Adar, Tav-Shin-Lamed-Tet, Março de 1979
É sabido que há a qualidade de "geral" e a qualidade de "particular." O publico geral em Israel são chamados "inanimado." Isto é considerado uma "besta," que é a qualidade de Néfesh, da palavra Nefishá [quietude/repouso], que tem somente movimento geral e cada espécie tem a sua própria qualidade única para todos.
Inversamente, a qualidade de "vegetativo" tem o seu próprio movimento pessoal. Isto é chamado "homem," "pois o homem é uma árvore do campo." No vegetativo, há sempre renovação, que cresce constantemente.
No "inanimado," não é aparente quando ele cresce. Isto é chamado "movimento geral," onde no geral há crescimento no "inanimado." Assim, o público geral está sempre geralmente bem.
Inversamente, no particular, aqueles que pertencem à qualidade "homem é uma árvore do campo," devem sempre haver renovações, ou seja crescimento. Ele cresce constantemente pois essa é a conduta da manifestação da abundância superior, como em "O Filho de David [Messias] não vem antes de todas as almas no corpo terem sido consumidas" (Yevamot 62a).
Assim, não há renovação da luz que não derive de Ein Sof [infinito/sem fim], uma vez que desta maneira a abundância se expande em um de cada vez. Por esta razão, quando a pessoa constantemente renova seu trabalho, ela está sempre num estado de "caminhar." Se ela permanecer no seu grau, a fazem descer do alto e depois ela se torna "descendo."
Isto assim é em prol de ele precisar de subir uma vez mais para um novo grau, uma vez que cada vez ele sobe novamente, isso não significa que ele suba para o seu grau anterior, mas é sempre um novo estado. Sucede-se que ora ele sobe ou desce, mas "parado" não pertence à qualidade do homem.
Inversamente, as pessoas que pertencem à qualidade de "inanimado de Kedusha [santidade],” são consideradas "paradas," ou seja que elas não precisam de cair do seu grau. Em vez disso, elas estão na qualidade de "inanimado," tendo somente movimento colectivo e não movimento individual como no vegetativo.