O Maimónides já disse sobre isso que se numa linha de mil cegos que caminham ao longo do caminho, e há pelo menos um entre eles que pode ver, eles estão certos a tomar o caminho certo e não cair nos fossos e obstáculos, uma vez que eles estão a seguir o que tem vista que os lidera. Mas se essa pessoa está em falta, eles estão certos a tropeçar sobre cada obstáculo no caminho, e irá cair no fosso.
(Baal HaSulam, "Introdução ao Livro do Zohar")
Venha e veja quão gratos nós devemos ser aos nossos professores, que dão-nos suas Luzes sagradas e dedicam suas almas para fazer o bem para nossas almas. Eles estão no meio entre o caminho de duros tormentos e o caminho do arrependimento. Eles nos salvam do submundo, que é mais difícil do que a morte, e habituam-nos a alcançar os prazeres celestiais, a sublime gentileza e o bem estar que é a nossa herança, pronta e aguardando por nós desde o início, como já dissemos acima. Cada uma delas opera em sua geração, de acordo com o poder da Luz de sua Torá e santidade. Nossos sábios já disseram, “Você não tem uma geração sem tais como Abraão, Isaac e Jacó”.
(Baal HaSulam, "Introdução Ao Livro Panim Meirot uMasbirot")
Uma pessoa tem a escolha de ir para um lugar onde existem justos. Um pode aceitar sua autoridade, e então ele irá receber todos os poderes que lhe falta pela natureza de suas próprias qualidades. Ele irá recebê-lo dos justos. Este é o beneficio em “plantou-os em cada geração,” para que cada geração tenha alguém para quem se voltar, para se apegar, e de quem receber a força necessária para se elevar ao grau de um justo. Então, eles, também, subsequentemente se tornam justos.
(Baal HaSulam, "Ele Não Disse Ímpio ou Justo")
Se o rav ensina aos discípulos o trabalho que deve ser feito em prol de doar, ou seja por que a pessoa vem para este mundo, para fazer a missão de Deus, pelo bem do Criador, essa pessoa é um mensageiro do Criador e não um senhorio neste mundo, mas um servo do Criador. O sentido de “mensageiro do Criador” é “anjo do Criador.” Este é o significado de “Se o rav for semelhante a um anjo do Criador, deixai-os procurar aprender dele.”
(RABASH, "O Que Significa que a Escada é Diagonal, no Trabalho?")
É um grave alerta de não aprender a sabedoria da Cabala sozinho dos livros, pois é impossível alcançar a profundidade da intenção das questões Divinas, que altamente prevalecem acima do intelecto humano, mas ao invés disso através de muita santidade e pureza através de um dador, um honesto e leal Cabalista que tenha recebido de um Cabalista reconhecido.
(Rabi Eliahu ben Shlomo Zalman, O Gaon de Vilnius, Aderet Eliahu)
Na verdade, sempre precisamos de um guia que saiba como conduzir a pessoa, de modo a distinguir a verdade da falsidade, uma vez que a pessoa não consegue escrutinar sozinha.
(RABASH, "É Proibido Escutar uma Coisa Boa de uma Má Pessoa")
Aqueles cujos olhos ainda não foram abertos para as vistas do Céu, e ainda não adquiriram proficiência nas ligações dos ramos deste mundo com suas raízes nos Mundos Superiores são como os cegos raspando as paredes. Eles não irão compreender o verdadeiro significado de sequer uma única palavra, pois cada palavra é um nome de um ramo que se relaciona à sua raiz. Apenas se eles receberem uma interpretação de um sábio genuíno se faz de si mesmo disponível para o explicar na linguagem falada, que é necessariamente como traduzir de uma língua para outra, da linguagem dos ramos para a linguagem falada. Apenas então será ele capaz de explicar o termo espiritual como este é.
(Baal HaSulam, "Talmud Eser Sefirot," Parte Um, Histaklut Pnimit)
Não fossem os sábios, as pessoas não saberiam o que é a Torá e o que são os Mitsvot [mandamentos] do Criador e não haveria diferença entre o espírito do homem e o espírito de uma besta.
(O Zohar, Shemot, 84)
É impossível entender a Torá através do intelecto, uma vez que a visão dos senhorios é oposta à visão da Torá. Nós precisamos somente de fé nos sábios.
(RABASH, "A Disputa enter Coré e Moisés")
Que se mantenham anexados a um justo verdadeiro com genuína fé no sábio. Então não há esperança de que o justo o reformará e os sentenciarão a uma escala de mérito como é apropriado para a presença do Criador.
(Baal HaSulam, Carta Nº 43)
Não podemos entender sequer as questões literais sem a assistência dos Cabalistas. Ante eles dobramos nossas cabeças e nossos olhos serão abertos em tudo isto.
(Sefer HaHinuch, Trumá)