Qual é a razão de no 15 de Shevat, que é Rosh Hashaná [princípio do ano] para as árvores, nós comermos frutos? Baal HaSulam disse que a inteira diferença entre Kedusha [santidade] e Klipa [casca/concha] está nos frutos, como está escrito no Zohar, "Outro Deus é infértil e não dá fruto." Por essa razão, nós comemos frutos e insinuamos que nossa alegria está nos frutos.
O versículo diz, "E disse Deus, 'Que a terra dê grama, plantas de semente, árvores portadora de fruto segundo sua espécie.”
Interpretou RASHI "árvore de fruto, que o sabor da árvore será como aquele do fruto. Mas ela [a terra] assim não fez. Em vez disso, 'E a terra produziu… árvore portadora de fruto’ e não uma 'árvore de fruto.' Por essa razão, quando Adão foi amaldiçoado pela sua iniquidade, ela, também foi mencionada pela dela, tal como está escrito, 'Amaldiçoada é a terra por causa de ti'" e interpretou RASHI, "Para ti ela produzirá coisas amaldiçoadas, tais como moscas e pulgas e formigas e espinhos e cardos crescerão para ti, pelo suor da tua face comerás o teu pão."
Rabi Yehoshua Ben Levi disse, "Quando o Criador disse para Adão, 'Espinhos e cardos crescerão para ti,' seus olhos lacrimejaram. Disse ele para Ele: 'Mestre do mundo, comerei eu e meu burro da mesma manjedoura?' Quando Ele lhe disse 'Pelo suor da tua face comerás o teu pão,' sua mente foi apaziguada” (Pesachim 118a).
Devemos questionar, 1) Como podemos dizer que a terra mudou o mandamento do Criador ao ponto de ela ter sido punida por isso? Terá ela livre arbítrio? 2) Se a terra deve ser castigada pela sua iniquidade, por que não foi ela punida imediatamente e Ele esperou que o homem pecasse para que ele fosse punido junto com a terra?
Na ética, se diz que "o homem é a árvore do campo." O homem foi criado do solo para lhe mostrar as condutas do seu trabalho, como o homem se comporta no mundo. Disse o Criador que haveria uma árvore de fruto, ou seja que o sabor da árvore e aquele do fruto seriam o mesmo. A árvore é a causa do fruto, ou seja que uma macieira não produzirá amêndoas mas maçãs, pois a árvore é a causa da acção.
Significa isto que se a pessoa fizer alguma coisa, deve haver um pensamento que a faz agir. Quando a pessoa realiza um Mitsvá [mandamento], enquanto realizando o Mitsvá, não se pode dizer se é Lishmá [pelo Seu bem] ou o contrário, uma vez que não há diferença na acção, mas somente no pensamento. Mas o Criador quer que se a pessoa fizer um Mitsvá, que é o fruto, o sabor da árvore e aquele do seu fruto sejam o mesmo, ou seja que a direcção seja também Lishmá.
Tal como quando realizando um Mitsvá ele é aparente para todos que ele está a realizar uma acção pelo bem do Criador, também a árvore, ou seja a intenção, deve ser Lishmá. Se isso assim não for, é considerado que a árvore é Lo Lishmá [não pelo Seu bem] e o fruto é Lishma e é isso que o Criador quer. Porém, a terra não fez isso, mostrando que o homem não fará isso, mas se vai engajar em Lo Lishma.
Assim, quando Adão pecou e foi amaldiçoado, ela, também, teve de sofrer a maldição, uma vez que ela deve mostrar ao homem o exemplo para que ele veja que forma ele tem no trabalho.
Por outras palavras, se o seu trabalho for desadequado, a terra é também desadequada. Por esta razão, a terra não foi punida imediatamente mas após o pecado de Adão. Esta questão seguiu a ordem que primeiro ele tinha de pecar segundo o exemplo de Adão que o sabor da árvore e aquele do seu fruto não são o mesmo e depois ele seria castigado e a forma do castigo que ele sofreu foi impressa na terra.
É explicado que a terra não mudou, ou seja que ela não tem livre arbítrio mas em vez disso surge do jeito que o homem se comportar.
Segundo aquilo que está escrito sobre "Um, Único e Unificado," como é que o homem e terra podem ser amaldiçoados pelo Criador? A questão é que uma vez que o sabor da árvore e aquele do seu fruto não são o mesmo, ou seja que a direcção é Lo Lishma, a pessoa pode permanecer nesse estado. Por essa razão, houve uma correcção de fazer crescer espinhos e cardos, ou seja de não produzir frutos, nomeadamente que ele não vai achar sabor nos Mitsvot [mandamentos] que ele realizar.
Esse é o sentido de "O solo é amaldiçoado por causa de ti." Por outras palavras, a terra, esta base onde ele se apoia, será moscas para ele, como está escrito, "Moscas mortas fazem o óleo de um perfumista tresandar," nomeadamente pensamentos estranhos. E formigas, que são más vontades que comem a carne da pessoa como formigas, com isto será ele forçado a reparar e corrigir a intenção de Lo Lishma, pois inversamente ele vai sofrer.
Este é o significado das palavras "Comerei eu e meu burro da mesma manjedoura?" ou seja que seu burro e sua espiritualidade serão da mesma forma - aquela da recepção para si mesmo. Quando lhe foi dito "Pelo suor da tua face," ou seja através do trabalho, "comerás o teu pão," que é fé, sua mente foi apaziguada.