Artigo No. 36, Tav-Shin-Nun, 1989/90
Está escrito em O Zohar (Balak, Item 138), “Quando o Criador quis dar a Torá a Israel, Ele foi e convidou os filhos de Esaú, e eles não aceitaram, como está escrito, 'O Senhor veio do Sinai, e foi compreendido por eles em Seir, 'significando que eles não queriam recebê-la. Ele foi ter com os filhos de Ismael, e eles não quiseram recebê-la, como está escrito, "apareceu do Monte Parã." Como eles não queriam, Ele retornou a Israel. "
É dito no Zohar (Balak, Item 140), “Rabi Shimon disse a ele: 'Esta questão está resolvida. O Senhor veio do Sinai e do Sinai Ele veio e foi revelado a eles. "E ficou conhecido deles a partir de Seir" significa que a partir do que os moradores de Seir disseram, que eles não queriam receber, a partir disso, foi mostrada a Israel e lhes adicionou muita luz e amor. Da mesma forma, Ele apareceu e foi mostrado a Israel do monte de Paran, do qual os habitantes de Paran disseram que eles não queriam receber, a partir disso, mais amor e iluminação foram adicionados a Israel, como deveria ser. '
Nós deveríamos entender porque se diz que porque os filhos de Esaú e Ismael recusaram receber a Torá, isto acrescentou amor extra e iluminação a Israel. Parece que ninguém queria receber a Torá, e apenas Israel salvou o dia, e é por isso que Ele foi mostrando a Israel e adicionou mais luz a eles. Parece que, de outra forma, o amor e a iluminação adicionais estariam perdidos de Israel.
No mundo corpóreo, podemos dizer que às vezes uma pessoa quer dar algo agradável a alguém, mas não há ninguém que queira receber, e isso dói à pessoa. Consequentemente, alguém sente pena dela e aceita, e então a pessoa ama a pessoa que lhe fez um favor aceitando essa coisa. Mas como pode tal coisa ser dita em relação ao Criador, que o amor extra e a iluminação que o Criador dá a Israel é porque os filhos de Esaú e Ismael não quiseram receber a Torá, enquanto Israel a recebeu? Para entender isto no trabalho, devemos lembrar que no trabalho, o próprio homem é um pequeno mundo, como está escrito no Zohar, “ O homem consiste de todas as setenta nações e contém a qualidade de Esaú, a qualidade de Ismael, assim como a qualidade de Israel. Como aprendemos, a qualidade de Israel está no exílio sob o governo das setenta nações do mundo, que geralmente são chamadas de “desejo de receber para si”, enquanto Israel é chamado de “desejo de doar ao Criador ”.
Sabe-se que existem dois discernimentos:
1) O propósito da criação, que é fazer o bem às Suas criações, nomeadamente para as criaturas receberem deleite e prazer. O desejo do Criador de doar criou nas criaturas o desejo de receber deleite e prazer, o que significa que onde quer que o ser criado veja que há algo para desfrutar, ele imediatamente deseja receber o prazer. Isso é chamado de “o Kli [vaso] que o Criador criou”, como está escrito: “Que Deus tinha criado”.
2) A correção da criação. No entanto, há a questão da correção da criação, significando que, para evitar a vergonha, ocorreu uma correção, onde é impossível receber com o Kli que o Criador criou e que é chamado de “desejo de receber para si mesmo”. Em vez disso, o homem deve fazer um novo Kli, chamado de “desejo de doar”, como o Criador, cujo desejo é doar sobre Suas criações. Da mesma forma, as criaturas devem fazer este Kli, ou o deleite e prazer que o Criador quer transmitir sobre Suas criações mantêm-se sob ocultação e escondidos. Este é o significado das palavras “que Deus tinha criado”, significando o desejo de receber, “fazer”, significando que o que as criaturas devem criar, é o desejo de doar, que está ausente nas criaturas e elas devem criá-lo e assim elas terão o desejo de doar.
Devemos perguntar: Como é possível fazer o oposto do que o Criador criou e que é o desejo de receber para si mesmo? Como é possível revogar o trabalho do Criador, chamado “desejo de receber”, e fazer o oposto? Parece que uma pessoa está agindo contra o Criador?
