Artigo Nº 6, Tav-Shin-Nun, 1989/90
Está escrito (2 Crónicas 17), “Seu coração era orgulhoso nos caminhos do Senhor." E no Mishná, foi dito (Avot, Capítulo 4:4), “Sê muito, muito humilde." portanto, isto contradiz aquilo que está escrito, "Seu coração era orgulhoso."
O Zohar (VaYerá, Item 17) questiona, "'E o Senhor lhe apareceu perto dos Carvalhais de Mamre.' Por quê os Carvalhais de Mamre e não noutro lugar? Isso é porque Mamre lhe deu um conselho sobre a circuncisão. Quando o Criador disse para Abraão se circuncidar, Abraão foi consultar seu amigos. Aner lhe disse, 'Tu tens mais de noventa anos, vais te atormentar.' Mamre lhe disse, 'Lembra-te do dia em que os caldeus te jogaram na fornalha e a fome que o mundo atravessou e esses reis a quem teus homens perseguiram e que tu golpeaste. O Criador te salvou de todos eles. Levanta-te e faz como teu Mestre te ordena.' O Criador disse para Mamre: 'Tu o aconselhaste em favor da circuncisão, Eu aparecei para ele somente na tua abadia.’”
Isto é difícil de entender. Se o Criador o ordenou se circuncidar, ele foi perguntar aos seus amigos se ele devia obedecer ao Criador? Então e se Mamre tivesse respondido o inverso? Ele atenderia ao conselho de Mamre e não à palavra do Criador. Podemos dizer isso?
É também difícil entender aquilo que Mamre lhe disse, que ele deve obedecer ao Criador, que Ele te salvará de certeza, tal como Ele te salvou da fornalha. Isto implica que a base sobre a qual Mamre lhe disse para obedecer ao Criador é porque Ele o salvaria, tal como Ele o salvou da fornalha. Inversamente, não deves obedecer.
Nós vemos a mesma coisa onde nossos sábios disseram (RASHI trás as palavras de nossos sábios, Génesis 11:28), “‘Terá morreu na presença de seu pai,' durante a vida de seu pai. Alguns dizem que por causa dele, seu pai morrera, quando Terá se queixou para Nimrod sobre seu filho, Abrão, sobre a quebra de suas estatuetas e as jogar na fornalha. Harã se sentou e disse para si mesmo, 'Se Abrão vencer, eu estou com ele. Se Nimrod vencer, eu estou com ele.' Quando Abrão foi salvo, eles disseram para Harã, 'Com queme stás?' Harã respondeu, 'Eu estou com Abrão.' Eles o jogaram na fornalha e ele ardeu."
Nós vemos sobre Harã que uma vez que ele disse que ia assumir sobre si mesmo a devoção sob a condição que o Criador o salvasse, ele foi queimado. Portanto, por que é que no caso de Arbão, quando Mamre lhe disse, "Tu deves obedecer ao Criador," uma vez que Ele salvara Abrão da fornalha, ou seja o Abrão de ontem, como exemplo, Ele também salvaria Abrão hoje quando ele circuncidar? Isto é tal como Harã e Abrão na fornalha. A única diferença aqui é que eles são a mesma coisa mas no mesmo corpo, ou seja dois estados de Abrão.
Na literal, nós vemos que com Harã e Abrão e a fornalha, houve a questão dos gentios, ou seja os estrangeiros queriam que tanto Abrão como Harã não obedecessem ao Criador. Isto assim não é com a circuncisão, que o Criador lhe instruiu. Ou seja, há uma diferença entre os estrangeiros dizerem para não obedecer ao Criador ou o Criador lhe dizer para não Lhe obedecer.
Devemos dizer que quando os estrangeiros querem que a pessoa idolatre e se desconexe da fé no Criador, a pessoa deve dar dedicação incondicional. Por esta razão, quando Harã disse estava pronto para se dedicar sob a condição que ele sobrevivesse, como Abraão, isto não é considerado dedicação. Foi por isso que ele foi queimado na fornalha.
