27 de Shevat, Tav-Shin-Lamed-Bet, 12 de Fevereiro, 1972
“Te disse Ele, 'Ó homem, o que é o bem e o que é que o Senhor requer de ti senão fazer justiça, amar misericórdia e caminhar em segredo com o Senhor teu Deus'" (Miqueias 6).
“Caminhar em segredo" significa algo que é secreto, que não é visível. Algo que é visível é chamado "revelado," ou seja acções que qualquer um consegue ver que o seu amigo está a praticar, mas não aquilo no que o seu amigo está a pensar. Até quando o seu amigo lhe conta os seus pensamentos, ainda não é certo que este seja o seu verdadeiro pensamento.
Por exemplo, uma pessoa que fez uma fortuna e depois a doou a uma instituição religiosa e diz que ela lhes quer dar esta larga soma desde que eles o publicitem nos jornais. Ela diz que é vantajoso para ela doar a larga soma em prol de obter a publicidade e grande respeito.
Contudo, até se ela disser explicitamente que sua intenção é o respeito, pode bem ser o inverso. Ou seja, ela pode querer fazer isto não para que seja respeitada por fazer uma boa acção, dando tão grande soma embora ela não seja assim tão rica e ainda assim devido ao mandamento de apoiar os estudantes da Torá isso é importante aos seus olhos, ela doa o dinheiro. Mas para que as pessoas não digam que ela está a trabalhar pelo bem do Criador e a respeitem por fazer uma acção recta, ela diz que sua intenção é pelo respeito. Assim, ela não será respeitada.
Sucede-se que um pensamento não pode ser revelado. Em vez disso, alguma coisa que seja revelado são somente as acções. Por esta razão, diz o versículo, "caminha em segredo," ou seja na intenção, para que ela seja "com o Senhor teu Deus," ou seja que ela deve zelar para que a intenção seja pelo bem do Criador.