Há dois aspectos na educação: 1) a prática, 2) a intenção.
Por exemplo, quando o pai educa seu filho e lhe diz que é proibido roubar, a criança escuta sobre a prática. Posteriormente, a criança questiona sobre a intenção da questão, ou seja por que é proibido roubar, dado que ela gosta do objecto do seu amigo e ela quer tê-lo, mas seu pai a impede de roubar. Nessa altura, a criança pergunta, "Diz-me, por que é proibido roubar?"
Se a mente da criança ainda não for suficientemente desenvolvida, seu pai lhe diz que há a polícia e eles apanham ladrões e colocam-os na prisão. Então a criança pergunta, "O que é a prisão?"
Depois lhe é dito que lá ela não pode falar com quem lhe apetecer, ou brincar onde lhe apetece, mas que ela fica limitada de todas as maneiras e isso é muito doloroso. Portanto, embora ela tenha prazer se ela roubar o objecto, o prazer não vale isso em comparação com o sofrimento que ela vai sentir quando ela for colocada na prisão…