A resposta é que o homem não pode revogar o desejo de receber que o Criador criou. Então porque é exigido de nós fazer tudo por causa do Criador, já que é contra a nossa natureza ? No entanto, há a questão da Luz e do Kli. Um Kli é chamado de “desejo” e o desejo é chamado de “falta”, e “Luz” é o preenchimento da falta. A regra é: "Não há Luz sem um Kli". Assim, as criaturas devem prover para si um Kli, significando uma falta, pois há uma regra de que qualquer falta pertence especificamente às criaturas e não ao Criador.
Segue-se que as criaturas devem executar ações e procurar maneiras de encontrar em si mesmas uma falta, a de quererem que todas as suas ações sejam para o benefício do Criador, mas elas não conseguem, então as criaturas vêem e sentem essa falta de desejo para doar, que elas não podem obter por si mesmas. Entretanto, para que fique claro que elas não conseguem obter o desejo de doar, as criaturas devem primeiro se esforçar por conta própria. Caso contrário, como saberão elas que não podem obter essa falta por si mesmas? No entanto, devemos perguntar: Quem precisa dessa consciência de que o homem é incapaz de obter o desejo de doar por si só? A resposta é que o próprio homem precisa dessa consciência. Caso contrário, ele não pedirá ao Criador para ajudá-lo, já que ele pensará que tem tempo para fazer tudo em prol de doar, uma vez que está ao seu alcance fazer tudo para doar quando quiser.
Por esta razão, o homem deve primeiro trabalhar sozinho para obter o desejo de doar e só então ele pode fazer uma sincera e sentida oração, isto é, ter uma real necessidade da salvação do Criador, que Ele lhe dará este desejo de fazer tudo por causa do Criador.
Com isto podemos interpretar o que está escrito (Salmo 119), “Felizes são aqueles que guardam Seus testemunhos e que O buscam com todo o seu coração”. Devemos entender a conexão entre ele dizer: “Felizes são aqueles que guardam Seus testemunhos, ”significando que eles observam as Mitzvot [mandamentos / boas ações] da Torá, e“ que O buscam com todo o seu coração ”. Como dito acima, precisamos obter a necessidade de sentir que não temos o desejo de doar. Antes de obtermos isso, ou seja, antes de obtermos o desejo de doar, somos incapazes de receber o deleite e o prazer que o Criador quer dar aos seres criados. No entanto, como se pode obter essa falta? Dizem-nos que, observando as Mitzvot da Torá, isto pode trazer uma consciência de que ele precisa obter o desejo de doar. Isto é, observando Torá e Mitzvot, quando uma pessoa almeja - observando a Torá e Mitzvot - aproximar-se do Criador, isto é alcançar Dvekut [adesão], chamada “equivalência de forma”, isto pode levá-la a sentir a falta de desejo de doar. Está escrito: "Felizes aqueles que guardam Seus testemunhos", o que significa que isso lhe dará uma falta, após a qual ela poderá pedir ao Criador que lhe dê essa falta.
Este é o significado das palavras "que O buscam com todo o seu coração", isto é, que, posteriormente, ela pode exigir ao Criador para dar-lhe de todo o coração, ou seja, dar-lhe o desejo de doar, para que tudo o que ela faz para o Criador seja com todo o seu coração. Segue-se então que, observando a Torá e Mitzvot, ela chegará a um estado em que poderá exigir do Criador que lhe dê a qualidade de “com todo o seu coração”, significando que será para o Criador. Em outras palavras, ela exige que o Criador lhe dê o desejo de doar, chamado “com todo o seu coração”, já que esta é a única recompensa que ela exige em troca da observação da Torá e Mitzvot. Segue-se que o trabalho do homem é obter uma falta e uma necessidade que o Criador lhe dê um desejo de doar em vez do desejo de receber que Ele lhe deu na criação, pois desta forma ele será recompensado com Dvekut com o Criador. Portanto, embora ele peça um desejo diferente daquele que o Criador lhe deu, o Criador quer isso. Baal HaSulam disse sobre isto que o Criador disse: "Os meus filhos Me derrotaram", na medida em que eles querem um desejo diferente do que o Criador lhes deu, isto é, eles exigem do Criador para dar-lhes um desejo diferente do que originalmente Ele lhes deu.
