Cheshvan Tav-Shin-Mem, Novembro de 1979
Está escrito no Zohar (VaYera, Item 167): “Quando o Criador ama a pessoa, Ele lhe envia um presente. E qual é o presente? Uma pessoa pobre, pela qual ser recompensada. E quando ela é recompensada com Ele, o Criador atrai sobre ela um fio de graciosidade que se propaga do lado direito, se espalha sobre sua cabeça e a registra para que quando o julgamento vier ao mundo, o sabotador seja cauteloso para não a magoar. Ele olha para essa lista e depois recua dela e é cauteloso com ela. Por essa razão, o Criador primeiro lhe dá algo com que ser recompensada."
Devemos entender por que este presente é chamado "uma pobre pessoa." Segundo a regra, não há nenhum que seja pobre senão em conhecimento. Portanto, quando a pessoa sente que ela é pobre em conhecimento e acredita que o Criador lhe enviou esta consciência, para sentir que ela é pobre, o que faz deste pensamento um presente do Criador?
A questão é que é sabido que a pessoa não pode subir em grau a menos que ela tenha uma necessidade. Nessa altura, ela pode receber o preenchimento do Criador porque não há luz sem um Kli [vaso], ou seja que nada há se não houver desejo, pois o desejo por alguma coisa é chamado o Kli no preenchimento.
Assim, quando a pessoa pensa que ela não tem uma verdadeira carência, ou seja que ela vê que é pior que o resto das pessoas, se diz sobre ela, "Eu moro entre meu povo."
Mas quando ela sente que é pior que o resto das pessoas, que ela é pobre em conhecimento e não tem atingimento na Torá e Mitsvot [mandamentos], embora muitas pessoas não tenham qualquer atingimento, mas uma vez que elas não têm necessidade do atingimento na Torá e Mitsvot, elas não sentem qualquer sofrimento por causa disso.
Na espiritualidade, se diz "segundo a tristeza tal é a recompensa," uma vez que a tristeza e aflição daquilo que ela carece e segundo a medida dessa necessidade, também é a medida da recompensa quando sua carência for satisfeita. Portanto, quando o Criador lhe envia o presente do pobre, com isto ela pode receber o preenchimento.
Este é o sentido daquilo que ele diz, "Como pode a pessoa ser recompensada com a qualidade de julgamento e Tzimtzum [restrição] não a governar?” Nessa altura vem a resposta que ela é recompensada quando o Criador lhe envia um presente. Sucede-se que o presente é a carência, que é todo o Kli.
Quando ela tem o Kli e recebe o Kli no lugar certo, o Criador atrai sobre ela um fio de graciosidade. Ou seja, Ele lhe dá o poder de ser capaz de se engajar em Torá e Mitsvot em prol de doar, que é chamado Chésed [graciosidade/misericórdia]. Nessa altura, o julgamento e a Tzimtzum, que causam a ocultação, não conseguem governar sobre ela.