Várias pessoas devem vir em conjunto com o desejo de abandonar o amor-próprio, mas sem força suficiente e considerar a doação para se tornar independente, sem ajuda externa. Agora, se essas pessoas se anulam perante cada uma, uma vez que cada um deles tem no mínimo amor potencial do Criador, ainda que eles não o possam, efetivamente, manter, então por cada adesão à sociedade e anulando-se, antes disso, eles se tornam um só corpo.
Por exemplo, se houver dez pessoas num corpo, esse corpo tem dez vezes mais poder que uma só pessoa. No entanto, é com a condição de que cada um pense que chegou agora para o propósito de anular o amor-próprio. Isto quer dizer, que agora ele não irá considerar como saciar o seu desejo de receber, mas irá pensar tanto quanto o possível, apenas no amor ao outro. Esta é a única via de obter o desejo e a necessidade de atingir uma nova propriedade, chamada “Desejo de doar”. No final, do amor de amigos, pode-se alcançar o amor do Criador, ou seja, dar contentamento ao Criador.
(RABASH, "Amor de Amigos - 2")
Está escrito, "Assemblem-se, purifiquem-se," pois uma assembleia é mais uma unificação no coração e na alma, da palavra "reunião," dado que uma reunião é somente nos corpos, embora as visões não se unam. Esta é uma assembleia de fora para dentro, onde eles se unem mais. Por esta razão, "assembleia" é mais relativo às almas, dado que uma alma significa desejo e anseio e se cada pessoa deseja o seu benefício pessoal, embora elas queiram todas a mesma coisa, ainda assim isso não é uma visão, dado que cada uma quero seu próprio benefício e seu próprio favor. Mas se elas forem plenas e muitas desejarem satisfazer a vontade do seu Pai nos céus, isto é definitivamente chamado "uma assembleia completa." Isto é digno de ser chamado "uma assembleia," pois cada um se une com uma intensa emoção de fazer a vontade do nosso Pai nos céus.
(Rabi Shmuel Bernstein de Sochatchov, Shem Mishmuel, VaYechi)
O propósito principal da assembleia é que todos estejam em uma unidade e procurem somente um propósito: achar o Criador. Em toda a dezena está a Shechiná [Divinidade]. Claramente, se há mais que dez, há mais revelação da Shechiná. Portanto, cada um se deve conectar ao seu amigo e ir até ele para escutar dele algumas palavras sobre o trabalho do Criador e como achar o Criador. Cada um se deve anular ante seu amigo e assim todos devem fazer. Naturalmente, quando a assembleia está com esta intenção, então mais que o bezerro quer comer, a vaca quer alimentar e o Criador se aproxima deles e Ele está com eles e grandes misericórdias e bem são revelados graciosidade se propaga sobre a assembleia de Israel.
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, VaYechi)
A regra principal pela qual marchar verdadeiramente no caminho do Criador é através da adesão de amigos. Se reunindo juntos, cada um se anula ante seu amigo quando ele vê o mérito do seu amigo na Torá e Mitsvot [mandamentos] e boas acções e ele se torna baixo aos seus próprios olhos e seu amigo é maior que ele. Portanto, ele ama cada um e quer e deseja verdadeiramente permear todo e cada um por causa da alegria e amor e isto é pela adesão com os amigos.
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, Re'e)
Quando os filhos de Israel se reunem, é certamente uma grande coisa, mas o mais importante é que cada um não pense que ele mesmo é justo, importante ou seja o que for dentro do grupo sagrado. Ela não deve desejar macular a sagrada sociedade através das suas acções. Embora pareça que ela é uma grande pessoa, ainda assim ela deve olhar para as suas acções e pensar, no que é ela importante? Logo, ela se deve anular completamente a si mesma.
É sabido que em cada dez há a Shechiná [Divindade] e este é um grau completo. Num grau completo há a cabeça, mãos, pernas e calcanhares, como é sabido das palavras dos sábios. Sucede-se que quando cada pessoa se considera a si mesma como nada na sociedade sagrada, ela se considera o calcanhar do grupo e eles são considerados a cabeça, o corpo e os órgãos superiores.
Quando cada um pensa de si desta maneira, eles fazem os portões da abundância e todo o tesouro no mundo se abrir ante eles. E isso é extraido principalmente através daquele que mais se considera como "nada" e como um "calcanhar."
(Rabi Kalonimus Kalman Epstein, Maor VaShemesh, Ekev)
A questão da assembleia de amigos. Quando eles se reúnem, o que devem eles discutir? Primeiro, a meta deve estar clara para cada um—esta reunião deve render o resultado de amor de amigos, que cada um dos amigos seja despertado para amar o outro, que é chamado “amor aos outros.”
