Sobre o versículo, "Os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela desde o princípio do ano," por vezes favoravelmente e por vezes desfavoravelmente. Como assim? Quando Israel eram ímpios completos no princípio do ano, lhes foram permitidas poucas chuvas, mas no final eles se arrependeram. É impossível acrescentar, dado que a sentença já foi dada, mas o Criador os trás abaixo a tempo sobre o solo que precisa deles. Tudo é segundo o solo.
Por vezes desfavoravelmente, como assim? Israel eram justos completos no princípio do ano e lhes foram concedidas muitas chuvas, mas no final eles se dispersaram. É impossível diminuir, dado que a sentença já foi dada, mas o Criador os trás abaixo não no seu tempo num solo que não precisa deles (Rosh Hashaná 17b). E RASHI interpretou: "Não no seu tempo" significando antes de semear. Onde eles não são necessários significa nas florestas e nos desertos.
Para entender o supracitado na ética, devemos interpretar que Rosh Hashaná [princípio do ano] começa com o princípio da criação do homem. Isso é como disseram nossos sábios que uma gota é declarado se será um sábio ou um tolo, etc. (Nidá 16b). "Chuvas" significam as forças corporais da pessoa, se ele terá um grande ou pequeno cérebro, um pequeno ou grande coração, um pequeno ou grande desejo e assim por diante.
Se a pessoa percorre o bom caminho, quando ela cresce, é impossível acrescentar, ou seja fazer para ela um cérebro e desejo maior, dado que eles já lhos concederam quando ela foi feita. Porém, quando ela usa todo seu cérebro e energia somente num lugar de Kedushá [santidade] e necessidade. Isso é suficiente para ela para alcançar um grau onde ela possa ser recompensada com a revelação da luz do Criador, verdadeiramente se apegar a Ele e receber sua parte adequada no mundo vindouro.
Mas se foi concedido à pessoa quando ela foi inicialmente criada um grande cérebro e uma forte vontade, se ela não percorre o bom e recto caminho, ela os usa não como necessário, que é como se o Criador os trouxesse abaixo não no seu tempo sobre um solo que não precisa deles.
Portanto, todas as boas forças que lhe foram dadas quando ela foi feita não a ajudaram. Ela poderia ter sido proficiente no Mishná e na Guemará, mas ela não será recompensada com a desejada plenitude chamada Dvekut [adesão] com Ele.
Sucede-se que a pessoa não se deve queixar se ela não é tão dotada como o resto dos seus amigos, pois este não é o factor decisivo, aquilo que importa é ser justo. Somente então usa a pessoa todas suas forças na direcção da verdadeira meta e não desperdiça a sua força. Em vez disso, os poderes do seu trabalho se conectam e entram na Kedushá.