Na oração de Rosh Hashaná, nós dizemos, "Feliz é o homem que não Te esquece e o filho do homem que se esforça em Ti." Devemos questionar qual é, se ele não se esquece do Criador, qual é o sentido do esforço?
Na oração "Ajuda de Nossos Pais," dizemos, "Feliz é o homem que escuta Teus Mitsvot [mandamentos] e coloca Tua Torá [lei] no seu coração."
Devemos entender o significado de obedecer às Mitsvot do Criador. Devemos dizer, Feliz é o homem que faz, ou que observa Tuas Mitsvot, e não que "escuta Tuas Mitsvot." Também, o que é "Tua palavra" e o que é "Tua Torá"? Qual é o significado de "palavra" e o que é Torá, o que é "coloca no seu coração"? Como e que a pessoa coloca Torá e palavras no coração e por que é que há uma necessidade de colocar no coração e não na mente?
Também, o que significa que na oração de Rosh Hashaná dizemos, “Malchuiot [reinados], memórias, Shofarot [pl. de Shofar (um chifre festivo)] ”? Disseram nossos sábios, "Malchuiot [reinados], para que Tu me coroes. Memórias, para que a memória de ti chegue ante Mim. E com o quê? Com um Shofar." Qual é a conexão e por que razão há para o Shofar causar o reinado e a memória?
Também, Rosh Hashaná é chamado "o dia do julgamento." Também, o que é o mês de Elul e a questão da repetição e da ordem da oração antes de Rosh Hashaná?
A questão é que o mais importante é não esquecer o Criador sequer por um momento. Como podemos ser recompensados com isto? Nos esforçando cada vez mais ferozmente e com mais poder e força. Com isto somos recompensados com a qualidade de "lembrar." É por isso que as frases estão na forma de um conselho.
Também, "Feliz é aquele que escuta Tuas Mitsvot," significando que há fazer e há escutar. "Escutar" significa que somos recompensados com escutar da boca do Criador, que é chamado Dvekut [adesão] de espírito com espírito. Isto é considerado Dvekut, ou seja que escutamos o Dador da Torá.
Ele interpreta que o caminho para ser recompensado com isso é "colocar Tua lei no seu coração" e não no cérebro, que é o intelecto, pois o intelecto só serve o homem, ele é senão uma força externa. É por isso que o homem é chamado "o coração," como está escrito, "Pois a inclinação do coração do homem é má desde sua juventude."
"Tua palavra" significa que a pessoa deve acreditar que todas as palavras que ela profere da sua boca são somente pelo poder do Criador e isto é chamado "Tua palavra." Se a pessoa acredita nisto, ela certamente não dirá palavras desnecessárias, ou mentirá, ou irá fofocar, ou difamar, dado que a luz nela reforma o mal no seu coração para ser bom e depois ela é recompensada com escutar a Torá.
Sobre “Malchuiot [reinados], memórias, Shofarot [pl. de Shofar],” para que a memória de ti chegue ante Mim, ou seja todo o poder da memória que está dentro de ti esteja somente ante Mim, ou seja ante o Criador, significando pelo Criador.
Também, há a questão de aceitar o fardo do reino dos céus, que é em Rosh Hashaná, dado que este dia é o princípio do mês e depois precisamos de uma nova ordem, ou seja aceitar o fardo do reino dos céus e nos podemos esquecer disto. É por isso que ele diz "memórias," que sempre nos devemos lembrar da aceitação do fardo do reino dos céus. O modo para não nos esquecermos é o Shofar. O Shofar é chamado "a beleza de Rabi Yochanan,” Shufra [Aramaico: beleza] de Adam HaRishon e beleza é chamada…