A Shechiná é o lugar onde o Shochen [morador] é revelado. Está escrito, "A terra inteira está cheia da Sua glória," "Não há lugar que Dele esteja vazio," todavia há ocultação.
Onde há revelação da Sua Divindade, esse lugar é chamado Shechiná, ou seja que aqui o Shochen, é revelado. Sucede-se que quando falamos da Shechiná, ou seja quando falamos do Shochen, portanto do Criador, quando Lhe chamamos Shechiná, esse é o lugar da revelação.
Aquilo que é revelado em Malchut é aquilo que é doado sobre os inferiores. Significa isto que a medida da Sua Divindade que é revelada, essa medida revelada é somente da perspectiva dos inferiores, pois em relação aos superiores, não há tal questão de revelar ou ocultar.
Por exemplo, é impossível dizer em relação à própria pessoa que ela se revela ou se oculta de si mesma. Em vez disso, revelação e ocultação é relativo somente aos outros. Similarmente, na espiritualidade, revelar e ocultar é relativo somente à criação.
Portanto se sucede que quando falamos da Shechiná, ou seja quando falamos da medida à qual o Criador se revela a Si mesmo aos inferiores, sucede-se que quer lhe chamemos "Criador" ou Shechiná, tudo isso é um. Mas o significado é que o Criador é considerado ocultação e a Shechiná é considerada revelação, ou seja que o Shochen é revelado, portanto que aqui o Shochen é aparente e está revelado.
Quando dizemos, "Pelo bem da unificação do Criador com a Sua Shechiná," isso significa que o oculto se tornará revelado. Sucede-se que tudo é espiritualidade. Assim, quando dizemos que a pessoa foi recompensada com a instalação da Shechiná, isso significa que a pessoa foi recompensada com a revelação do Shochen e qualquer medida de revelação é chamada Shechiná.
Quando dizemos que a sagrada Shechiná é chamada "a alma comum de Israel," isso significa que a revelação é somente para os outros. Sucede-se que a Shechiná significa a revelação que é revelada aos inferiores. Acontece que ela é a revelação geral para os inferiores, significando que ela se veste no desejos dos inferiores.
O desejo são os seres criados. Por essa razão, a alma é chamada "uma parte de Deus." O significado de "parte" é explicado na Sulam [Comentário da Escada sobre o Zohar] e significa que há uma vontade de receber e através da correcção no desejo de doar, a luz do Criador aparece à criatura e ao inferior, somente uma parte dela é revelada, a medida que o Criador quis que as criaturas alcançassem Dele.
Sucede-se que o significado de "alma" é que há uma revelação da Sua Divindade aqui até certa medida, que os inferiores possam receber. Acontece que uma alma é somente uma parte da sagrada Shechiná, que é chamada "a alma comum de Israel."
Significa isto que a medida completa que o Criador quer que seja alcançada, isto é chamado "Seu desejo de fazer o bem às Suas criações" e uma alma é chamada "parte da Shechiná," ou seja uma parte que o inferior pode alcançar segundo a medida de pureza.
Foi isto que disseram nossos sábios, "Moisés é equivalente a 600,000” (Cantar dos Cantares 1), ou seja que Moisés foi recompensado com a revelação da Divindade que estava pronta para ser revelada ao todo de Israel. Este é o significado das palavras, "A Shechiná fala da garganta de Moisés," ou seja que Moisés foi recompensado com a revelação geral chamada Shechiná.