semelhante aos graus superiores.
(RABASH, "Uma Congregação Não São Menos de Dez")
Está escrito, "'Por que cheguei Eu e não há homem?' Quão amados são Israel pelo Criador, pois onde quer que estejam, o Criadore stá entre eles porque Ele não remove Seu amor deles, como está escrito, 'E deixai-os Me fazerem um tabernáculo,' qualquer tabernáculo, pois qualquer sinagoga no mundo é chamada de 'tabernáculo.' 'E Eu habitarei entre eles,' dado que a Shechiná [Divindade] chega primeiro à sinagoga.
"Feliz é aquele que está entre aqueles primeiros na sinagoga, dado que por eles a congregação - que não é menos de dez - é completada. São eles os primeiros que são santificados pela Shechiná. Também, a dezena deve estar na sinagoga em simultaneo e não chegar um de cada vez, para não impedir a plenitude dos órgãos, dado que toda a dezena são como órgãos de um corpo, no qual a Shechiná reside, pois o Criador fez o homem de súbito e estabeleceu todos seus órgãos juntos."
Quando os órgãos da pessoa são completados nessa altura, cada órgão em si é adequadamente estabelecido. Similarmente, porque a Shechiná chegou à sinagoga primeiro, devem haver dez lá juntos e então ela está completa, pois não há congregação com menos de dez, pois eles correspondem às dez Sefirot de Malchut. Enquanto não há dez lá juntos, nenhum deles é completo.
Posteriormente, a correcção da inteira congregação é estabelecida, como está escrito, "O Rei é glorificado pela multidão das pessoas." Assim, as pessoas, que chegam depois da primeira dezena, são todas a correcção do corpo, ou seja a correcção da congregação, uma vez que o aumento das pessoas aumenta a glória do Rei.
Quando a Shechiná chega primeiro e as pessoas não chegaram ainda adequadamente como uma dezena, o Criador grita, "Por que cheguei Eu e não há homem?" "Não há homem," pois os órgãos não foram estabelecidos e o corpo, chamado "congregação," não foi completado, dado que quando o corpo é incompleto, não há homem, pois os órgãos indivíduais que chegaram não estão completos.
Quando o corpo é completado abaixo, quando há dez juntos, a Kedushá [santidade] superior vem e entra nesse corpo e o inferior se torna precisamente como as dez Sefirot no alto. Nessa altura, todos devem evitar abrirem suas bocas para falarem de coisas mundanas pois agora Israel estão na plenitude do superior e são santificados na Kedushá superior.
(O Zohar, Násso, Item 105-108)
Israel não são redimidos pela aflição ou pela escravidão, pelos abanões, ou pela loucura ou pressão ou pela falta de comida. Em vez disso, por dez pessoas que se sentem umas entre as outras, onde cada uma delas lê e aprende com o seu amigo, sua voz é escutada.
(Tana de Bei Eliahu Zuta, Capítulo 14)
Rabi Shimon revelaria os segredos da Torá e os amigos escutariam a sua voz e se conectariam com ele, pois nesta conexão, cada um responde a sua parte.
(Ramchal, Adir BaMarom, 24)
No circulo, eles se sentariam em afeição e amizade, como um feixe, como o Sinédrio, confiando uns nos outros. Para que se vissem uns aos outros, se escutassem uns aos outros e discutissem uns com os outros até que a lei adequada surgisse.
(RASHI, Masechet Hulin 5:1)
Quando nos referimos a uma audiência como “um público sagrado”, estamos nos referindo a um número de indivíduos que se reuniram e formaram uma unidade. Depois, uma cabeça é nomeada para o público, etc., e isto é chamado de Minian (dezena / quórum) ou uma “congregação”. Pelo menos dez pessoas devem estar presentes, e então, é possível dizer Kedushá (a parte específica de uma oração judaica) na cerimônia. O Zohar diz sobre isso: “Onde quer que haja dez, a Divindade habita. “Isso significa que em um lugar onde há dez homens, há um lugar para a Divindade habitar.
(RABASH, "O Que A Regra, 'Ama Teu Amigo Como A Ti Mesmo', Nos Dá?")
Disseram nossos sábios (Sanhedrin 39), “Em cada dez há Divindade.” É sabido que a Malchut é chamada “décima.” É também sabido que o Kli que recebe é também chamado “a Sefirá de Malchut,” que é a décima Sefirá que recebe a abundância superior. Também, ela é chamada “vontade de receber,” e todas as criaturas se prolongam somente dela. Esta é a razão pela qual uma congregação não é menos que dez, uma vez que todos os ramos corpóreos se prolongam das raizes superiores. Correspondentemente, seguindo a regra que não há luz que não contenha dez Sefirot, na corporalidade, uma congregação—que é reconhecida como uma coisa importante—não pode ser considerada como tal se não houverem lá dez pessoas, semelhante aos graus superiores.
(RABASH, "Uma Congregação Não São Menos de Dez")
Está escrito, "'Por que cheguei Eu e não há homem?' Quão amados são Israel pelo Criador, pois onde quer que estejam, o Criadore stá entre eles porque Ele não remove Seu amor deles, como está escrito, 'E deixai-os Me fazerem um tabernáculo,' qualquer tabernáculo, pois qualquer sinagoga no mundo é chamada de 'tabernáculo.' 'E Eu habitarei entre eles,' dado que a Shechiná [Divindade] chega primeiro à sinagoga.
"Feliz é aquele que está entre aqueles primeiros na sinagoga, dado que por eles a congregação - que não é menos de dez - é completada. São eles os primeiros que são santificados pela Shechiná. Também, a dezena deve estar na sinagoga em simultaneo e não chegar um de cada vez, para não impedir a plenitude dos órgãos, dado que toda a dezena são como órgãos de um corpo, no qual a Shechiná reside, pois o Criador fez o homem de súbito e estabeleceu todos seus órgãos juntos."
Quando os órgãos da pessoa são completados nessa altura, cada órgão em si é adequadamente estabelecido. Similarmente, porque a Shechiná chegou à sinagoga primeiro, devem haver dez lá juntos e então ela está completa, pois não há congregação com menos de dez, pois eles correspondem às dez Sefirot de Malchut. Enquanto não há dez lá juntos, nenhum deles é completo.
Posteriormente, a correcção da inteira congregação é estabelecida, como está escrito, "O Rei é glorificado pela multidão das pessoas." Assim, as pessoas, que chegam depois da primeira dezena, são todas a correcção do corpo, ou seja a correcção da congregação, uma vez que o aumento das pessoas aumenta a glória do Rei.
Quando a Shechiná chega primeiro e as pessoas não chegaram ainda adequadamente como uma dezena, o Criador grita, "Por que cheguei Eu e não há homem?" "Não há homem," pois os órgãos não foram estabelecidos e o corpo, chamado "congregação," não foi completado, dado que quando o corpo é incompleto, não há homem, pois os órgãos indivíduais que chegaram não estão completos.
Quando o corpo é completado abaixo, quando há dez juntos, a Kedushá [santidade] superior vem e entra nesse corpo e o inferior se torna precisamente como as dez Sefirot no alto. Nessa altura, todos devem evitar abrirem suas bocas para falarem de coisas mundanas pois agora Israel estão na plenitude do superior e são santificados na Kedushá superior.
(O Zohar, Násso, Item 105-108)