"Vos sentareis em Sucot [cabanas] durante sete dias; todo o cidadão de Israel se sentará em Sucot para que as vossas gerações possam saber que Eu coloquei os filhos de Israel em Sucot quando os tirei da terra do Egipto; Eu sou o Senhor vosso Deus" (Levítico 23:42-43). Rabi Eliezer diz, "Verdadeiras Sucot" e Rabi Akiva, "Nuvens de glória."
Como pode haver tamanha diferença entre eles? Um interpreta uma Sucá [singular de Sucot] corporal e outro interpreta uma Sucá espiritual, que são "nuvens de glória." Contudo, elas são Panim [face] e Achoraim [dorso]. Da parte do despertar de baixo, a fabricação da Sucá é uma verdadeira Sucá. Da parte do despertar do alto, são as "sete nuvens de glória."
"Sentar" significa "habitar," como em "As coisas ocultas pertencem ao Senhor nosso Deus." Os sábios da ética interpretam que a questão de "Sai da tua residência permanente e senta-te numa residência temporária" é para que eles saibam e reparem que este mundo é como um motel e alojamento temporário.
Está escrito nos Salmos: "Tu os escondes na ocultação da face das conspirações do homem; Tu os ocultas numa Sucá [cabana] dos conflitos das línguas." Interpretou RASHI "as conspirações do homem" como "A conexão dos ímpios, que conspiram para os prejudicarem."
Devemos entender o que é "ocultação da face," dado que a regra é que a face está revelada e como está a face relacionada ao Criador? Também, qual é o sentido de "Tu os ocultas numa Sucá do conflito das línguas"? Qual é a diferença entre Sucá e ocultação da face? Achamos as palavras, "Sentar na ocultação superior" e o sentido de "ocultação superior", o que é "ocultação inferior"? Também achamos, "Sua ocultação é rectidão."
Nós devemos questionar, Se é ocultação, como sabemos que é rectidão e não um circulo (talvez seja este o sentido de Yosher e Igulim [rectidão e círculos, respectivamente], onde na qualidade de Igulim não há ocultação, mas a luz brilha igualmente para o pequeno e para o grande e são estes os Reshimot [lembranças] do mundo da Tzimtzum [restrição])?
"Rectidão" significa segundo a linha que foi feita na Tzimtzum. Respectivamente, aquilo que vemos, que há ocultação, é recta, como em "pensamento recto." (A questão de Panim significa a revelação da Panim e ocultação da Panim.) A Sucá é feita de quatro paredes e um telhado de palha, mas o lugar da Sucá está pronto, pois a pessoa pode construir a sua Sucá no chão, que é a substância e sobre esta substância nós fazemos a forma, a forma de uma Sucá.
Nós devemos entender o significado das paredes e do telhado, que são restos de celeiro e vinharia.
É sabido que há quatro lados e acima e abaixo. Estes são chamados CHGT e Malchut e Nétzach acima e Hod abaixo.
Na leitura da Shemá, dizemos "Em nome do Senhor, Deus de Israel, Mi-KeEl [Miguel] à minha direita e Gavri-El [Gabriel] à minha esquerda e Uri-El [Uriel] ante mim e Raf-El [Rafael] atrás e sobre minha cabeça, a Shechiná de Deus." Por que nada se diz sobre abaixo, que corresponde a Hod= Abaixo é discernido como o solo, que é o homem. Se ele faz uma Sucá Kosher [adequada], ele é considerado Hod, chamado "a beleza da Sucá." Mas se não, a Hod [beleza] torna-se Davé [dor de cabeça, as mesmas letras de Hod].
Por outras palavras, nada deve estar implícito sobre o lugar da terra. Em vez disso, aquilo que uma pessoa propaga e direcciona em todas as cinco Behinot [discernimentos/qualidades], deste modo vai aparecer na terra, que é a qualidade do homem, que deriva da raiz de Malchut, chamada "aquela que nada tem que lhe pertença." Por outras palavras, ela nada tem de seu senão aquilo que lhe é dado. Portanto, isso depende da forma da Sucá.