1 de Setembro, 1978
"Aquele que reza pelo seu amigo é atendido primeiro" (Baba Kama 92b).
Isto é aparentemente uma fraude. Devemos entender "atendido primeiro," como em "Antes deles chamarem, Eu responderei." Isso significa que para uma pessoa ser capaz de pedir pelo seu amigo, ela primeiro precisa de assistência do alto. Inversamente, o corpo não concorda.
"Para Ti Senhor é a rectidão e para nós é a vergonha." "E ele acreditou no Senhor e Ele considerou-o para ele como rectidão." Sobre a vergonha, ela deve ser sentida pelo Dador e depois a vergonha vem sozinha, como disseram nossos sábios, "medo de olhar para sua face." Porém, quando ele não sente o Dador, de quem vai ele ficar envergonhado? Portanto, "Para Ti Senhor é a rectidão," ou seja que ele Lhe dá a fé. Depois pode ser dito, "e para nós é a vergonha."
Isto é como está escrito no Zohar: "É sabido que nenhuma qualidade pode se elevar acima do seu grau antes que iluminação superior seja baixada até ela, para que posteriormente ela seja capaz de crescer e subir" (Cantar dos Cantares).