Está escrito no Zohar (BeHaalotcha, Item 66): “Aquele que vem para corromper, ou seja para ver que ele é impuro, é corrompido. Ou seja, lhe é mostrado do alto a mudez do coração, que o coração é impuro, morto, como em "Os ímpios nas suas vidas são chamados 'mortos.''"
Inversamente, aquele que se considera inteiro e não critica as suas acções é justo segundo o seu entendimento e pertence ao público geral, cujo trabalho é numa conduta de recompensa e punição.
"Até que eles ganhem conhecimento e adquiram muita sabedoria," enquanto estiverem num estado de "inanimado" e procurarem a verdade, "lhes é mostrado esse segredo" do sentido de Lishma [pelo Seu bem]. Quem é que o revela para eles? Isso vem do alto. É chamado "Aquele que vem para se purificar é ajudado."
Sucede-se que aquele que é impuro, que entende que é impuro, morto, como em "Os ímpios nas suas vidas são chamados 'mortos,'" este é o primeiro discernimento. É aí que ele se encontra numa "estrada longínqua," nomeadamente que lhe é mostrado do alto que ele está longe do caminho da verdade e quer fugir da campanha até que ele invoque misericórdia. Assim, no Primeiro Pêssach, ele ainda não é puro.
Pêssach é a "linha esquerda," ou seja que lhe são mostrados os segredos da Torá. "Direita" é chamada "pura," que é o estado de Chésed [misericórdia/graciosidade], quando seu trabalho é em prol de doar. Contudo, na Segunda Pêssach ele se arrepende, se purifica com Chésed, ou seja doando. Nessa altura, ele será recompensado com Pêssach, que é a linha esquerda, Chochmá.