25 de Adar Alef, Tav-Shin-Lamed-Het, 4 de Março, 1978
“E Moisés disse para os filhos de Israel, 'Eis, o Senhor chamou o nome Bezalel.’”
Devemos entender o que significa que Moisés diz para o povo de Israel, "Eis, o Senhor chamou o nome Bezalel.”
Está escrito no Midrash, na porção Trumá, "Uma vez que o Criador disse para Moisés, 'Faz-Me um tabernáculo,' ele começou a questionar e disse, 'A glória do Criador está cheia dos superiores e inferiores, e ainda assim Ele diz, 'Faz-Me um tabernáculo.''"
Moisés disse sobre isto, "ele habita no abrigo do Altíssimo." Ou seja, "Vai residir na sombra do Todo-Poderoso"? Por que não diz aqui, "na sombra de Deus," "na sombra do Misericordioso," "na sombra do Gracioso", mas em vez disso, "na sombra do Todo-Poderoso," a sombra que Bezalel havia feito. Este tratado parece ser desconcertante. Como se pode dizer que Moisés pensára pensamentos corporais, uma vez que "A terra inteira está cheia da Sua glória," então como entrará Ele no tabernáculo que ele construiu?
Também, disseram nossos sábios, "Ele limitou Sua Shechiná [Divindade] entre as cortinas da arca." Quem pode atribuir um lugar corporal?
Nós devemos questionar em semelhante ao que deixou atónito Moisés: Uma vez que "A terra inteira está cheia da Sua glória," todavia as criaturas não sentem a Sua glória, pois se elas sentissem a Sua glória, não haveriam ímpios no mundo, então como pode ser que através do tabernáculo elas venham a sentir a Sua glória?
O Midrash responde a isto, "Vai residir na sombra do Todo-Poderoso," ou seja que o tabernáculo foi feito para que eles sentissem que a Shechiná está presente em Israel através da "sombra do Todo-Poderoso."
Como disse Baal HaSulam, "Sombra significa que precisamente onde há sol, podemos nós falar de uma sombra, que criamos contra o sol. "Sol" significa saber. Ou seja, se a questão é tão clara para ti como o sol." "Sombra" significa fé acima da razão, que é contra saber. Então por que deve haver especificamente fé? Por que é proibido servir ao Criador com conhecimento? Será que Ele disse para o Seu mundo, "Chega! Não se espalhem mais."
É explicado nas palavras do ARI que o nome Shadai [Todo-Poderoso] é que quando os mundos se expandiram, Ele disse para o seu mundo "Dai [chega], não se espalhem mais." Nessa altura, ele interpreta os Yod-Dalet [catorze] discernimetnos chamados "de Chazé de Yetzirá para baixo e o mundo de Assiya, onde estão catorze Sefirot, onde está a secção das Klipot [cascas/conchas].
Klipá [singular de Klipot] é a qualidade de receber em prol de receber. Até esse lugar, nós podemos sentir Kedushá [santidade], mas no lugar dos catorze, é impossível sentir Kedushá. Yod-Dalet [catorze/ Yad (mão)] significam vasos de recepção, das palavras, "pois a mão alcança." Recepção se aplica tanto à mente como coração, uma vez que onde há conhecimento, nós recebemos nos vasos de recepção.
Por esta razão, nós devemos usar os Kelim [vasos] da fé onde não há garra para os vasos de recepção, mas somente vasos de doação. Inversamente, a luz da fé não pode estar presente. É por isso que é chamado "pela sombra do Todo-Poderoso," ou seja pois por causa de Shadai [o Todo-Poderoso] foi feita a sombra. Com isto, torna-se possível sentir a Sua glória.
Assim se sucede que o mérito do tabernáculo é que sejamos capazes de sentir que a Shechiná está presente em Israel especificamente em vasos de doação. Isto é chamado "Limitou a Sua Shechiná entre as cortinas da arca." "Limitou" significa que especificamente através de vasos de doação e vasos de fé há a habilidade de O sentir. Mas sem estes Kelim, apesar de "A terra inteira estar cheia da Sua glória," nós não O sentimos.
Moisés disse sobre isto, "Ele habita no abrigo do Altíssimo, residirá na sombra do Todo-Poderoso." Moisés disse sobre isto ao povo de Israel, que precisamente pelo nome Bezalel foi feito o tabernáculo, ou seja que precisamente através da sombra, viremos a sentir a Sua glória.