Isto assim não é aqui quando o Criador lhe disse para se circuncidar e ele foi consultar seus amigos. Nós devemos interpretar isto diferentemente, que ele pensava que o Criador lhe dizia para se circuncidar é um grau superior e ele ainda era indigno dele, como se o Criador lhe tivesse dito para se circuncidar e ele ainda era indigno disso, ele podia cair até do estado em que ele estava nessa altura, uma vez que ele sabia que estava em humildade, como está escrito, "E eu sou poeira e cinzas."
Portanto, ele foi questionar se lhe era permitido caminhar para este grau superior e se circuncidar, ou ele devia esperar até que fosse digno disso.
Foi por isso que Aner lhe disse, "Tu tens mais de noventa anos, tu te atormentarás" começando a subir para graus elevados agora e começando a fazer mais trabalho em prol de te qualificares para seres digno do Mitsvá [mandamento/boa acção] da circuncisão. "Tu és velho demais para começares a fazer grandes esforços agora em prol de ser recompensado com graus elevados.
Isto é adequado para um jovem homem, que tem um grande futuro, não para ti, que já tens mais de noventa. Portanto, isto não é para ti."
Contudo, quando ele veio questionar Mamre, Mamre lhe respondeu, "Tu vês que o Criador não olha para tua humildade; deixa-O dizer que és digno e depois Ele te pode ajudar, como disseram nossos sábios, 'Aquele que vem para se purificar é ajudado.' Quando sentires que és poeira e cinzas, o Criador não te pode ajudar, mas vês que quando és jogado na fornalha, o Criador te ajudou ainda assim, pois Ele é misericordioso e gracioso."
Isto é como disseram nossos sábios sobre o versículo, "'E Eu perdoarei a quem Eu perduarei,' embora ele seja desadequado e indigno disso." Portanto, aqui, também, com o Mitsvá da circuncisão, o Criador quer que tu entres num nível mais alto embora tu não sejas digno disso. Assim, vai e faz a ordem do teu MEstre e não olhes para tua própria humildade.
Isto é como Baal HaSulam disse sobre aquilo que o Criador disse, "Agora Eu sei que vocês são temerosos a Deus." A pergunta é, Será que o Criador não sabe o futuro, que Ele disse, "Agora Eu sei," ou seja que agora Ele sabe que "vocês são temerosos a Deus"? Ou seja, isto significa que agora Abraão sabia que ele era temeroso a Deus.
A questão é, Por que é que Abrão precisava de saber isto? Nós devemos dizer que agora que ele sabe que é temeroso a Deus, Abraão pode avançar para um nível mais alto e não ter medo que possa ser alto demais para ele. Em vez disso, ele já consegue subir.
Similarmente, podemos interpretar aquilo que Rába disse (Berachot 61), “A pessoa deve saber no seu coração se ela é completa justa ou não." Devemos também entender por que precisa ela de saber isto. Certamente, com isto ela tentará caminhar nos graus elevados e não pensará que são demasiado altos para ela. Foi por isto que Mamre o aconselhou a não olhar para a humildade que ele sentia, que ele é poeira e cinzas. Em vez disso, o Criador quer tu subas em graus através do Mitsvá da circuncisão? Vai e faz-o e não olhes para coisa alguma. Este é o sentido do versículo, "O Senhor é alto e o baixo verá," como está escrito, "O Senhor levanta os humildes."
Agora podemos entender o que questionavamos, Por que Abraão consultou seus amigos sobre se devia obedecer ao Criador? O sentido é que se ele esperasse e se qualificasse para entrar no grau alto com o qual ele seria recompensado depois de realizar o mandamento da circuncisão, ou se ele o devia ter feito imediatamente e ignorar sua humildades, onde ele sente que é poeira e cinzas. Foi sobre isso que ele perguntou aos seus amigos e não sobre se deveria obedecer ao mandamento do Criador.
