É sabido que a alegria não é uma entidade mas um resultado de alguma coisa. Se alguém tem algum prazer, esse prazer produz excitação e isto é chamado "alegria." Respectivamente, entendemos que aquele que não tem prazer na vida é incapaz de ter alegria porque ele carece da causa e razão que produza este resultado chamado "alegria."
Vemos que as crianças pequenas estão sempre felizes. A razão é por causa da pequenez das suas mentes, elas conseguem desfrutar de qualquer coisa. Elas não avaliam ou calculam e acham deleite e prazer em toda a pequena coisa, o que lhes dá uma razão para serem felizes.
Mas quando uma pessoa cresce ela fica limitada na recepção de prazer segundo a medida da sua maturidade, dado que sua maturidade a impede de ficar excitado com qualquer coisa. Naturalmente, ela não consegue simplesmente desfrutar de qualquer coisa.
Esse é o significado de "Acrescentar conhecimento, acrescenta dor," pois aquele que é conhecedor é mimado e nem toda a comida que você lhe dá o consegue deleitar. Isso assim é de propósito, para que o homem veja que de todos os prazeres neste mundo, nada lhe dá prazer ou o consegue deleitar de um jeito que ele fique feliz com isso, dado que estes prazeres são adequados somente para aqueles com mentes pequenas.
Portanto, isto dá à pessoa a capacidade de sair das luxurias deste mundo e começar a derivar prazer somente de coisas que sejam mais importantes que a corporalidade, para que ela possa derivar deleite e prazer de cosias espirituais e desfrute somente disto e somente de tais prazeres que lhe tragam alegria.
Assim, quando ela olha para alguém cujo prazer é nada mais que gostar de comer e beber e respeito e etc, ela vê-o como um pequeno menino que gosta de brincar com brinquedos.
Sucede-se que aquele que vê que não tem alegria do jeito que as outras pessoas têm, isso é porque ele está num grau mais alto. Portanto, ele deve saber que o Criador lhe está a dar uma chance para começar a engajar em Torá e Mitsvot e isto lhe trará a verdadeira alegria chamada "a alegria do Mitsvá [mandamento].”