Se houver uma virgem donzela noiva de um homem e um homem a achar na cidade e se deitar com ela."
Podemos interpretar que a sagrada Shechina [Divindade] é chamada "donzela." Há três estados: solteira, noiva e casada.
No estado do "inanimado de Kedusha [santidade]," ela é chamada de "solteira," uma vez que tudo aquilo que ela faz é somente em prol de receber recompensa - seja neste mundo ou no mundo vindouro. Porém, ele sabe que a sagrada Shechina está escravizada a ele, ou seja à auto-recepção. Assim, ela é chamada "solteira," uma vez que ela não ninguém de quem necessite.
Nessa altura, ele quer que ela necessite dele. Portanto, então, num estado de "inanimado," nós podemos continuar o seu trabalho sem macular coisa alguma.
Mas quando começa o trabalho do "vegetativo," quando ele já sabe que a pessoa se deve engajar na Torá e Mitsvot [mandamentos] em prol de doar, a sagrada Shechina é considerada "noiva de um homem," ou seja do Criador e a pessoa deve trabalhar para fazer a unificação do Criador e da Shechina.
Portanto, aquele que se deita com ela, ou seja que quer tomar prazer nela, que começa a trabalhar na recepção enquanto sabendo que a recepção é já proibida, uma vez que para ele, ela já é considerada "noiva do Criador," então "os vais apedrejar a ambos."
A sagrada Shechina em si é considerada "não há pensamento ou percepção Dele de todo." Em vez disso, tudo é em relação ao indivíduo que alcança. Por essa razão, o homem é condenado ao apedrejamento, ou seja que pensamentos estranhos quebram seu cérebro e ele morre. Isto é, ele perde toda a vitalidade de Kedusha e a Shechina, também, cai dentro dele para um estado de "poeira." Por outras palavras, ele vê que não há vida nela, ou seja ninguém para quem trabalhar.
Este é o significado do versículo, "a donzela, porque ela não clamou na cidade" (este é o sentido de "Ímpio! Não me toques!"). "Na cidade" significa que ele teve um grande despertar e trabalhou com uma chama enorme. Nessa altura, "a donzela não clamou," ou seja que nenhum pecado foi sentido neste trabalho. Em vez disso, ele quis continuar este trabalho em auto-recepção para sempre. Foi por isso que ele a maculou.
Assim, agora ele vê que não há vitalidade nela e que não é vantajoso trabalhar para ela. Nossos sábios disseram, "Veio a serpente sobre Eva e jogou imundíce dentro dela." Baal HaSulam explicou que Zuhama [imundíce] vem de Zu-Ma [o que é isto?], ou seja que ela disse, "O que é este trabalho para ti?" Isto é chamado "e ambos morreram."
"E se o homem a achar no campo..." Trabalhar no campo significa que durante o trabalho ele se deitou com ela. Ou seja, ele se engajou na Torá e Mitsvot em prol de receber e sabia que era proibido uma vez que ela estava noiva de um homem. Nessse caso, "E à donzela nada farás.. dado que ele a achou no campo, a donzela clamou... e não havia ninguém para a salvar." Ou seja, ele sente que ela clama, "Ímpio! Não me toques!" ou seja que é proibido trabalhar numa conduta de recepção.
"E não havia ninguém para a salvar," ou seja que a pessoa não consegue superar a sua conduta de recepção, que é chamada "um campo." Isto é, durante o trabalho, quando ela quer superar a recepção, a sagrada Shechina permanece viva, ou seja que ela vê a grandeza e a importância.
Qualquer um que se apegue a este trabalho de doar, ela tem vida mas ele morre porque recebeu para si mesmo a vitalidade que ele derivou dela, então ele morre e declara que não pode continuar o trabalho.
Somente aquele que nasceu com uma mente sagaz e virtudes e qualidades rectas, mas aquele que nasce com qualidades desprezíveis não consegue continuar este trabalho. Isto é considerado que ele morreu, que ele não mais tem combustível para continuar o seu trabalho e para ter vida.
Mas o Criador, com Suas grandes misericórdias, reanima os mortos com grande misericórdia e a pessoa é ressuscitada até que ela passe por várias reencarnações, seja em um corpo ou em vários corpos, como em "Nenhum exilado será Dele banido" e ela é recompensada com a adesão ao nível para a eternidade.