A coisa principal que precisamos e pela qual não temos combustível para o trabalho, é que nos falta a importância da meta. Ou seja, nós não sabemos como valorizar nosso serviço de modo a saber a quem estamos a doar. Também, nos falta a consciência da grandeza do Criador, de saber quão felizes somos nós que tenhamos tido o privilégio de servir ao Rei, uma vez que nada temos com o qual sejamos capazes de entender Sua grandeza.
(RABASH, "A Coisa Principal De Que Precisamos")
Há somente uma maneira, de tentar alcançar a grandeza do Criador. Isto é, em que tudo aquilo que fazemos na Torá e Mitsvot, queremos que nossa recompensa seja a sensação da grandeza do Criador e que todas as nossas orações devem ser para “levantar a Shechina [Divindade] do pó,” uma vez que o Criador está escondido de nós devido à Tzimtzum que tomou lugar e não conseguimos valorizar Sua importância e grandeza. Portanto, nós oramos para o Criador remover Sua ocultação de nós e para levantar a glória da Torá.
(RABASH, "Lishma e Lo Lishma")
Toda a base sobre a qual podemos receber deleite e prazer, e que nos é permitido desfrutar – e até mesmo obrigatório – é desfrutar de um ato de doação. Assim, há um ponto sobre o qual deveríamos trabalhar – apreciação da espiritualidade. Isto é demonstrado dando atenção para quem me volto, com quem falo, de que fonte guardo os mandamentos, e que leis estou aprendendo, isto é, em procurar conselho no que respeita como apreciar o Doador da Torá.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia - 2")
Obter a grandeza depende inteiramente do meio ambiente.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Os benefícios da sociedade, ela pode criar um ambiente diferente, trabalhando somente em prol de doar.
(RABASH, "Sobre A Importância Da Sociedade")
Através da união dos amigos em uma única unidade, recebem força para apreciar o propósito de seu trabalho, para alcançar Lishmá [em Seu nome].
(RABASH, "A Necessidade do Amor de Amigos")
Nossos sábios disseram, "Faz para ti mesmo um rav e compra para ti mesmo um amigo." Isto significa que um pode fazer um novo ambiente para si mesmo. Este ambiente irá ajudá-lo a obter a grandeza do seu rav através do amor de amigos que apreciam o rav. Através dos seus amigos discutindo a grandeza do rav, cada um deles recebe a sensação da sua grandeza. Então, dar sobre seu rav irá tornar-se recepção e suficiente motivação a uma medida que irá trazer um a se empenhar em Torá e Mitzvot Lishma. Eles disseram sobre isso, "A Torá é adquirida por quarenta e oito virtudes, ao servir amigos e pela meticulosidade de amigos." Isto é assim porque para além do rav, um precisa da meticulosidade dos amigos, também, a influência dos amigos, para que eles lhe afectem a obtenção da grandeza de seu rav. Isto é assim porque obter a grandeza depende inteiramente do ambiente, e um individuo não pode fazer uma coisa sobre isso seja o que for.
(Baal HaSulam, "Um Discurso pela Conclusão de O Zohar")
Existem duas condições para obter a grandeza:
- Escute sempre e assuma a valorização do ambiente na medida de sua grandeza.
- O ambiente deve ser grande, como está escrito, "Na multidão do povo está a glória do rei." Para receber a primeira condição, cada estudante deve sentir-se o mais pequeno entre todos os amigos. Nesse estado, um pode receber a valorização da grandeza de todos, uma vez que o grande não pode receber de um pequeno, e muito menos ser impressionado por suas palavras, apenas o pequeno é impressionado pela valorização do grande. E sobre a segunda condição, cada estudante deve exaltar as virtudes de cada amigo e acarinhá-lo como se ele fosse o maior na geração. Então o ambiente irá afectá-lo como um ambiente suficientemente grande, uma vez que qualidade é mais importante que quantidade.
(Baal HaSulam, "Um Discurso pela Conclusão de O Zohar")
Um ambiente que não O valoriza adequadamente enfraquece o individuo é previne um de obter Sua grandeza. E isto é certamente verdadeiro para o seu rav, também. Um ambiente que não valoriza adequadamente o rav previne o estudante de ser capaz de obter adequadamente a grandeza do seu rav.
