“Disse Rabi Yochanan, ‘Quando o Criador vem para a sinagoga e não encontra dez lá, Ele imediatamente fica zangado, como foi dito, 'Por que Eu vim e não havia homem, Eu chamei e ninguém respondeu?’’” (Berachot 6b).Devemos questionar, 1) O que deve ser feito? Devem as pessoas esperar até que dez se tenham reunido e depois entrarem na sinagoga? 2) Onde está a prova no versículo de que dez são necessários?
Devemos também entender aquilo que disseram nossos sábios, “Rabi
Yehoshua Ben Levi disse, ‘Aquele que anda pelo caminho sem companhia se deve engajar na Torá, como foi dito, 'Pois eles são um gracioso acompanhamento para tua cabeça’’” (Iruvin 54). Devemos interpretar o que significa que precisamos de companhia quando saímos para a estrada e se a pessoa não tiver companhia, se engajar na Torá será tão benéfico para ela como ter companhia.
É sabido que o homem foi criado com a vontade de receber. Isto o separa da Dvekut [adesão] com Ele, pois especificamente através de equivalência de forma, chamada "desejo de doar," é a pessoa recompensada com Dvekut com Ele.
“Companhia” significa Dvekut, como está escrito, "Aquele que anda pelo caminho," ou seja aquele que caminha no caminho do Criador mas não foi recompensado com Dvekut com o Criador, se deve engajar na Torá, pois pelo seu Segulá [poder/remédio/virtude], ele será recompensado com Dvekut com o Criador, como disseram nossos sábios, "A pessoa sempre se deve engajar em Torá Lo Lishmá [não pelo Seu bem], pois a luz nela o reforma” (Pesachim 50b).
Sobre a oração, é sabido que devemos orar principalmente sobre o exílio da Shechiná [Divindade], chamada Malchut, que é a décima Sefirá nas dez Sefirot e cuja essência é fé na Sua orientação, que Ele conduz o mundo numa conduta de bom e benevolente.
É impossível ver a bondade do Criador antes que a pessoa purifique o seu desejo de receber para si mesma, uma vez que há a Tzimtzum [restrição] sobre a vontade de receber, que é ocultação da Sua orientação
Este é o sentido daquilo que disseram nossos sábios, "Tu és chamado 'homem' e não as nações do mundo," uma vez que a única meta é receberem para si mesmas. Este é o sentido de "Quando o Criador vem para a sinagoga e não encontra dez homens lá," ou seja que haverá alguém lá que ore pela qualidade de "dez," que é a Shechiná, para que ela se levante do seu exílio, pois ao se engajar com o desejo de doar, a pessoa levanta a Shechiná da poeira. Mas quando cada um cuida das suas necessidades pessoais, o Criador fica zangado.
Ele trás evidência do versículo que disse, "Por que cheguei eu e não havia homem" para cuidar das necessidades que são relativas à qualidade de "homem" e cuida somente para satisfazer as necessidades que são relativas à qualidade de uma besta? Em vez disso, a pessoa deve sempre responder a si mesma por quem ela passa o seu tempo e por quem ela se esforça, pois ela deve estar preocupada somente com as necessidades do colectivo.