A única coisa que pode ajudar uma pessoa a sair do amor próprio e a ser recompensada com o amor do Criador é o amor dos amigos.
(RABASH, "A Respeito de Acima da Razão")
A Torá veio e conteve uma regra na qual todas as coisas estão incluidas: "Ama teu próximo como a ti mesmo," "como a ti mesmo" sem quaisquer diferenciações, "como a ti mesmo" sem quaisquer divisões, sem truques ou esquemas, completamente "como a ti mesmo."
(Ramchal, Mesilat Yesharim, Capítulo 11)
Nos foi dado o Mitsvá [mandamento/boa acção] de "ama teu amigo como a ti mesmo" e Rabi Akiva disse, "Esta é a grande regra da Torá" (Bereshit Rába, Parashá 24). Por outras palavras, trabalhando no amor de amigos, a pessoa se acostuma a sair do amor próprio e a alcançar o amor pelos outros.
(RABASH, "Vem ao Faraó - 2")
O amor de amigos que é construído sobre a base do amor aos outros, pelo qual eles podem alcançar o amor ao Criador, é o oposto do que é normalmente considerado amor de amigos. Por outras palavras, amor aos outros não significa que os amigos me amem a mim. Em vez disso, sou EU que devo amar os amigos.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Há uma oração para isso, que o Criador o ajude ao o fazer sentir o amor do seu amigo próximo ao seu coração.
(RABASH, "Carta Nº 40")
Cada um deve fazer grandes esforços por si mesmo para criar o amor dos amigos no seu coração.
(RABASH, "Faz para Ti Mesmo um Rav e Compra Para Ti Mesmo um Amigo - 1")
A questão do amor, é através de "Compra para ti mesmo um amigo." Por outras palavras, através de acções, um compra o coração do amigo. E mesmo que ele veja que o coração do amigo é como uma pedra, isso não é desculpa. Se ele sente que é adequado para ser seu amigo, então ele deve comprá-lo através de acções.
(RABASH, "Carta Nº 40")
Uma pessoa deve saber que o amor é comprado através de acções. Ao dar presentes ao seu amigo, cada presente que ele dá ao seu amigo é como uma flecha e uma bala, fazendo um buraco no coração do seu amigo. E embora o coração do seu amigo seja como uma pedra, ainda assim, cada bala faz um buraco. E os muitos buracos se juntam num furo no qual o amor do dador de presentes entra. E o calor do amor atrai para ele as centelhas de amor do seu amigo, e então os dois amores tecem uma veste de amor que cobre ambos. Isto significa que um amor rodeia e envolve os dois, e naturalmente se tornam uma pessoa porque a veste que cobre ambos é uma única veste.
(RABASH, "Homem como Um Todo")
Depois de um receber a veste de amor de outro, ele desfruta somente do amor do outro e esquece-se do amor próprio. Nessa altura, cada um deles começa a receber prazer somente de se preocupar com o seu amigo, e não se consegue preocupar consigo mesmo porque cada pessoa pode trabalhar somente onde ela recebe prazer. E uma vez que ela desfruta do amor aos outros e recebe prazer especificamente disso, ela não recebe prazer de se preocupar consigo mesma.
(RABASH, "Homem como Um Todo")
Quando se afeiçoa o Criador da criação? Quando Israel estão unidos juntos e não há inveja, ódio ou competição entre eles que se pareça, quando cada um pensa somente no benefício do seu amigo. Nessa altura, o Criador está feliz com a Sua criação e foi dito sobre isto, "O Senhor se vai deleitar nas Suas acções." Por insinuação, podemos explicar o versículo, "Ama teu próximo como a ti mesmo, Eu sou o Senhor." Ou seja, se amares o teu próximo como a ti mesmo, Eu o Senhor estarei dentro de vós e Eu vos amarei a ambos.
(Rabi Israel Meir HaCoen, "HaChafetz Chaim," Zachor LeMiriam, 11)
Deveis saber que há muitas centelhas de santidade em cada um no grupo. Quando vós reunis todas as centelhas de santidade num lugar, como irmãos, com amor e amizade, vós certamente tereis um nível muito alto de santidade durante um tempo, como a luz da vida.