(Baal HaSulam, "Um Discurso pela Conclusão de O Zohar")
E enquanto um vê como o seu ambiente desrespeita Seu trabalho e não aprecia adequadamente Sua grandeza, um não pode superar o ambiente. logo, um não pode obter Sua grandeza, e desrespeita durante o seu trabalho, como eles o fazem. E dado que um não tem a base para obter Sua grandeza, ele não irá obviamente ser capaz de trabalhar para dar contentamento sobre seu Fazedor e não por si mesmo. Isto é assim porque um não teria qualquer motivação para se esforçar, e "se tu não trabalhaste e achaste, não creias." E a sua única escolha é ou de trabalhar para si mesmo ou de não trabalhar de todo, dado que para ele, dar contentamento sobre seu Fazedor não será equivalente a recepção.
(Baal HaSulam, "Um Discurso pela Conclusão de O Zohar")
Deve haver cuidadosa guarda na sociedade, proibindo frivolidade entre eles, dado que frivolidade arruína tudo.
(RABASH, "O Propósito da Sociedade - 2")
Se sua intenção é trazer contentamento ao Criador, então se eles querem aumentar o trabalho, eles devem aumentar a grandeza do Criador, dado que na medida da Sua grandeza, a essa medida eles conseguem se anular ante Ele e fazer tudo aquilo que fazem somente peo bem do Criador. Isso é como o Zohar diz sobre o versículo, "Seu marido é conhecido nos portões," cada um segundo "aquilo que ele assume no seu coração." Portanto, em prol de ter combustível para trabalhar, aqueles que querem trabalhar pelo bemd o Criador devem cada dia se esforçar para obter a fé na grandeza do Criador, dado que a grandeza do Criador é aquilo que os obriga a trabalhar para Ele e este é todo o prazer que eles derivam do seu trabalho.
(RABASH, "Os Justos Se Tornam Aparentes através dos Ímpios")
Um deve sempre se recordar a si mesmo do propósito da sociedade. Caso contrário, o corpo tende a enevoar o objectivo, dado que o corpo se preocupa sempre pelo seu próprio beneficio. Nós devemos recordar-nos que a sociedade foi estabelecida somente sobre a base de alcançar o amor de outros, e que isto seria o trampolim para o amor de Deus.
(RABASH, "Sobre o Amor de Amigos")
Temos que despertar sempre o que o coração esquece, aquilo que é necessário para a correcção do coração: Amor de amigos, cujo objectivo é atingir amor pelos outros.
(RABASH, "Por vezes Espiritualidade É Chamada 'Uma Alma'")
Os amigos devem principalmente falar juntos sobre a grandeza do Criador, pois de acordo com a grandeza do Criador que um assume, a essa medida ele naturalmente se anula a si mesmo diante Dele.. Logo, as discussões dos amigos da grandeza do Criador despertam um desejo e anseio de se anular diante do Criador pois ele começa a sentir anseio e desejo de se conectar com o Criador. E devemos também nos recordar que à medida que os amigos consigam valorizar a importância e grandeza do Criador, ainda assim devemos avançar acima da razão, ou seja que o Criador é mais alto que qualquer grandeza do Criador que o homem consiga imaginar. Devemos dizer que acreditamos acima da razão que Ele conduz o mundo numa orientação benevolente, e se um acreditar que o Criador deseja somente o melhor do homem, isso faz a pessoa amar o Criador até que ela seja recompensada com, “E amarás o SENHOR teu DEUS com todo teu coração e com toda tua alma.” E é isto o que uma pessoa precisa de receber dos amigos.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Deveríamos saber que “Dois é o menor plural”. Isto quer dizer que se dois amigos se sentam juntos e contemplam como enaltecer a importância do Criador, já têm força para receber realce da grandeza do Criador na forma do despertar de baixo. E devido a este ato, segue-se o despertar de cima, e começam a ter alguma sensação da grandeza do Criador. De acordo com o que está escrito, “ Na multidão está a glória do Rei”, segue-se que quanto maior for o número do coletivo, mais eficaz é o poder do coletivo. Em outras palavras, eles produzem uma atmosfera mais forte de grandeza e importância do Criador. Nessa altura, o corpo de cada pessoa sente que considera algo que deseja fazer para santidade – significando doar ao Criador – como uma grande riqueza, que foi privilegiado em estar entre pessoas que foram premiadas com servir o Rei. Nessa altura, cada pequena coisa que faça encheo com alegria e prazer porque agora tem algo com que servir o Rei. Na medida em que a sociedade considera a grandeza do Criador com os seus pensamentos durante a assembleia, cada um de acordo com o seu nível origina a importância do Criador nele próprio. Assim, pode caminhar todo o dia no mundo de contentamento e alegria.
(RABASH, "A Agenda da Assembleia")