É da natureza do fogo da inveja ser geral, englobando todos os tempos e toda a realidade. Isso é porque é a conduta de inveja: se alguém não tivesse visto o objeto na posse de um amigo, o desejo pela posse não teria despertado de maneira alguma. Descobrimos que a sensação de ausência não é pelo que não tem, mas pelo que seu amigo tem, que são todos os descendentes de Adão e Eva, ao longo das gerações. Assim, esta força é ilimitada e é, portanto, apta para o seu papel sublime e exaltado.
(Baal HaSulam, "Introdução Ao Livro Panim Meirot uMasbirot")
Nossos sábios disseram, “Inveja de calculadores aumenta a sabedoria.” Por outras palavras, quando todos os amigos olham para a associação como estando num nível elevado, tanto em pensamentos como em acções, é natural que cada um e todos devam elevar o seu grau para um nível mais elevado do que aquele que tem pelas qualidades do seu próprio corpo. Isto significa que mesmo que não tendo uma gana inata por grandes desejos ou não for intensamente atraído para a honra, ainda assim, através da inveja, pode adquirir poderes adicionais que não tem na sua própria natureza. Em vez disso, a força da qualidade de inveja nele procriou novos poderes dentro dele os quais existem na associação. E através deles, recebeu aquelas novas qualidades, isto é poderes que não foram instalados nele pelos seus progenitores. Assim, agora tem novas qualidades que a associação procriou nele.
(RABASH, "Acerca de Acima da Razão")
Uma pessoa tem qualidades que os pais legaram aos seus filhos, e tem qualidades que adquiriu da associação, que é uma nova posse. E isto só lhe chega através de se ligar com a associação e a inveja que sente em relação aos amigos quando vê que eles têm melhores qualidades que as suas próprias. Isso motiva-o a adquirir as suas boas qualidades, que não tem e das quais está ciumento. Assim, através da sociedade, ele ganha novas qualidades que adopta ao ver que eles estão num nível mais avançado que o seu, e fica com inveja deles. É esta a razão porque agora pode ser maior do que quando não tinha uma sociedade, uma vez que adquire novos poderes através da sociedade.
(RABASH, "Acerca de Acima da Razão")
O corpo é incapaz de tolerar humildade. Em vez disso, todos têm orgulho e ele é incapaz de aceitar uma situação em que o seu amigo é maior que ele. Assim, quando vê que os seus amigos estão num nível mais elevado que o seu próprio, isto faz com que ele se suba de nível de todas as maneiras.
(RABASH, "Acerca de Acima da Razão")
Se vir que os amigos estão num grau mais elevado que o seu, vê dentro da razão como está numa inferioridade desqualificada em comparação com os amigos, que todos os amigos guardam o horário de chegada ao seminário, e têm grande interesse em tudo o que está a acontecer entre os amigos, para ajudar alguém como puderem, e imediatamente implementarem todas as recomendações dos professores para o trabalho na acção presente, etc., certamente que isto o afecta e lhe dá força para ultrapassar a preguiça, tanto quando necessita de acordar antes do romper do dia, mas também quando está acordado. Também, durante a lição, o seu corpo está mais interessado nas lições, pois de outra forma atrasar-se-á em relação aos seus amigos. Também, com tudo o que respeita Kedushá [santidade], deve tomá-lo mais seriamente porque o corpo não pode tolerar ficar para trás. Além disso, quando o seu corpo olha para os amigos , vê dentro da razão que todos estão a trabalhar para o Criador, e então também o seu corpo lhe permite trabalhar para o Criador.
(RABASH, "Acerca de Acima da Razão")
Uma pessoa deve imaginar que seu amigo serve o Criador mais que ela e "Inveja de escritores aumenta sabedoria." Com isto ela fortalecer-se cada vez mais no trabalho do Criador. Este é o significado de "Cada um é queimado pelo Hupá [dossel] de seu amigo," ou seja pela excitação. Ao ver que o Hupá de seu amigo é maior que o seu, um fogo vai arder dentro dele e sua alma ficará excitada em relação a servir o Criador mais e mais e ele vai alcançar mais realizações de Divindade.
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, Yitro [Jétro])
O coração e a raiz do trabalho do Criador é o amor de amigos. Com isto, uma pessoa consegue chegar ao verdadeiro trabalho do Criador. Quando ela vê que seus amigos aspiram e desejam servir o Criador em Torá e oração, isso vai excitar seu coração a se juntar a eles e todas as acções dos seus amigos serão maiores aos seus olhos que as suas próprias acções.
(Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, "Intimação do Cantar dos Cantares")
O princípio e a questão da qual tudo depende e o conteúdo dos caminhos para o arrependimento correcto é achado através do amor de amigos, adesão de amigos e proximidade aos justos da geração. Com isto ele alcança a submissão completa pois ele vê o trabalho dos seus amigos, a intensidade das chamas dos seus corações e sua excitação em relação a servir o Criador. Com isto ele vai aprender a fazer semelhante e vai reconhecer a sua humildade e vai se arrepender em completo arrependimento.
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, Ki Tetzé)