Outubro de 1977
Rabi Yehuda disse, "A Torá deveria ter começado com 'Este mês é para ti,' que é o primeiro Mitsvá [mandamento] que foi ordenado a Israel. Qual é a razão de ela começar com 'No princípio'? Isso é porque 'Ele contou ao Seu povo o poder das Suas acções, para lhes dar a herança das nações.' Portanto, se os idolatras dissessem para Israel, 'Vocês são ladrões, pois conquistaram as terras das sete nações,' eles lhes diriam, 'A terra inteira pertence ao Criador, Ele criou-a e deu-a a quem Lhe agradou. Aquando do Seu desejo Ele a deu a eles e aquando do Seu desejo Ele a tirou deles e a deu a nós.'"
Devemos questionar por que Ele não guardou a terra de Israel e a deu a eles, pelo qual houve a necessidade de fazer uma mudança na Torá e não começar a Torá do lugar onde diz Rabi Yehuda. Devemos também questionar, Se a essência da criação é verdadeiramente porque é chamada Resheet [princípio], por que é que Ele deu os grandes países às nações do mundo e um pequeno país a Israel?
Devemos dizer que tudo daquilo que foi falado é espiritualidade, mas os ramos corporais derivam das raizes superiores. Portanto, devemos dizer que Ele criou o mundo deste jeito em prol de fazer o bem às Suas criações, ou seja que desde o começo, Ele criou a vontade de receber, que é o Kli [vaso] para receber os prazeres superiores e depois, em prol de terem equivalência de forma, eis o "pão da vergonha", Ele deu uma proibição que é proibido trabalhar com o Kli [vaso] chamado "em prol de receber." Essa qualidade é chamada "gentios" ou "nações do mundo," ou Sitra Achra [outro lado], ou Klipa [casca/concha].
É permitido receber somente em prol de doar e isto é considerado pegar em todos os prazeres que anteriormente pertenciam às nações e dar a Israel, ou seja em prol de doar sobre o Criador, que é chamado "Israel." Portanto, a vontade de receber questiona, "Por que estás tu a roubar, uma vez que inicialmente, antes da Tzimtzum [restrição], isso nos pertencia?"
A resposta para isto é que o Criador o criou, ou seja que Ele inicialmente deu-o aos gentios, dado que este é o coração da criação. Todavia, isto é chamado "não corrigido" por que há o pão da vergonha lá. Logo, fazer o bem às Suas criações não seria completo. Por essa razão, Ele o deu a Israel, ou seja que dando tudo em prol de doar, a recepção dos prazeres será completa.
Assim, "Ele a levou as nações" porque aqui, em prol de receber, não haverá o tesouro completo "e deu-a a Israel," ou seja ao Kli que trabalha em prol de doar, pois com isto a recepção dos prazers será completa.
Porém, é difícil corrigir e fazer com que tudo seja em prol de doar. É por isso que a terra de Israel é chamada "um pequeno país," ao passo que a terra de em prol de receber é um país muito grande. Contudo, a terra de Israel vai se espalhar pelo mundo inteiro, ou seja que toda a vontade de receber será corrigida com a direcção de doar.