Contudo, o desejo de receber que o Criador deu, que é chamado de “existência da ausência”, é o eixo de toda a criação. No entanto, o desejo de receber deve passar por correção, que é chamada de “correção da criação”. Isto é, a criação é chamada de “desejo de receber para si mesmo”, e nela se coloca uma intenção de doar. Segue-se que, no final, o desejo de receber permanece, mas adquiriu uma correção sendo direcionado para doar.
Segue-se que deveríamos perguntar, de acordo com o acima, quando começa uma pessoa a pedir ao Criador que lhe dê o desejo de doar, significando ser capaz de fazer todos os seus atos em prol do Criador; porque não lhe dá o Criador o desejo de doar como a pessoa lhe pede e exige? Na ordem do trabalho, vemos que quando uma pessoa quer andar no caminho para obter o desejo de doar, ela percebe que está indo para trás em vez de para frente. Isto é, o mal aparece nela mais intensamente do que o que foi revelado nela enquanto trabalhava para receber recompensa.
A coisa é que devemos saber que o desejo de doar é apenas a correção da criação e não o propósito da criação, pois o propósito da criação é o Seu desejo de fazer o bem às Suas criações, o que significa, as criaturas receberem deleite e prazer. Portanto, se Ele lhes desse o que elas querem imediatamente, ou seja, o desejo de doar, elas ficariam satisfeitas com o trabalho em que estão concedendo ao Criador e tendo Dvekut com o Criador, então o que mais elas precisam? Para si mesmas, elas não precisam de nada, o que é chamado de “desejando misericórdia”,não precisam receber nada do Criador, então a questão do propósito da criação, que é Seu desejo de lhes doar, permaneceria intocado.
.Mas no propósito da criação, que é o objetivo, como é sabido, tudo é calculado de acordo com o objetivo e não de acordo com os meios, pois o desejo de doar é apenas um meio pelo qual alcançar o objetivo, então se ele fosse para receber o desejo de doar, ele ficaria satisfeito com isso e a meta permaneceria como uma pedra sobre pedra, já que ninguém precisaria dela porque já estaria satisfeita com o trabalho. Isto é como está escrito no livro Fruto de um Sábio (Vol. 1, p. 118): “De todos os itens acima, descobre-se que a alma está destinada a adquirir todos os 620 santos nomes, a sua estatura inteira, que é 620 vezes mais do que antes. Sua estatura aparece nas 620 Mitzvot onde a luz da Torá é vestida, e o Criador na luz coletiva da Torá. Assim, se vê que "a Torá, o Criador e Israel" são um ". Isto significa que este é o propósito da criação - que uma pessoa deve alcançar sua completude e ser recompensada com a Torá nos nomes do Criador. Não é suficiente que queira doar ao Criador. Embora isso seja uma grande coisa, não é o objetivo. Em vez disso, o homem deve alcançar 620 vezes a quantidade da sua alma antes de esta se vestir em um corpo. No entanto, se ele recebesse o desejo de doar imediatamente após algumas orações e litanias, ele não teria necessidade de obter a meta para a qual foi criado. Essa é a razão pela qual uma pessoa não recebe o desejo de doar e, além disso, vê que está a receber um desejo ainda mais excessivo de receber do que antes de começar o trabalho de doação.
No entanto, devemos entender por que uma pessoa depois de fazer esforços para se aproximar do Criador, o que significa equivalência de forma, chamada Dvekut, como está escrito: “E apegar-se a Ele”, e eles explicaram: “Apegue-se aos Seus atributos, como Ele é misericordioso, seja misericordioso ”; isso era suficiente para que uma pessoa não recebesse pelo o que pedia, ou seja, o desejo de doar. Mas por que está ela agora a receber uma quantidade excessiva de desejo de receber, mais ainda do que antes de orar para receber o desejo de doar? Parece como se fosse um erro de Cima, como se se pensasse Acima que ela está a pedir um desejo de receber, e é lhe dado, portanto, um maior desejo de receber. Mas ela pediu o desejo de doar, então por que lhe é dado de Cima um desejo maior de receber?
