Sobre a associação da qualidade de julgamento com misericórdia, pela qual o inferior se tornou digno de Mochin e sobre os AHP do superior que caíram para o inferior.
É sabido que o trabalho principal é a escolha, ou seja "escolhe a vida," para que haja Dvekut[adesão], que é Lishmá [pelo Seu bem]. Com isto, a pessoa é recompensada com Dvekut com a Vida das Vidas. Quando há Providência aberta, não há lugar para a escolha. Por essa razão, o superior elevou a Malchut, que é a qualidade de julgamento, até aos Eynaim [olhos]. Isto criou uma ocultação, ou seja que parecia para o inferior que houve um retrocesso no superior, de que não havia Gadlut [grandeza/maturidade] no superior.
Subsequentemente, as qualidades do superior são colocadas dentro do inferior, ou seja que elas são deficientes. Sucede-se que estes Kelim [vasos] têm equivalência de forma com o inferior, nomeadamente que não há vitalidade para o inferior, tal como não há vitalidade nas qualidades superior. Por outras palavras, ele não sente o sabor da Torá e Mitsvot [mandamentos] pois eles são sem vida.
Nessa altura, não há lugar para a escolha, pois para o inferior dizer que esta inteira ocultação que ele sente e isso é porque o superior se restringiu pelo bem do inferior. Isto é chamado "Quando Israel estão no exílio, a Shechiná [Divindade] está com eles," que seja qual for o sabor que ele prove, assim ele o afirma. Ou seja, não é culpa sua que ele não sinta o sabor da vitalidade. Em vez disso, na sua visão, não há realmente vitalidade na espiritualidade.
Se a pessoa supera e diz que o sabor amargo que ela acha nestes alimentos é somente porque ela não tem os Kelim adequados para receber a abundância pois seus Kelim são para receber e não para doar e ela tem pena que o superior tivesse de se esconder, pelo qual o inferior possa caluniar, isto é considerado o MAN que o inferior eleva.
Com isto, o superior eleva seus AHP, "Elevar" significa que o superior pode mostrar ao inferior o mérito e o prazer que existem nos Kelim de AHP que o superior pode revelar. Portanto, da perspectiva do inferior, sucede-se que ele eleva Galgalta Eynaim ao inferior e somente por isto, o inferior vê o mérito do superior. Sucede-se que o inferior sobe junto com os AHP do superior.
Portanto, quando o inferior vê a grandeza do superior, só com isto cresce o inferior.
Porém, inicialmente, o inferior está apto para receber somente Katnut [pequenez/infância]. Quando a Gadlut no superior aparece para o inferior, uma disputa entre a direita e esquerda surge no inferior, ou seja entre a fé e conhecimento.
Contudo, o superior também é diminuído mais tarde pelo inferior. Isto é considerado a Masach de Hirik, ou seja para que o inferior seja capaz de receber os graus do superior, o inferior deve receber conhecimento somente na medida de fé e não mais. Isto é considerado que o inferior restringe a linha esquerda do superior, ou seja que o inferior é a causa.
Nessa altura, o inferior consegue existir pois ele é composto de conhecimento e fé juntos. Isto é chamado "três linhas" e especificamente desta maneira o inferior alcança plenitude.