Está escrito sobre Abraão e Abimeleque, "E os dois fizeram uma aliança." Questionou Baal HaSulam, "Se duas pessoas entendem que é vantajoso para elas se amarem uma à outra, por que devem elas fazer uma aliança? Como é que uma acção de aparente assinatura de contrato ajuda? O que isso nos dá?" Depois ele disse, "Isso nos dá que quando fazemos uma aliança pretendemos que uma vez que é possível que alguma coisa os possa separar, eles agora fazem uma aliança, para que tal como agora eles entendem que há amor e equivalência entre eles, este aliança persista até se depois venham coisas que os separem. Ainda assim, a conexão que eles agora estabelecem será permanente. Respectivamente, devemos dizer que se posteriormente as coisas vierem que os separariam, devemos dizer que cada um deve avançar acima da razão e dizer que não vai reparar naquilo que eles vêem dentro da razão, mas avançar acima da razão. Somente desta maneira pode a aliança se segurar e não haverá separação entre eles.
(RABASH, "Todos de Israel Têm uma Parte no Mundo Vindouro")
Baal HaSulam explicou a questão de fazer uma aliança: Quando duas pessoas vêem que se amam uma à outra, elas fazem uma aliança entre elas que seu amor permaneça sempre. E ele perguntou, “Se elas se amam uma à outra e compreendem que este amor nunca as abandonará, porquê esta aliança? Porque fazem elas esta aliança, isto é para que propósito?” Por outras palavras, que ganham elas ao fazer uma aliança? É ele apenas um ritual ou é ele para certo beneficio?
Ele disse que a questão de fazer uma aliança é que agora elas compreendem que está no seu interesse que cada ame a outra devido a razões que elas podem agora ver - que cada um sente o outro e se preocupa apenas pelo seu bem estar - então elas fazem uma aliança. E como agora nenhum tem quaisquer queixas contra seu amigo, ou eles não fariam a aliança, eles dizem um ao outro, “É vantajoso para nós fazermos uma aliança de uma vez por todas.” Por outras palavras, se há alguma vez um estado onde um venha a ter queixas contra o outro, eles ambos se recordam da aliança que fizeram quando amor foi revelado entre eles.
Similarmente, embora eles presentemente não sintam o amor como sentiram então, eles ainda evocam o velho amor e não olham para o estado em que estão presentemente. Em vez disso, eles voltam atrás a fazerem coisas um pelo outro. Este é o beneficio da aliança. Então, até quando o amor que estava entre eles perdeu sua graça, porque eles fizeram a aliança, eles têm a força para despertar o amor brilhante que eles tinham antes. Desta maneira, eles empurram-se um ao outro de volta para o futuro.
Segue-se que fazer a aliança é pelo futuro. É como um contrato que eles assinam que não serão capazes de se arrepender quando vêem que os laços de amor não são como eram, que este amor lhes deu grande prazer enquanto estavam a fazer bem um ao outro, mas agora que o amor foi corrompido, eles estão impotentes e nenhum pode fazer alguma coisa pelo outro.
Mas se eles desejam fazer alguma coisa pelos seus amigos, eles devem considerar a criação da aliança que eles tinham antes, e a partir disso eles devem reconstruir o amor. É como uma pessoa que assina um contrato com o seu amigo, e o contrato conecta-os para que eles não possam partir um do outro.
(RABASH, "Vós Estais de Pé Hoje, Todos Vós")
"Em todas tuas oferendas ofertarás tu sal." Este é a aliança do sal, que é um pacto contra o intelecto, pois quando a pessoa retira coisas boas do seu amigo, eles devem fazer um pacto. Um aliança é necessário precisamente quando cada um tem exigências e queixumes contra o outro e eles podem chegar à raiva e separação. Nessa altura, a aliança feita os obriga a preservar o amor e unidade entre eles, pois a regra é que quando quer que alguém deseje para magoar o outro, eles têm uma cura - se lembrarem da aliança que fizeram entre eles. Isto os obriga a manter o amor e a paz. Este é o sentido de "Sobre todas tuas oferendas ofertarás tu sal," ou seja que qualquer aproximação no trabalho do Criador deve ser através de uma aliança de sal, pois esta é sua a inteira fundação.
(RABASH, "Um Convénio de Sal")
Eu devo avisá-lo a evocar de dentro de você o medo da frieza do amor entre nós. E embora o intelecto rejeite este retrato, pense por si mesmo – se existe uma tática através da qual aumente o amor e uma que não aumente, que, também, é considerada uma falha. É como uma pessoa que dá um grande presente ao seu amigo. O amor que aparece no seu coração durante o ato é distinto do amor que permanece no coração após o fato. Pelo contrário, ele gradualmente míngua cada dia até que a benção do amor possa ser inteiramente esquecida. Deste modo, o receptor do presente deve encontrar uma tática todo dia para tornar isso novo aos seus olhos a cada dia. Este é todo nosso trabalho – mostrar o amor entre nós, todo e cada dia, exatamente como recebido, ou seja, aumentar e multiplicar o intelecto com muitas adições à essência, até as bênçãos adicionais de agora estarão tocando os nossos sentidos como o presente essencial no início. Isso requer grandes táticas, definidas para o momento da necessidade.
(Baal HaSulam, Carta Nº 2)
Se uma sociedade é estabelecida com certas pessoas, e quando se hão reunido, deve ter havido alguém que pretendeu estabelecer especificamente este "bando". Assim, ele seleccionou estas pessoas para ver que eram compatíveis entre si. Por outras palavras, cada uma delas possuía uma centelha de amor pelos outros, mas a centelha não podia acender a luz do amor para brilhar em cada um, por isso elas concordaram que, através da sua união, as faíscas tornar-se-iam uma chama grande. Portanto, agora, também, quando ele está espiando-os, ele deve superar e dizer: "como todos eram de uma só mente, que tinham que percorrer o caminho do amor pelos outros, quando a sociedade foi estabelecida, também agora é assim". E quando todos julgarem os seus amigos favoravelmente, todas as centelhas se acederão uma vez mais e novamente haverá uma grande chama.
(RABASH, "Uma Pessoa Deve Sempre Vender os Alicerces de Sua Casa")
E vós, os amigos que aqui estão, como estiveram em afeição e amor anteriormente, não partireis daqui doravante, até que o Criador rejubile convosco e evoque paz sobre vós. E pelo vosso mérito haverá paz no mundo. Este é o significado das palavras, “Pelo bem dos meus irmãos e meus amigos deixem-me dizer, ‘Que a paz esteja dentro de vós.’”
(O Zohar, Aharei Mot, 66)