5 de Dezembro, 1964
O caminho do Baal Shem Tov é que ele montou uma Cheder [classe para aprender Torá], ou seja dava lições para se tornarem rabinos e qualquer um que se formasse na Cheder receberia o título de Rabi.
Rabi significa "professor," ou seja aquele que ensina ao seu amigo a Torá é chamado de "rav." Antes do Baal Shem Tov, o costume era dar o título de Rabi somente a aqueles que aprendiam com seus discípulos a Torá revelada. O caminho do Baal Shem Tov foi de chamar pelo nome Rabi também aqueles que aprendem com seus estudantes a Torá oculta, uma vez que ele estabeleceu um seminário para ensinar a Torá oculta.
Antes do Baal Shem Tov, não haviam seminários dedicados a aprender a oculta e todos os seminários que haviam nesse tempo eram somente para aprender a Torá revelada. Qualquer um que desejasse aprender a oculta teria dificuldade em achar um professor para esse propósito. Por essa razão, muitas forças se perderam porque eles não acharam um lugar dedicado a isso.
Mas depois do Baal Shem Tov ter estabelecido um seminário especial para a Torá oculta, todos os sábios discípulos cujo coração desejasse aprender o Criador e cuja alma desejasse a Torá oculta sabiam para onde se virar. Com isto, os discípulos que aprendiam a Torá oculta se multiplicaram.
Devemos entender a diferença entre a Torá revelada e a Torá oculta. "Revelada" significa aquilo que está revelado a todos. Foi isto dito sobre a prática.
A prática de Mitsvot [mandamentos], bem como as palavras da Torá e as orações são também consideradas parte da prática, como disseram nossos sábios, "Torçer os lábios é uma acção," ou seja por ser revelado, também seu amigo consegue ver se ele ora ou aprende. Conhecer as ordens do trabalho das Mitsvot, ou seja suas medidas e tempos, isto é chamado "a Torá revelada," onde a Torá nos ensina como praticar as Mitsvot.
Oculta se disse ser somente o pensamento e a intenção da questão, uma vez que não conseguimos saber o que o seu amigo pensa durante a prática de um Mitsvá [mandamento], se é pelo bem do Criador ou o contrário, somente devido à falsa rectidão. A aprendizagem do pensamento e da intenção é chamada "oculta" e "secreta," como está escrito, "O segredo do Senhor é para aqueles que O temem." O que é "O segredo do Senhor é para aqueles que O temem"? É que o Criador dá o presente do temor aos céus à pessoa e isto é considerado que o segredo do Criador é para aqueles que O temem, ou seja que eles têm medo Dele e este é um presente do Criador. Ele dá este segredo somente a aqueles de quem Ele gosta, ou seja Ele lhe dá um pensamento que deve ser pelo bem do Criador. Isto se chama "a Torá oculta," que ensina como ser recompensada com a qualidade do pensamento.