Com isto vamos também entender por que quando ele foi jogado na fornalha, ele não procurou o conselho de seus amigos, mas concordou ser jogado na fornalha em prol de santificar o nome dos céus. Porém, esta é a qualidade da fé, onde devemos dar devoção incondicional, ou seja dizer, "Eu sou muito baixo; é por isso que Ele não me quer dar devoção."
Mas na idolatria, a regra é "Sê morto mas não violes." Por esta razão, quando Harã quis santificar o Criador com dedicação somente sob a condição que ele permanecesse vivo como Abrão, isto é claramente "Sê morto mas não violes," dado que sua visão foi que ele concordava ser jogado na fornalha desde que ele não fosse morto. Sucede-se que ele não obedeceu de todo ao Mitsvá que há na idolatria, "Sê morto mas não violes". Foi por isso que Harã foi queimado na fornalha.
Inversamente, a visão de Abrão era na forma de "Sê morto mas não violes." Portanto, graças ao Mitsvá completo, ele foi salvo da fornalha. Este é o sentido das nações lá falarem com ele, exigindo que ele adorasse a ídolos.
Mas com o mandamento da circuncisão, onde o Criador lhe disse para ele se circuncisar, o Criador certamente exigiu que Abrão subisse no seu grau. Assim que ele santificou o Criador com Nimrod, o que quis o Criador de Abraão? Certamente, subir para um nível mais alto. Foi sobre isto que ele pensou que talvez ainda fosse indigno de subir para tamanho nível elevado, que é o por quê de ter ido questionar a seus amigos o que fazer, dado que ele sentia que ainda não era digno de tamanha Gadlut [grandeza/maturidade], com a qual ele seria recompensado por obedecer ao Mitsvá da circuncisão. Portanto, essa é uma questão completamente diferente aqui.
Segundo o citado, vemos que há dois estados no mundo: 1) fé, 2) Torá.
No estado da fé, não se pode dizer que ele é baixo e portanto não consegue observar o mandamento de santificar o Criador, que é feito pelo público geral em Israel, até entre as pessoas comuns, que escutamos que morreram pela santificação do Criador.
Portanto, quando a pessoa começa o trabalho do Criador no caminho da verdade, ela deve assumir sobre si mesma o fardo da fé acima da razão apesar de todas as nações do mundo no seu corpo se rirem dela. Ela deve santificar o Criador ante os gentios no seu corpo e dizer que ela acredita no Criador e quer servi-Lo com todo seu coração e alma. E embora eles não concordem com ela, ela pode dizer que assume sobre si mesma amar ao Criador. Até se ela não tiver sensação alguma quando ela o profere, a pessoa não deve ficar impressionada com a discórdia dos órgãos da sua visão. Ela faz aquilo que pode fazer. Ou seja, em fala e em acção ela só consegue fazer isto por coação. E embora ela nada sinta nisso, ainda assim ela está a fazer um despertar de baixo.
Sobre isso foi dito, "E Eu te abençoarei em tudo aquilo que tu fizeres." Isto é, o Criador mais tarde lhe enviará bênção sobre aquilo que ela faz. Embora após a superação ela não veja que recebe qualquer bênção, ou seja ela não sente qualquer aproximação do Criador mais do que sentia antes da superação, então o corpo diz para a pessoa "Tu me disseste que se superares com tua mente e razão, o Criador te daria a bênção, ou seja que com isto tu vais sentir a importância da espiritualidade. Mas vês que estás precisamente no mesmo estado como antes do trabalho, quando te esforçaste por fazer coisas por coação.”
