"E brilhou sobre eles de Seir." Significa isto que do que os filhos de Seir disseram, que eles não queriam receber, disto ela brilhou para Israel e lhes adicionou muita luz e amor. "Apareceu do Monte Paran." Daquilo que disseram os filhos de Paran, que eles não queriam receber, muito amor e iluminação foi adequadamente adicionada a Israel (O Zohar, Hukat).
Devemos questionar por que o amor por Israel foi dependente das nações do mundo não quererem receber a Torá. Isto implica que tivessem as nações do mundo recebido a Torá, não teria havido espaço para o amor por Israel. Poderá ser que se um ama ao outro e quer demonstrar o seu amor por ele, ele o exprime de uma maneira que pelo motivo que seu amigo não lhe querer desobedecer, é por isso que ele o ama? É isto um louvor ou uma condenação, dado que ele faz depender o amor do seu amigo; ele é a causa, enquanto que quanto a si mesmo, ele não tem amor por ele.
A questão é que os filhos de Seir e os filhos de Paran estão dentro de todo e cada um. O mal no homem tem muitos nomes segundo as suas acções. Há amor pelo povo de Israel no mal desse homem que não quer aceitar a Torá e Mitsvot [mandamentos] e o homem supera o mal.
Disto, as iluminações se propagam para o povo de Israel, pois na verdade, o Criador quer dar aos seres criados mais do que eles querem receber. Só que devido ao pão da vergonha houve uma correcção de que o homem primeiro deve mostrar a sua escolha. Mas assim que a pessoa mostra a escolha, Seu amor por ele é imediatamente revelado.
A questão da escolha é relativa especificamente quando o mal nele revela o seu poder, ou seja que ele rejeita o seu engajamento em Torá e Mitsvot. Naturalmente, você vai descobrir que precisamente quando as nações do mundo no homem mostram o poder da resistência, há espaço para a escolha.
Assim, precisamente pelos filhos de Paran não quererem receber a Torá, há o lugar onde o Criador pode mostrar Seu amor por ele porque o homem já descobriu o Seu poder.
Mas se eles não o rejeitam, ele não tem espaço para mostrar a sua escolha e o Criador não pode revelar o Seu amor, pois se Ele revelasse o Seu amor ao homem, não haveria possibilidade de haver escolha.