A resposta é que, para que ela precise receber o propósito da criação, ser recompensado com a Torá, chamada de "os nomes do Criador", lhe é dado um desejo de receber cada vez maior. Isto é, na medida em que ela faz as coisas para alcançar o desejo de doar, ela recebe de Cima um desejo de receber. E uma vez que, quando ela pede ajuda de Cima, uma vez que ela vê que não pode emergir do seu controlo, qual é a ajuda? É como é dito no Zohar sobre as palavras: “Aquele que vem para se purificar é ajudado ”. Ele pergunta: “Como ele é ajudado?” Ele responde, “com uma alma santa. Se ele é recompensado mais, lhe é dado Ruach. ”Isto é, através da ajuda que ele recebe de Cima, ele é recompensado com assistência até que obtenha a sua NRNHY. Segue-se que cada vez mais ela vê que tem mais problemas e precisa cada vez mais pedir ajuda.
Isto é como eu ouvi de Baal HaSulam, que sobre o que está escrito a respeito de Abraão (Gênesis 15) disse: “E Ele disse-lhe: Eu sou o Senhor, para dar-te esta terra para a herdares.” E ele disse: Como saberei que eu a herdarei? ” E Ele disse a Abraão:“ Saiba com certeza que seus descendentes serão estrangeiros em uma terra que não é deles, e serão escravizados e atormentados por quatrocentos anos, e depois, eles sairão com muitas posses '”. Ele perguntou sobre a resposta que o Criador lhe deu: "Como vou eu saber", que o povo de Israel estará no exílio no Egito. Assim, esta é a garantia pela qual Abraão poderia saber que após este ato de estar em uma terra que não é a deles, desta forma Abraão sabia com certeza que eles herdariam a terra. Ele perguntou: Qual é a resposta? significando que Abraão entendeu que esta era a resposta correta. Como vemos, Abraão poderia argumentar com o Criador em Sodoma, onde Abraão continuava perguntando: “Talvez?” Mas aqui está implícito que ele entendeu que essa era a resposta correta e não perguntou mais nada.
Ele disse que a resposta foi à pergunta que Abraão havia feito. Isso é desconcertante. Há uma pergunta acerca de Abraão, sobre quem está escrito: “E ele creu no Senhor”, então porque ele de repente fez uma pergunta como “Como saberei que eu a herdarei?” Ele disse que Abraão viu que herança o Criador queria lhe dar, nomeadamente, a herança da terra, e todo o propósito da criação está incluído nesta terra. Mas uma vez que há uma regra que não há Luz sem um Kli, significando nenhum preenchimento sem falta, ele perguntou então como seria possível que eles herdariam a terra se eles não tinham necessidade disso. Assim que recebessem alguma iluminação espiritual, ficariam satisfeitos e serviriam ao Criador com alegria e não se iriam preocupar com nada pois não iriam precisar de mais. Assim, eles não terão necessidade de herdar esta terra, que é o propósito da criação. Portanto, a questão era que ele não via que eles teriam qualquer necessidade, e sem uma necessidade, nada é dado, especialmente algo tão sério quanto a herança da terra.
Para isto, o Criador respondeu: “Saiba com certeza que os seus descendentes serão estrangeiros em uma terra que não é deles.” Eretz [Terra] significa Ratzon [desejo]. Isto é, eles estarão sob o domínio do desejo de receber, que não pertence ao povo de Israel, mas ao Egito, e isso é chamado de “uma terra que não é deles”. E eles serão atormentados por quatrocentos anos. “Quatro” é um grau completo, que as quatro Behinot [discernimentos / qualidades] de HaVaYaH, que são de Bina, são considerados vasos de doação. Segue-se que "atormentados" significa que os egípcios não os deixaram trabalhar com vasos de doação. “Eles serão escravizados e atormentados”, em quê? em "quatrocentos anos", significando nas Sefirot de Bina. É sabido do livro das Sefirot que Malchut é chamado de “unidades”, ZA é dezenas e Bina é centenas. Este é o significado de "quatrocentos", que eles não foram autorizados a trabalhar. Quando eles prevaleceram e trabalharam na qualidade de Bina, que são vasos de doação, eles tiveram uma grande guerra com os egípcios. Segue-se que o Egito escravizou Israel quando o povo de Israel trabalhava em uma forma de doação, e então eles sentiram que estavam no exílio. Mas quando não trabalhamos com vasos de doação, não sabemos que os egípcios resistem a este trabalho.
