Sobre a oração, ela deve ser na conduta de "A pessoa sempre deve estabelecer o louvor ao Criador e depois orar."
Deveríamos questionar, Se a pessoa estabelece o louvor ao Criador, que Ele é bom e benevolente para os maus e para os bons e Sua misericórdia estão sobre todas Suas obras, então é certo que o Criador também lhe deu abundância e satisfez todas suas carências, então por que mais deve ele orar? Também, na medida que ele estiver feliz com sua parte, a essa medida consegue ele louvá-Lo, então que mais deve ele acrescentar?
Em “Mestre de Todos os Mundos" dizemos na noite de Shabat [Sabate] após "Paz Esteja Convosco," está escrito, "Eu Te agradeço... por toda a misericórdia que Tu fizeste comigo e que estás destinado a fazer comigo."
Significa isto que em tudo, deve haver um despertar do alto, Logo, pelo passado temos de dizer, "Eu te agradeço," ou seja gratidão e na medida que ele sente mais completude em si mesmo, mais verdadeira é a gratidão. Assim, quando ele está feliz com sua parte, a gratidão que ele dá ao Criador é mais verdadeira. Contudo, para o futuro, ele deve oferecer oração e despertar.
Este é o significado de "A pessoa sempre deve estabelecer o louvor do Criador e depois orar "pelo futuro. Baal HaSulam disse que quando a pessoa se sente carente, ela é considerada "amaldiçoada" e "O amaldiçoado não adere ao Abençoado." Assim, quando ela estabelece o louvor pelo Criador e está feliz com sua parte, nessa altura ela é chamada "abençoada" e depois ela pode aderir ao Abençoado. É por isso que todas as orações são pelo futuro.
Sobre estar feliz com sua parte, a pessoa pode estar feliz se ela foi recompensada com entrar na sinagoga embora ela não tenha desejo de orar ou aprender, mas nessa altura, a pessoa deve dizer que simplesmente ir à sinagoga é um grande previlégio que não é concedido a qualquer um. Isto é considerado "Caminha mas não faz, a recompensa por caminhar está na sua mão."
Mas se a pessoa consegue considerar que ela foi à sinagoga, que é o lugar onde todo e cada um se pode unir com o Rei de todos os Reis e pensar em quem ela ora, isto em si é suficiente para a pessoa estar feliz. Isto cai na categoria de "A pessoa sempre deve estabelecer o louvor pelo Criador e depois orar."
Porém, sobre estar feliz com sua parte, devemos saber que essa é uma questão de ficar contente com pouco. Ficar contente com pouco se refere principalmente à espiritualidade e é relativo à "pequena" recompensa. Ou seja, é então que podemos fazer maioria do trabalho embora ela veja muito pouco lucro e se contente com esse pequeno lucro.
Contentar-se com pouco não significa que alguém que precisa de comer 200 gramas de pão por dia coma 200 gramas. Embora isto seja pouco, é isto que ele consome e não precisa de mais. Em vez disso, se contentar com pouco significa que a pessoa precisa de 1000 gramas por dia mas não tem mais que 200 gramas e alegremente se contenta com isto. Isto é chamado "feliz com sua parte."
Assim, aqueles que devem entender mais e terem mais sensação da espiritualidade, ainda assim, embora não tenham sido recompensados com a sensação ou entendimento, eles se contentam com isto e ficam felizes com sua parte. Sucede-se que apesar de estarem contentes com sua parte, seus Kelim permanecem sem preenchimento da plenitude, pois segundo seu espírito, eles não têm satisfação. Portanto, ao serem felizes com sua parte, eles estão num estado de "abençoados." E depois, "O abençoado adere ao Abençoado" e depois podem eles ser recompensados com o Criador iluminar seus olhos e corações na lei [Torá] do Criador e terem uma sensação e entendimento.