(Baal HaSulam, "Carta Nº 13")
Um conselho e táctica para a adequada servidão ao Criador e arrependimento é unirmos nossos corações em amor fraterno e observar a vantagem do outro no serviço ao Criador e no conhecimento do seu Fazedor e não ver os seus defeitos e remover aquele que se queixa e separa, que invoca o conflito e superá-lo. O arrependimento é principalmente se unindo com todo e cada um com amor e em um coração, para servir ao Criador e para trabalharem juntos. Com isto, o mundo do arrependimento desperta e o mundo da misericórdia e o mundo da boa vontade. Esta é uma intimação, como foi dito, "E todos aqueles que são vistos como um rememoram," ou seja que devemos nos apegar e nos conectar uns aos outros e próximos uns dos outros no coração de cada um. Isto está implicito na palavra "um," que nos tornamos um feixe, para servir ao Criador com todos nossos corações.
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, "Intimações de Rosh HaShana")
A pessoa deve se acostumar a instalar no seu coração o amor pelos amigos até ao fundo do seu coração e a persistir com isto até que sua alma e as almas dos seus irmãos se apeguem umas às outras. Quando todos são como um homem, o Uno vai habitar dentro deles e Ele vai conceder sobre eles salvações e confortos em abundância e eles vão subir no pairar do corpo e da alma.
(Rabi Menachem mendel de Vitebsk, Pri Haaretz, Carta Nº 30)
Se diz na oração de Rosh Hashaná [Serviço da Noite de Ano Novo Hebraica], “E todos eles se tornarão uma sociedade.” Nesse estado, será mais fácil “Fazer Tua vontade de todo o coração.” Isto assim é pois enquanto não houver apenas uma sociedade, é difícil trabalhar de todo o coração. Em vez disso, parte do coração permanece para seu próprio benefício e não para o benefício do Criador. Diz-se sobre isso no Midrash Tanhumá, “‘Estais hoje de pé,’ tal como o dia por vezes brilha e por vezes escurece, assim é convosco. Quando esta escuro para vós, a luz do mundo brilhará para vós, como se diz, ‘E o Senhor será para vós uma luz interminável.’ Quando? Quando todos forem uma sociedade, como está escrito, ‘Vivos cada um de vós neste dia.’ Habitualmente, se alguém pega numa pilha de ramos, ele os consegue quebrar todos de uma vez? Mas se pegar um de cada vez, até um bebé os consegue quebrar. Similarmente, descobris que Israel não serão redimidos até que sejam todos uma sociedade, como se diz, ‘Nesses dias e nesse tempo, diz o Senhor, os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá juntos.’ Logo, quando estiverem unidos, eles recebem a face da Shechiná [Divindade].”
(RABASH, Carta Nº 34)
Está escrito, "O Senhor é um e Israel são um"; assim, eles estão anexados ao Criador, uma vez que se adequa ao Uno se apegar ao uno. E quando acontece isto? É quando Israel estão agrupados e anexados juntos em completa união. Nessa altura, eles são considerados um e o Criador está sobre eles, pois Ele é um. Mas quando seus corações dividem e eles estão separados uns dos outros, eles não conseguem estar aderidos ao Uno e o Criador não está sobre eles. Em vez disso, outro Deus está sobre eles. Isto está implícito no versículo, "E vós que estão aderidos," ou seja quando estão aderidos e unidos uns com os outros, "Vós estais vivos cada um de vós." Quando eles estão em uma unidade, se adequa ao Uno se apegar ao uno e o Criador uno está sobre eles.
(Moshe Chaim Efraim de Sudilkov, Degel Machanê Efraim, VaEtchanan)
Guardar o futuro, que é pequenez da mente e cessação de Dvekut [adesão], é a conexão e amor e verdadeira paz na adesão de amigos.
(Rabi Menachem Mendel de Vitebsk, Pri Haaretz, Carta Nº 30)
Deixai-me recordar-vos da validade do amor de amigos apesar de tudo nesta altura, pois depende disso o nosso direito de existir, e sobre isso nosso próximo vindouro sucesso é medido. Assim, afastai-vos de todos os envolvimentos imaginários e disponham vossos corações a pensar pensamentos e a conceber tácticas adequadas para verdadeiramente conectar vossos corações como um, para que as palavras, "Ama teus amigos como a ti mesmo," literalmente se tornem verdade em vós, pois um versículo não alcança além da literal, e vós sereis purificados pelo pensamento do amor que cobrirá todas as transgressões. Testai-me nisso, e começai a se conectar verdadeiramente em amor, e então vereis, "o palato provará."
(Baal HaSulam, Carta Nº 47)