Para isto vem a resposta, "Se eu sentisse a bênção instantaneamente, então eu o teria feito em prol de receber recompensa." Isto é semelhante a Harã que disse, "Se eu vir que Abraão é salvo da fornalha, eu estou com ele." Aqui, também, quando ele diz, "Estou disposto a me dobrar e fazer boas acções contra a vontade do corpo, mas sob a condição que posteriormente eu vou obter uma boa sensação, quão vantajoso é servir ao Criador em prol de receber recompensa, ou seja uma boa sensação."
Assim, se a pessoa quer receber recompensa imediatamente após o trabalho por coação, isso é como se ela tivesse começado com a coação para que posteriormente não tivesse de trabalhar por coação. Sucede-se que aquando da aceitação da fé, ela impõe condições. Mas a fé da aceitação do reino dos céus deve ser rendição incondicional. Por esta razão, no que é relativo à fé, não se pode dizer que a pessoa sente que é demasiado baixa, de que não é para ela assumir o fardo do reino dos céus. Também, a pessoa não deve dizer, "Agora não estou no humor para isto, vou esperar para quando estiver num humor melhor e aí vou tentar assumir sobre mim o fardo do reino dos céus." Em vez disso, este dever depende de cada pessoa assumir sobre si mesma o fardo do reino dos céus, em qualquer lugar e em qualquer hora.
Inversamente, quando falamos da Torá, esta é a hora em que a pessoa deve sentir a sua humildade. Uma vez que disseram nossos sábios, "É proibido ensinar a Torá a idolatras," mas somente a Israel, ela deve portanto primeiro ver se ela é verdadeiramente considerada "Israel." Significa isto que ela deve ver se ela é digna de aprender Torá. Se ela vir que ainda é indigna, ela deve tentar ser digna e então ela será capaz de aprender Torá.
Qual é o meio pelo qual a pessoa se deve qualificar para ser digna? O meio é como disseram nossos sábios, "O Criador disse, 'Eu criei a inclinação do mal, Eu criei a Torá como tempero.'" Por outras palavras, a pessoa deve primeiro aprender Torá, para que a Torá a conduza para ser considerada "Israel." Quando ela tiver a qualidade de "Israel," ela vai subir de grau para aprender Torá, que é chamado então "a Torá do Criador, tal como nos nomes do Criador." Antes dela ser recompensada com ser "Israel," ela deve tentar se engajar em Torá e Mitsvot para que isso a faça se tornar "Israel." Depois é a hora de chegar à plenitude, chamada "o propósito da criação," que é fazer o bem às Suas criações.
Contudo, quando ela se engaja na Torá e Mitsvot, uma vez que a pessoa deve caminhar em duas linhas, direita e esquerda, ou seja um tempo de plenitude e um tempo de carência, por um lado ela deve agradecer ao Criador e aquele que sente que recebeu imenso bem do Criador é mais capaz de dar mais gratidão, então quando a pessoa se engaja na Torá e Mitsvot, esta é a hora para estar em plenitude, como se o Criador a tivesse aproximado, para estar entre os servos do Rei. Contudo, a pessoa não deve mentir para si mesma e dizer que ela sente que serve ao Rei quando ela não o sente desse modo. Portanto, como pode ela estar grata ao Criador por a aproximar se ela não sente isso?
Em vez disso, na hora em que a pessoa deve dizer que apesar de estar em absoluta humildade, ou seja que ela ainda está imersa em amor próprio e ainda não consegue fazer coisa alguma acima da razão, o Criador ainda assim lhe deu um pensamento e desejo para se engajar na Torá e Mitsvot e também lhe deu alguma força para ser capaz de superar os espiões que falam para ela e debicam sua mente com seus argumentos. Ainda assim, ela tem algum apoio na espiritualidade.
Nessa altura, a pessoa deve prestar atenção a isto e acreditar que o Criador cuida dela e a guia no trilho que conduz ao palácio do Rei. Sucede-se que ela deve estar feliz que o Criador zele por ela e lhe dê as descidas, também. Ou seja, a pessoa deve acreditar, tanto quanto ela puder entender, que o Criador lhe dá as subidas, uma vez que certamente, a pessoa não pode dizer que ela mesma recebe as subidas, mas que o Criador a quer aproximar e é por isso que Ele lhe dá as subidas.
