Rabi Chizkiya disse, “Porque está escrito, ‘Tu causas que o julgamento fosse escutado dos céus, a terra temeu e ficou quieta.’ Se ela temeu, por que ficou quieta e se ela ficou quieta, por que temeu? Certamente, primeiro ela temeu e finalmente ela ficou quieta.”
Por que temeu ela? Segundo Rish Lakish, tal como disse Rish Lakish, “Por que está escrito, ‘E houve tarde e houve manhã, o sexto dia,’ Qual é o propósito do ‘o’? Isto ensina que o Criador estipulou com as obras da criação e disse para elas: ‘Se Israel aceitarem a Torá, vós existirão, mas se não, Eu vos devolverei a Tohu ve Bohu [vazio e disforme]’” (Shabat 88a).
Devemos entender o julgamento que diz, “Dos céus Tu soas julgamento,” qual é o sentido de “julgamento”? É sabido que o propósito da criação é por causa do Seu desejo de fazer o bem às Suas criações. Contudo, em prol de ter Dvekut [adesão], que é equivalência de forma, houve a Tzimtzum [restrição], que é uma ocultação. Portanto, no lugar da recepção, um julgamento foi passado onde a abundância não será extraída na totalidade a menos que a pessoa consiga se direccionar em prol de doar.
Este é o sentido de “Dos céus Tu soas julgamento” e por causa disso, a terra temeu.
Eretz [terra] é chamada Malchut, que é um vaso de recepção. Eretz vem da palavra Ratzon[desejo], tal como disseram nossos sábios sobre o versículo, “Que a Eretz [terra] produza grama,” que ela queria fazer a vontade do seu Fazedor. E qual é seu medo? É que ela possa não ser capaz de se direccionar em prol de doar, uma vez que Malchut é chamada “a assembleia de Israel,” que significa que ela inclui o todo de Israel, pois todas as almas derivam de Malchut.
Com todas as criações serem derivadas da recepção e o julgamento que foi soado dos céus, de que é proibido receber em prol de receber, mas somente em prol de doar, como podem os inferiores se direccionar em prol de doar?
Sucede-se que todas as obras da criação que foram com a direcção de fazer o bem às Suas criações, as criaturas não conseguem receber destes Kelim [vasos]. Significa isto que todas as obras da criação serão na conduta de Tohu ve Bohu.
Nós devemos entender o sentido de “Se não, Eu vos devolverei a Tohu ve Bohu [vazio e disforme].” Para que Tohu ve Bohu as devolverá Ele? Segundo o qual escreveu o ARI, a quebra que tomou lugar no mundo de Nekudim, que os Kelim [vasos] se quebraram, por eles terem recebido em prol de receber. Posteriormente veio o Mundo da Correcção, chamado ABYA e corrigiu os Kelim para que eles trabalhassem em prol de doar.
As criaturas devem fazer todas as correcções, que são em prol de doar, para que elas possam receber o deleite e prazer. Contudo, como podem os inferiores, que foram criados com uma natureza de somente receber, como podem eles ir contra sua natureza? É por isso que a terra, que é Malchut, temeu que ela não fosse capaz de doar coisa alguma sobre os inferiores, devido à separação e disparidade de forma dos inferiores.
Portanto, para que os inferiores tenham um meio pelo qual transformar os vasos de recepção para trabalharem em prol de doar, Ele criou a Torá, como disseram nossos sábios, “Eu criei a inclinação do mal, Eu criei a Torá como tempero” (Kidushin 30b). Há um modo na Torá para subjugar o mal, como disseram nossos sábios, “A luz nela o reforma.”
Este é o sentido que Ele estipulou com as obras da criação de que se Israel receberem a Torá, eles vão existir, ou seja que então o propósito da criação de fazer o bem às Suas criações se tornará realidade e se não, Ele as devolverá a Tohu ve Bohu, tal como era no mundo de Nekudim.
Assim, quando Israel receberam a Torá, ela ficou quieta, uma vez que através da Torá eles conseguiam corrigir os vasos de recepção para trabalharem em prol de doar. Ela ficou quieta porque agora o deleite e prazer se tornariam realidade, nomeadamente o propósito da criação de fazer o bem às Suas criações.