Por esta razão, Abraão não teve filhos, pois ambos eram completos e adicionando a Hei a Abraão, ele achou um lugar de carência sobre o qual podia orar por filhos. Similarmente, Isaac não achou um lugar de carência e através da oração, o Criador lhe forneceu um lugar de carência sobre o qual ele pudesse orar.
Também, Raquel a Justa era bela e de boas vistas, não tendo um lugar de carência. Por esta razão, Raquel disse, “Trás-me filhos, pois caso contrário, morrerei.”
Aquele que não tem filhos é considerado morto, ou seja que ele não tem um lugar de carência sobre o qual propagar nova vida. Por esta razão, ele lhe deu a Gevurá, onde sempre superando na Torá e Mitsvot [mandamentos], ele irá propagar a completa plenitude, pois a conduta do homem é que ele corrija suas acções através do arrependimento.
Há arrependimento por amor e há arrependimento por temor e há justos todos inclusivos, que foram recompensados com o arrependimento por amor até em relação a si mesmo. Contudo, pelo bem do público geral, eles não corrigiram o arrependimento por amor.
Esta era a qualidade de Isaac, como está escrito, “E Isaac semeou nessa terra e achou nesse ano uma centena de portões,” ou seja a medida plena e completa.
Com isto entenderemos as palavras de nossos sábios, “Rabi Shmuel Bar Nachmani disse, ‘Por que está escrito, ‘Pois tu és nosso pai,’’” etc. (Shabat [Sabate] 89b).