“Rabi Yehoshua Ben Levi falou, ‘Qualquer um que deleite ao egoísta quebra um mandamento de não fazer, como foi dito, ‘Não comas do pão de um homem de mau olhar,’ pois tal como ele assume assim o é, ele lhe dirá ‘Coma e beba’ mas seu coração não está com ele’” (Sota 38b).
Devemos entender isto, pois parece que é como se o seu amigo o convidasse para uma refeição, por que se deve ele preocupar? Afinal, há uma regra que em vários lugares se diz, “Ele é forçado” e então seu coração certamente não está com ele, mas se diz que seu coração está realmente bem.
Portanto, aqui, quando ele o convida verbalmente, por que é ele proibido de comer no seu lugar, até ao ponto que se diz que ele quebra um mandamento de não fazer e Rav Nachman Rav Yitzhak diz que ele quebra dois mandamentos de não fazer?
Mas segundo a regra que a pessoa deve alcançar o grau de receber em prol de doar, ou seja de receber todos os prazeres somente em prol de doar sobre o Criador, aquele que come no lugar do outro e sabe que isto trás contentamento ao anfitrião, isto segue o propósito da criação de que o homem deve alcançar a plenitude.
Mas aquele que come e a meta não pode ser agradar ao anfitrião, uma vez que o anfitrião não desfruta de ele comer porque o anfitrião tem mau olhar, isto vai contra a meta. Portanto, é proibido comer.
Baruch Shalom HaLevi Ashlag (O Rabash)
Devemos entender isto, pois parece que é como se o seu amigo o convidasse para uma refeição, por que se deve ele preocupar? Afinal, há uma regra que em vários lugares se diz, “Ele é forçado” e então seu coração certamente não está com ele, mas se diz que seu coração está realmente bem.
Portanto, aqui, quando ele o convida verbalmente, por que é ele proibido de comer no seu lugar, até ao ponto que se diz que ele quebra um mandamento de não fazer e Rav Nachman Rav Yitzhak diz que ele quebra dois mandamentos de não fazer?
Mas segundo a regra que a pessoa deve alcançar o grau de receber em prol de doar, ou seja de receber todos os prazeres somente em prol de doar sobre o Criador, aquele que come no lugar do outro e sabe que isto trás contentamento ao anfitrião, isto segue o propósito da criação de que o homem deve alcançar a plenitude.
Mas aquele que come e a meta não pode ser agradar ao anfitrião, uma vez que o anfitrião não desfruta de ele comer porque o anfitrião tem mau olhar, isto vai contra a meta. Portanto, é proibido comer.
Baruch Shalom HaLevi Ashlag (O Rabash)