Chanucá, Dezembro de 1960
Disseram nossos sábios, "O que é Chanucá? Disseram nossos sábios, 'No vinte e cinco de Kislev, os dias de Chanucá,'" etc. (Shabat [Sabate] 21a). Ou seja, Chanú-Kô [aqui estacionaram], pois no vinte e cinco, eles estacionaram da guerra. Podemos entender o que significa estacionar especificamente no meio do trabalho. Nós paramos e descansamos de modo a ganhar força para que possamos continuar a caminhar e vencer a guerra até que termine.
Devemos entender o que é esse parqueamento. Disseram nossos sábios que nessa altura, os Gregos sentenciaram Israel a não se engajar na Torá. Isto é, o milagre foi somente sobre a redenção da espiritualidade, que são as necessidades da alma. Inversamente, em Purim, houve a redenção dos corpos.
Por essa razão, em Chanucá, nos foi dado o reconhecimento do milagre através de louvor e gratidão, enquanto que em Purim, está escrito, "um festim e alegria," uma vez que o milagre foi sobre os corpos. Assim, deve haver reconhecimento do milagre através do corpo, ou seja com festim e alegria.
Para entender tudo o citado no trabalho e na ética, devemos entender o que disseram nossos sábios, "Tu amarás o Senhor com todo teu coração - com ambas tuas inclinações, a boa inclinação e a má inclinação" (Berachot 54). Devemos servir ao Criador com a boa inclinação, ou seja nos engajarmos em Torá e Mitsvot [mandamentos] para doar contentamento ao Criador. Mas qual é o sentido da inclinação do mal? É sabido que a inclinação do mal é a vontade de receber em nós. Devemos entender como a vontade de receber consegue servir ao Criador.
Segundo o que está explicado na Sulam [Comentário da Escada sobre o Zohar], quando a pessoa se engaja na recepção de prazeres em prol de doar, não há mal na vontade de receber, como está escrito, "Eu criei a inclinação do mal; Eu criei a Torá como tempero," pois através da Torá, a inclinação do mal é adocicada.
O milagre de Chanucá foi somente com a inclinação do bem. É por isso que ela é meramente chamada de "parqueamento," dado que o trabalho não foi completado, ou seja que ainda há mais correcções sobre a inclinação do mal, o chamado "corpo." Isto foi somente no milagre de Purim.
Esse é o sentido de "observaram a receberam," até aqui pela força, dado que a inclinação do mal não concordou com o trabalho porque ela não estava ainda corrigida e agora que o milagre foi na redenção dos corpos, "com todo teu coração, com ambas tuas inclinações" se torna realidade. É por isso que ele é chamado de "voluntariamente."
Assim, em Chanucá, há o reconhecimento do milagre somente em louvor e gratidão, que são somente as necessidades da alma, enquanto em Purim, nós reconhecemos o milagre em festim e alegria, que toca através do corpo.
"Gregos se reuniram à minha volta, então nos dias dos Asmoneus e quebraram os muros das minhas torres e corromperam todos os óleos."
"Gregos" refere-se a uma filosofia, quando a pessoa quer entender tudo com a mente externa. "Então nos dias dos Asmoneus" significa que especificamente quando haviam Asmoneus, ou seja servos do Criador, vemos que os Gregos têm o controle.
Chomot [muros] tem as letras de Techum [zona/área] (como explicado nos escritos do ARI). Significa isto que a pessoa limita o seu pensamento de querer entender o trabalho com a mente externa, mas em vez disso com a fé e a fé é um muro contra os externos. "Minhas torres" significa "uma torre cheia de abundância." "Óleos" são clareza...