"O testemunho do Criador faz do insensato um sábio." Se a pessoa souber que ela não é sábia, a Torá faz-a sábia.
O sentido de "O ensinamento do Senhor é inteiro" é que por vezes a pessoa aprende Torá, mas é a intenção de que este é o ensinamento do Criador, ou seja que a Torá inteira são os Seus nomes?
Há a Torá do Criador, ou seja que a Torá inteira fala somente dos Seus nomes sagrados, dado que há o PARDESS [Peshat (literal), Remez (insinuada), Drush (interpretada), Sod (secreta)] na Torá, que tudo foi dado da boca do Criador através de Moisés. Contudo, as três qualidades que são Peshat, Remez e Drush, Suas vestes, são questões das pessoas, ou seja aquilo que a pessoa deve observar.
Sim, Sod é aquilo que o Criador deve revelar. Isto é chamado "Os segredos da Torá são revelados a ele," relativos somente aos nomes sagrados. Quando a pessoa quer ser recompensada com "A Torá do Criador é inteira," ou seja que ela inclui o PARDESS, quando ela sente que está num estado de "insensata," por esta razão, vem a resposta - o testemunho do Criador.
Por outras palavras, o testemunho, quando o Criador testemunha que ela tem "A Torá do Criador é inteira," é se ela foi recompensada com "faz do insensato um sábio." Ou seja, onde ela era anteriormente insensata, ela é então recompensada com sabedoria.
Disse Baal HaSulam do verdadeiro significado de "insensato." É como disseram nossos sábios, "Quem é insensato, deixem-o vir até aqui - isto é Moisés," sendo relativo à fé. Ou seja, aquele que percorre o caminho da fé é chamado "insensato," pois é considerado que ele percorre o caminho de Lishma [pelo Seu bem] e depois os segredos da Torá são revelados para ele.