Este é o significado do que ele diz (Êxodo 2:23), “E os filhos de Israel suspiraram do trabalho, e clamaram, e seu clamor subiu a Deus pelo trabalho”. Isto é, pedindo ajuda , eles tiveram que receber novas luzes a cada momento, como ele diz em O Zohar, que a ajuda que é dada de cima é considerada como uma “alma santa”, e com esta, o povo de Israel precisará das grandes luzes porque de outra forma eles não podem emergir do controle dos egípcios. Segue-se que a resposta do Criador foi a de que Ele lhes daria a necessidade de pedir ajuda, a qual é de, a cada momento, Ele lhes mostrar mais mal e assim eles precisarem constantemente de pedir maior ajuda. Com isso, a Luz do propósito da criação será revelada a eles. Isso é chamado de “esta terra para herdá-la”. Segue-se que se eles tivessem recebido de Acima o desejo de doar quando o pedissem, eles teriam ficado contentes e não teriam necessidade de herdar a terra. Mas uma vez que Ele lhes deu o desejo de receber e não o desejo de doar, eles receberam a necessidade da ajuda do Criador, com a qual se tornou certo que eles não ficariam satisfeitos, mas iriam receber a herança da terra.
Segue-se que, especificamente, por estar em um estado de humildade, foi-lhes possível que recebessem as grandes luzes. Isso explica por que quando eles queriam um desejo para doar eles receberam um desejo de receber, o que significa que o desejo de receber cresce onde os inferiores deveriam ter recebido o desejo de doar quando estes pediram por ele. Assim, uma pessoa não pode dizer que vê que a sua oração não é ouvida Acima, e a evidência disso é que ela não recebe o desejo de doar. Em vez disso, ela deve saber que sua oração está sendo considerada, e a evidência disso é que ela recebe uma resposta de Cima, recebendo o que é bom para ela agora, já que agora ela terá uma necessidade de completude. De acordo com o acima exposto, devemos interpretar o que perguntamos, Porque o Zohar diz, "e foi compreendido por eles a partir de Seir", significando que porque os moradores de Seir disseram que não queriam receber, isso iluminou em Israel e aumentou neles muita luz e amor? Da mesma forma, “Ele apareceu e mostrou-se a Israel do Monte Paran”, a partir dos habitantes de Paran dizendo que eles não queriam receber, isto acrescentou amor e iluminação extra a Israel, como deveria ser.
Perguntamos: Pode uma coisa destas pertencer ao Criador, significando que, na verdade, os filhos de Israel não mereciam receber muita luz e amor? Por que eles não queriam receber a Torá, por essa razão Ele deu a Israel, significando, acrescentou neles. Caso contrário, Ele não seria capaz de acrescentar a Israel muita luz e amor.
Quando falamos do trabalho, falamos de uma pessoa. Isto é, se os filhos de Esaú em uma pessoa e os filhos de Ismael em uma pessoa não resistissem à Torá mas concordassem em tomar sobre si o desejo de doar, a qualidade de Israel em uma pessoa seria realizada e não seria preciso o propósito da criação, como mencionado na resposta do Criador a Abraão, dizendo: "Saiba com certeza que [seus descendentes serão] estrangeiros". Especificamente por serem escravizados sob o governo do Egito, eles terão a necessidade de pedir para receberem socorro. E através da ajuda, será possível revelar-lhes o propósito da criação. Segue-se que precisamente quando há resistência no corpo, quando não queremos receber a Torá, isto permite ao Criador lhes acrescentar muita luz e amor.