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Quando um grupo de pessoas se reune e desejam trabalhar juntas no amor de amigos, todas elas se devem ajudar umas às outras tanto quanto puderem.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
É importante permanecer sério durante a assembleia para não perder a intenção, pois é por esta direcção que eles se reuniram. E para caminhar humildemente, um deve ser acostumado a aparecer como se um não esteja sério. Mas na verdade, um fogo arde dentro de seus corações. Todavia, para pequenas pessoas, durante a assembleia um deve estar cauteloso de seguir palavras e acções que não rendam o objectivo da reunião - que daí eles devem alcançar Dvekut com o Criador.
(RABASH, "O Propósito da Sociedade - 2")
Antes que cada amigo venha para a assembleia de amigos, ele deve contemplar o que pode ele dar à sociedade para elevar o espírito da vida nela.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Mas o que pode uma pessoa fazer quando ela sente que está num estado de tristeza—tanto em termos do estado corpóreo como do estado espiritual—e que o tempo em que ele deve ir para a sociedade chegou? E todavia, nossos sábios disseram, “Uma preocupação no coração do homem? Deixai que ele fale dela aos outros.” Por outras palavras, ele deve contar aos seus amigos e talvez eles lhe possam oferecer alguma ajuda. Mas se isto assim é, porque dizemos que cada um deve trazer animo elevado para a sociedade quando ele não tem nenhum? E além do mais, há uma regra que um não pode dar aquilo que ele não tem.” Assim, o que pode ele dar à sociedade que dê animo elevado à sociedade? Certamente, não há outro caminho senão que o homem caminhe na linha direita. Portanto, antes que ele vá para o amor de amigos, ele deve ler o ensaio de Baal HaSulam (de 1943) onde ele clarifica o que é a linha direita, e qual é o sentido de acima da razão. E ele deve extrair força de lá para que quando ele vá para a sociedade, todo e cada um seja mais ou menos capaz de provocar um espírito de vida, e com isso, o todo da sociedade sentirá maior alegria e confiança.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Cada um deve tentar trazer para a sociedade um espírito de vida e esperança e provocar energia na sociedade. Logo, cada um dos amigos será capaz de dizer para si mesmo, “Agora começo uma nova lousa no trabalho.” Por outras palavras, antes de ele ir à sociedade, estava desiludido com o progresso no trabalho de Deus, mas agora a sociedade o preencheu de vida e esperança. Assim, através da sociedade ele obteve a confiança e a força para superar porque agora ele sente que pode alcançar a plenitude. E todos seus pensamentos—que ele enfrentava uma alta montanha que não podia ser conquistada e que estas eram verdadeiramente formidáveis obstruções—agora ele sente que elas nada são. E ele recebeu tudo isso do poder da sociedade pois todo e cada um tentou instar um espírito de encorajamento e a presença de uma nova atmosfera na sociedade.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Quando uma pessoa vem para a sociedade e vê que a sociedade inteira está num estado de declínio, então com pode ela ser fortalecida por eles? Nessa altura, ela deve julgar todos a uma escala de mérito.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Durante a assembleia, é proibido evocar a linha esquerda. Somente quando um está sozinho é ele permitido usar a linha esquerda, mas não mais que uma hora por dia. Mas a essência da obra do homem é avançar especificamente pela linha direita, como está escrito (no ensaio de 1943). Mas duas pessoas juntas não devem falar da esquerda, pois somente assim podem elas receber assistência da sociedade.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
O que deve um amigo fazer se ele precisar de ajuda dos seus amigos? Dissemos acima que é proibido falar de coisas más que tragam tristeza na assembleia de amigos. A resposta é que um deve escolher um amigo próximo, esse amigo falará para a sociedade, mas não no tempo da assembleia de amigos. Por outras palavras, ele pode falar para o todo da sociedade junta, mas não durante a assembleia de amigos regular. Em vez disso, ele pode organizar um encontro especial em favor do amigo que precisa de assistência.
(RABASH, "O Que Procurar na Assembleia de Amigos")
Temos que despertar sempre o que o coração esquece, aquilo que é necessário para a correcção do coração: Amor de amigos, cujo objectivo é atingir amor pelos outros. Esta não é uma coisa agradável para o coração, que é chamado "amor próprio." Assim, quando há uma reunião de amigos, devemos recordar-nos de trazer a pergunta, isto é que cada um se deve perguntar a si mesmo quanto nós avançámos no amor aos outros, e quanto nós fizemos para nos promover dessa maneira.
(RABASH, "Por vezes Espiritualidade É Chamada 'Uma Alma'")
Deve haver cuidadosa guarda na sociedade, proibindo frivolidade entre eles, dado que frivolidade arruína tudo.
(RABASH, "O Propósito da Sociedade - 2")