3 de Tishrei, Tav-Shin-Mem-Tet, 14 de Setembro, 1988
É bom para o cantor ter uma boa e grande congregação. Nessa altura, ele é um mensageiro do público para uma multidão grande e respeitável. Portanto, a grandeza do cantor é medida pelo tamanho da multidão, ou seja na quantidade e qualidade. "Quantidade" significa um grande público e muitas pessoas. "Qualidade" significa que todos escutam aquilo que o cantor deixa sair da sua boca e não que parte do público esteja ocupado com outras questões e não tenha interesse em escutar aquilo que diz o cantor.
Similarmente, quando falamos dos indivíduos, toda a pessoa é um pequeno mundo que é composto de muitos pensamentos e desejos. Quando a pessoa vai orar, ela usa sua boca para ser o cantor. Quando sua boca pergunta aos seus órgãos e desejos pelo que ela deve orar em nome deles, o coração responde em nome de todos os desejos. "Tu tens o proferimento da oração que os membros da grande assembleia estabeleceram, diz isso por nós."
Quando a boca, que é o cantor, diz aquilo que está escrito no livro de orações, por vezes seus órgãos escutam aquilo que ele diz, ou seja que através da oração eles não ficam distraídos e prestam atenção ao que a boca diz. Mas por vezes ele não escuta com todos os órgãos, ou seja que ele escuta e não escuta. Portanto, no meio da oração, ele tem outros pensamentos. E por vezes, ele não escuta de todo aquilo que está a dizer e a boca pode dizer o que quer que ela queira enquanto que ele pode escutar aquilo que seus amigos dizem durante a oração.
Até quando ele escuta mas não sabe o sentido das palavras, ou seja como está ele conectado às palavras que estão escritas na oração, ou seja que benefício as coisas que ele diz com sua boca lhe trarão e por vezes ele sabe... a conexão entre aquilo que ele diz e seu corpo, mas o corpo não concorda com aquilo que ele diz. E por vezes, o corpo concorda com aquilo que a boca diz.
Portanto, uma boa e grande congregação é quando a boca, que é o cantor, ora que o coração escute aquilo que ele profere com sua boca, em quantidade e qualidade. Se ele vir que os órgãos não concordam com aquilo que ele diz, este é o verdadeiro lugar para a oração, pois então ele deve orar pelo exílio da Shechiná[Divindade], que é chamada "Schechiná na poeira.”
Significa isto que ele não tem lugar em qualquer órgão do seu corpo que concorde caminhar no caminho da verdade. Quando ele ora por isto, isso é considerado que ele ora pelo exílio da Shechiná, ou seja para que ela saia do exílio para a redenção.
Este é o sentido do cantor precisar de agradar ao público, ou seja que seus servos concordem com aquilo que a boca diz. Então ele é chamado de "mensageiro do público," ou seja que seus órgãos lhe pedem para pedir ao Criador aquilo que eles precisam.
Contudo, se o público não concordar com aquilo que o cantor diz, esse público é uma coisa e o cantor é outra coisa. Portanto, em nome de quem, ou seja a boca, vai orar e fazer pedidos? Por esta razão os primeiros Chasidim esperavam uma hora em prol de ter uma boa e grande multidão, ou seja para que os órgãos escutassem aquilo que o cantor diz e concordassem com aquilo que ele ora para que sua oração seja aceite.