A chuva cai graças a três coisas: graças à terra, graças à misericórdia e graças ao sofrimento (Talmude de Jerusalém, Taanit).
Devemos questionar o que significa "graças à terra." Pode a terra escolher, podemos dizer que ela tem méritos por seguir o caminho do Criador?
Devemos entender isto na ética. "Terra" significa a qualidade de Malchut, chamada "terra," que é a questão da fé. É sabido que há um discernimento de "céus" e um discernimento de "terra," como está escrito, "No princípio, criou Deus os céus e a terra." "Céus" significa a qualidade da Torá, que é considerada sublime e elevada, como o céu, que está no alto.
A Torá pertence ao Criador, pois Ele deve dar a Torá como presente à pessoa. Inversamente, a fé é chamada "terra," uma vez que ela pertence ao homem, que está na terra, como disseram nossos sábios, "Tudo está nas mãos dos céus menos o temor aos céus." A questão da fé pertence ao homem, que deve tomar a escolha de assumir sobre si o fardo do reino dos céus durante a ocultação.
Chésed [graciosidade/misericórdia] vem das palavras, "Quem é Chasid? Aquele que diz, 'O meu é teu,'" que significa doação, como disseram nossos sábios, "Adere aos Seus atributos, tal como Ele é misericordioso," etc. Inversamente, é impossível ser recompensado com Dvekut [adesão].