Também, a pessoa deve acreditar que o Criador lhe dá as descidas, também, pois Ele quer aproximá-la. Portanto, toda e cada coisa que ela consiga fazer, ela deve fazê-lo como se ela estivesse num estado de subida. Assim, quando ela supera um pouco durante a descida, isso é chamado um "despertar de baixo." Cada acção que ela faz, ela acredita que essa é a vontade do Criador e só com isto ela é recompensada com uma aproximação maior, ou seja que a própria pessoa começa a sentir que o Criador a está a aproximar.
Isso é como Baal HaSulam disse, que quando a pessoa está feliz, quando ela sente que é priveligiada que ela tem algum apoio na espiritualidade, essa pessoa é chamada "abençoada" e "O abençoado se apega ao abençoado." Ou seja, a pessoa começar a sentir que o Criador agora a está a abençoar, especificamente quando ela se engaja na Torá e Mitsvot.
Todavia, a pessoa deve dedicar um pouco de tempo para trabalhar na linha esquerda, uma vez que isto lhe dá espaço para orar pelas carências nela. É necessário que durante a plenitude, quando a pessoa está grata ao Criador por a aproximar mais um pouco, essa é a hora da recepção do preenchimento pas suas carências, que ela sentiu enquanto trabalhava na conduta da "esquerda."
Sucede-se que a resposta para a oração é não quando ela ora, dado que ela está num estado de "amaldiçoado," ou seja carente e o completo não se conecta ao deficiente. Em vez disso, quando a pessoa se sente inteira não por ela saber que ela tem plenitude mas porque ela sente sente a si mesma como baixa e em relação a qualquer apoio que ela tenha na espiritualidade é uma grande fortuna, disto ela extrai a plenitude e consegue dizer queela não é sequer digna disto. Esta é a hora em que ela consegue receber que ela consegue receber o preenchimento por aquilo que ela sentira enquanto trabalhava na conduta da "esquerda."
Agora podemos entender aquilo que perguntamos, por que por um lado eles disseram, "Sê muito, muito humilde" e por outro lado está escrito, "E seu coração estava orgulhoso nos caminhos do Senhor," pois este são dois opostos no mesmo assunto. A resposta é que eles são dois opostos no mesmo tema, mas em dois tempos.
Por outras palavras, quando ela se engaja no reino dos céus, para assumir sobre ti mesma a fé acima da razão, quando o corpo não concorda com isso e lhe dá muitas desculpas que agora não é a hora para isto e trás-lhe evidências de outras pessoas, que não prestam atenção a este trabalho da fé no Criador acima da razão, ela deve dizer sobre isto, "E seu coração era orgulhoso nos caminhos do Senhor." Ela não olha para ninguém, mas está determinada que este é o caminho da verdade e que ela não deve olhar para ninguém ou escutar aquilo que o corpo a faz entender, "Vai e procura pessoas reputáveis, que entendem o que é o trabalho do Criador." Foi sobre isto que eles disseram, "E seu coração era orgulhoso," sendo orgulhoso de que ela entende melhor que todos.
Mas quando ela se engaja na Torá e Mitsvot e vê que não faz ideia do que está a aprender ou do que está a orar, nessa altura ela não deve ser orgulhosa e dizer que se ela não entender, por que deve ela olhar para os livros em vão, se ela não entende as questões da Torá e Mitsvot. Nessa hora ela deve estar em humildade, como disseram nossos sábios, "Sê muito, muito humilde." Por outras palavras, a pessoa deve estar em humildade e dizer que ela está feliz com qualquer que seja o apoio que ela tenha, uma vez que ela vê quantas pessoas não têm qualquer apoio na espiritualidade. Portanto, ela precisa de sentir que ela não é digna de coisa alguma e estar feliz.